A gestão de negócios mudou, não é mesmo? Nada mais de cadernetas, calculadoras e notas grampeadas em cadernos. Quem já está no mundo corporativo há algumas décadas sabe das dificuldades em se tomar decisões por falta de informações internas e histórico de dados. Por outro lado, hoje, mesmo aqueles que instalaram seu negócio já totalmente imerso nas tecnologias digitais precisam saber selecionar e administrar os dados, que são abundantes: isso é cultura data driven para os novos modelos de negócios.
A cultura de dados dentro de uma empresa recebe esse título porque não está associada a apenas uma ou outra função, mas é o guia para grande parte das tomadas de decisão, desde questões financeiras, como fluxo de caixa, até aquelas relacionadas à gestão de marketing, operacional, novas contratações etc.
Dessa forma, adotar a cultura data driven significa compreender a realidade do negócio com base em números e histórico, identificando problemas ou ações que deram certo no passado, para, assim, ser possível aplicar melhorias palpáveis e que vão gerar impactos positivos, além de materializar as metas com mais facilidade.
Quando se trata de estratégias de marketing digital, a gestão dirigida por dados possibilita avaliar o desempenho de uma campanha já finalizada, mensurar o andamento do que está em progresso e prever os resultados de uma nova ação a ser aplicada. Por isso, saber reunir e avaliar os registros e as estatísticas de acordo com cada objetivo é essencial para a administração e o planejamento de marketing.
O que é cultura data driven no contexto do marketing?
A ideia principal parte do significado de cultura data driven – na tradução, “orientado por dados” –, que consiste em armazenar, selecionar e avaliar informações sobre determinado setor da empresa para, a partir de estatísticas e análises qualitativas, tomar decisões com uma previsibilidade segura para as ações que serão implementadas.
Não necessariamente o data driven irá promover grandes inovações o tempo todo, talvez os dados lhe mostrem que determinada campanha está gerando bons resultados e poderia durar mais tempo ou que a ação aplicada em determinada data comemorativa do ano anterior (em épocas de campanhas promocionais, com alto índice de vendas, como Best Friday e Natal) pode ser replicado para o ano vigente.
Assim, entender o que é data driven é o primeiro passo para saber como administrar os dados gerados em plataformas de comunicação, como as redes sociais, os sites da loja ou as páginas de anúncios profissionais. Com essas informações sob controle, mapeadas e bem direcionadas, a equipe de marketing consegue criar planejamentos mais assertivos e inclusive aplicar mudanças para ações que já estão em curso, caso elas não estejam entregando o que havia sido projetado, afinal, os dados permitem avaliar o status de uma campanha enquanto ela ainda está em andamento.
Benefícios de aplicar a cultura data driven em lojas de carros
O mercado automotivo é um setor volátil, em que oferta, demanda e comportamento do consumidor mudam com muita rapidez, o que torna difícil acompanhar todos os movimentos e manter a presença da loja sempre atualizada no contexto mercadológico. Outro desafio é manter-se à frente da concorrência, entendendo exatamente quem e quantos são esses concorrentes. Além disso, há a necessidade de compreender os processos internos da empresa sem depender da suposição ou de achismos. Para superar tudo isso, a cultura data driven é o que há de mais estratégico e tecnológico em termos de gestão.
Nesse contexto, os principais benefícios que a orientação por dados promove para uma loja de carros são:
- tomadas de decisão situadas (diga adeus às suposições);
- organização de processos a partir de números internos;
- transparência com toda a equipe pelo fornecimento de informações a partir de relatórios periódicos;
- automatização de determinadas operações;
- identificação e resolução de problemas;
- mensuração dos sucessos;
- facilitação na relação com o cliente;
- gestão de tempo, equipe e eliminação de desperdícios.
A gestão de uma campanha depende de todo o seu fluxo operacional e de que todos os colaboradores tenham acesso e ciência do contexto do negócio, algo que a cultura data driven faz de maneira contínua. Por exemplo, para impulsionar uma nova campanha visando a venda de um modelo de carro que antes não estava no catálogo, primeiro é preciso mapear os motivos e a relevância dessa decisão.
Esse modelo já foi vendido antes? Qual a repercussão? Ele está em alta no mercado? Qual perfil de público consumidor busca por esse tipo de veículo? Qual a previsão de saída, em que volume e em quanto tempo? Todas essas perguntas são respondidas pela análise de dados.
Depois, os profissionais que vão materializar essa ação definida no planejamento precisam ter acesso a todos esses dados, para que seja possível comunicar, por meio do copywriting e do design, o tom de voz e a identidade visual compatíveis com os objetivos.
Outro exemplo é a decisão de repetir uma ação que já foi aplicada anteriormente. Supomos que se vá fazer uma promoção de aniversário da loja. A do ano anterior entregou os resultados esperados? É possível melhorar? O período de vigência foi satisfatório? O timing foi assertivo?
Com o data driven, é possível avaliar os resultados por período, com base no histórico da empresa, o que entrega muito mais confiança e personalidade para o planejamento de marketing.
Como aplicar a cultura data driven na sua empresa
O analista de dados é o profissional indispensável para uma equipe de marketing digital atualmente. Ele sabe como analisar e manipular as ferramentas digitais que permitem a extração de dados, criando relatórios e insights para toda a equipe de maneira transparente e periódica, assim, fundamenta-se a cultura data driven.
Há ferramentas especializadas que centralizam os dados dos resultados de marketing das diferentes plataformas, mas também é possível fazer análises a partir de ferramentas gratuitas que as próprias plataformas oferecem, o que gera bons resultados, mas exige um trabalho mais manual para reunir e mensurar todas as informações.
As redes sociais por si próprias mostram os resultados por período, tanto de mídia paga quanto orgânica, com dados detalhados da performance de cada comunicação, avaliando engajamento, tempo de veiculação, tráfego e geração de leads (isto é, potenciais clientes). As plataformas de anúncios, como o Google, também oferecem relatórios em tempo real sobre o desempenho das estratégias nelas veiculadas.
Além disso, há também plataformas de anúncios profissionais voltadas exclusivamente para o setor automotivo (por exemplo, a OLX Autos), que calculam resultados e previsões de maneira facilitada para as futuras tomadas de decisão.
Dominar e saber garimpar esses dados é fundamental para que uma loja de carros se mantenha sempre atualizada e investindo em ações que realmente surtam efeitos positivos para os diferentes objetivos almejados.
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