Avarias, quebras e riscos em smartphones estão cada vez mais comuns. Isso acontece porque estamos habituados a fazer tudo com os celulares na mão e nem sempre eles estão protegidos com capinhas e películas adequadas.
Assim que o incidente acontece, é normal se perguntar se vale a pena a reparação do aparelho ou adquirir um novo. E essa resposta está longe de ser simples! Por isso, o Dicas OLX separou algumas dicas que podem te ajudar na decisão de consertar ou substituir um celular danificado. Vamos lá?
O que levar em consideração para decidir?
A primeira coisa a se fazer é avaliar os danos e como eles impactam na experiência de uso do aparelho, as avarias mais comum são:
Avaliação de danos ao aparelho
Baterias
Por serem componentes que possuem vida útil estipulada, baterias podem apresentar problemas independente de utilização ou acidentes. A maioria delas são projetadas para funcionar bem ao longo de 350 a 400 ciclos de carga integral de 100%.
Telas e traseiras de vidro
Como são bastante frágeis, qualquer pancada ou queda um pouco mais forte é suficiente para danificar a tela e/ou o sistema do seu celular.
Os displays normalmente são compostos por duas partes: o LCD (onde vemos a imagem) e o touch (parte de vidro), na qual interagimos com o aparelho. Dependendo da queda, apenas uma delas pode ser danificada, ou até mesmo ambas.
Para cada caso são recomendadas diferentes ações, como troca da tela completa ou somente a troca do vidro. Caso seja necessário trocar o LCD (a tela inteira), nossa sugestão é comprar um novo.
Custo da reparação
Não há um padrão para dizer se o conserto de um dano vale a pena ou não. Tudo dependerá da complexidade do dano em questão e do modelo do aparelho.
Peças e reparos em smartphones iOS costumam ser mais caros do que em Android, por exemplo, mas de maneira geral, vale a pena consertar um smartphone quando a reparação não ultrapassa de 30% do valor original.
Atualização tecnológica e funcionalidades
Considere também as mudanças e avanços tecnológicos que ocorrem a cada lançamento, já que algumas funcionalidades e recursos podem ser perdidos em um celular reparado quando comparado a um novo. Avalie bem a importância dessas atualizações para o seu uso pessoal.
Sustentabilidade e impacto ambiental
Independente de nossas preferências pessoais, é importante considerar também a questão da sustentabilidade na hora de escolher entre reparar ou substituir um celular.
Mas mesmo que você opte por comprar um novo modelo, escolher por um aparelho usado (alô OLX!) contribui muito para um consumo mais consciente e uma economia circular.
Atenção também ao descarte inadequado de eletrônicos e os danos ambientais que podem causar.
Garantias e confiabilidade
Ao decidir por reparar um celular, procure uma assistência técnica especializada e com boas referências. Além disso, antes do reparo é importante conversar sobre as garantias oferecidas para não cair em furadas.
Dicas extras para celulares quebrados
Por fim, mas não menos importante, recomendamos sempre considerar alguns outros aspectos na hora de decidir se vale a pena ou não consertar seu celular. Veja abaixo:
1. Urgência
Se você tem pressa em ter um aparelho funcionando 100%, pode não ser uma opção esperar pelo conserto do seu celular atual e comprar um novo é a melhor opção.
2. Tempo de uso
Vale a pena avaliar se o seu aparelho atual tem boa expectativa de vida útil. Muitas vezes não vale a pena arrumar um modelo para ficar com ele por pouco tempo.
Para peças novas ou um celular novo, chama na OLX!
Na OLX, você encontra os melhores celulares disponíveis no mercado e com o melhor custo-benefício. Além disso, se o que falta é uma peça, aqui é o lugar certo para procurar.
Leia também:
- Como vender celular usado?
- Comprar celular usado na OLX: 5 dicas para evitar ciladas
- 7 melhores celulares para comprar em 2023
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.