Ter uma sala de cinema em casa é um sonho de muitas pessoas, e que se intensificou com a pandemia, já que passamos a ficar muito mais tempo em casa sem a possibilidade de sair.
Parte importante deste sonho é ter um lugar aconchegante para assistir aos filmes e séries preferidos, com uma tela de boa qualidade, mas principalmente grande! E, por isso mesmo, a procura por projetores nunca foi tão grande.
Escolher um projetor, no entanto, pode não ser das tarefas mais simples… Mas para te ajudar, reunimos aqui as principais dúvidas e pontos a considerar no momento da compra! Vamos conferir?
Projetor ou TV? Veja abaixo qual escolher
Enquanto os televisores têm maior qualidade de imagem, projetores podem exibir conteúdos bem grandes e são portáteis. Ou seja, são equipamentos com o mesmo objetivo (assistir filmes, séries, jogar), mas com propostas diferentes. Veja abaixo as principais diferenças entre eles:
- Tamanho: projetores possuem telas muito maiores que as TVs. Para se ter uma ideia, um projetor pode ultrapassar a capacidade de 300 polegadas, enquanto que as TVs não passam das 85 polegadas normalmente.
- Imagem: projetores possuem uma qualidade de imagem inferior. Isso por causa dos recursos HDR (high dynamic range) ou WCG (wide color gamut), tecnologias disponíveis em TVs que garantem maior profundidade, realismo e detalhamento de cores nas imagens.
- Custo: normalmente os projetores são mais baratos que as Smart TVs. Apenas alguns aparelhos com imagens em altíssima definição (a partir da resolução 4K) e recursos avançados ainda custam mais caro.
Confira também: como transformar a TV em Smart
Vantagens de ter um projetor em casa
Os projetores são a opção ideal para quem quer consumir conteúdos em telas bem grandes e por um preço mais acessível. Os projetores inteligentes, por exemplo, já oferecem um sistema operacional autônomo, que inclui os principais aplicativos de streaming do mercado.
Além disso, outra vantagem dos projetores é o fato de serem portáteis, tornando possível transportá-los de um cômodo para outro de acordo com a necessidade. Alguns são apenas um pouco maiores que um controle remoto e funcionam a base de bateria, dispensando até o uso de energia elétrica.
Pontos a considerar antes de escolher um projetor
1. Ambiente onde o projetor será colocado
Para que o uso do projetor seja satisfatório no ambiente, é preciso considerar:
Distância
O local onde o projetor será colocado é muito importante, pois eles precisam de uma determinada distância para evitar cortes na imagem quando projetada.
Além disso, é preciso considerar o aspecto da tela (1:1, 4:3, 16:9) escolhido (relação entre largura e altura), pois isso também influenciará na distância ideal do aparelho. Normalmente, recomenda-se colocar o projetor a uma distância de 61 a 122 cm da parede branca ou quadro.
Luminosidade
Para uma experiência perfeita e com o máximo proveito, é preferível usar o projetor em um ambiente com pouca iluminação. Isso porque a maioria dos modelos possuem baixos níveis de potência de luminosidade, o que prejudica a qualidade do contraste e detalhes de imagem nas projeções.
2. Sistema de som
Exceto os projetores inteligentes, que normalmente possuem alto-falantes com boa qualidade, alguns aparelhos não oferecem sistema de som integrado. E quando oferecem saída própria de áudio, podem decepcionar quanto à qualidade.
Nestes casos, recomenda-se conectar uma caixa de som via P2 ou HDMI ou dependendo do modelo via bluetooth.
3. Sistema operacional
Segue a mesma lógica que o sistema de som, embora já tenha no mercado opções de projetores com sistema operacional próprio, (projetores inteligentes) ainda há alguns que não. Nestes casos, é preciso plugar e fazer a interação com outros dispositivos, como um conversor (TV Box) para assistir aos conteúdos.
Melhores projetores para filmes e séries
Se a compra do projetor será especificamente para assistir a filmes e séries, vale a pena investir nos aparelhos com melhor qualidade de imagem (resolução 4k). Mas esteja preparado(a) para gastar um pouco mais do que gastaria com uma Smart TV, por exemplo.
Atente-se também às tecnologias presentes no aparelho! Um projetor com tecnologia LCD, por exemplo, é uma ótima opção. Esse recurso permite ao projetor oferecer uma projeção parecida com as imagens de TV, usando um sistema que controla separadamente as cores primárias (verde, vermelho e azul). Assim, os projetores LCD são capazes de reproduzir com uma boa variedade de cores. Além de luz, contraste e brilho mais eficientes.
Por último, avalie a necessidade de comprar ou não um painel para retroprojetor. Pode valer a pena dependendo do seu uso e ambiente.
Na OLX, você encontra diversas opções de projetores usados e semi-novos para turbinar o cinema da sua casa e garantir mais diversão com a criançada! Não deixe de pesquisar e escolher o ideal para você e sua família.
#MelhoresOfertasOLX
Só não esqueça de negociar com o vendedor e pagar com a OLX Pay para ter o máximo de segurança na sua negociação.
Leia também:
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.