Desde novembro de 2017, a Anvisa trabalha com o bloqueio de todos os aparelhos piratas no país. Este bloqueio é realizado quando o smartphone não possui IMEI regularizado. As formas de se adquirir um smartphone com essa possibilidade são através da compra de modelos importados via sites de procedência duvidosa, ofertas irregulares e via comércio ilegal em solo nacional.
Mesmo com o bloqueio, a venda de celulares piratas continua forte. Segundo a consultoria IDC, 3,8 milhões de celulares ilegais foram vendidos em 2020 no Brasil. Por isso, para saber se o smartphone que você está comprando é original e regularizado para funcionar no Brasil, vamos compartilhar alguns passos simples para te ajudar.
Na hora de comprar, fique atento ao preço!
Sempre podem existir boas promoções, principalmente na internet. Mas se uma oferta foge muito do padrão sem uma razão (como ser usado, por exemplo), pode haver algo errado.
Além disso, é preciso também estar atento ao site e ao vendedor. Se está desconfiado da oferta, confira as nossas dicas:
- Busca pela loja ou vendedor no Reclame Aqui e veja as reclamações feitas por outros clientes, assim como a resposta oferecida.
- Pesquise pelo CNPJ do lojista para conferir dados como endereço da sede e tempo de mercado.
- Veja sempre as avaliações de usuários.
Confira sempre a ficha técnica do produto. Procure até mesmo comparar com outros sites confiáveis para se não há divergência. Um modelo apresentado com ficha técnica diferente, por exemplo, pode ser falso.
Leia também: O que é e como funciona a OLX Play?
Consulte se o IMEI é cadastrado
Todo celular, seja original ou não, possui o código de identificação chamado IMEI. É possível consultar esse número na caixa do produto ou, se estiver com ele ligado e em mãos, digitando *#06#.
Com o IMEI, você pode consultar a base de dados no Celular Legal. Este é um serviço oferecido pela Anatel para verificar a legitimidade dos aparelhos.
Neste site, é preciso clicar em “Verificar situação”, inserir o número do IMEI do aparelho em questão e assinalar a caixa “Não sou um robô”. O correto é que apareça a seguinte mensagem:
“Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”. Com essa informação, confirmamos que o smartphone é legal e apto para uso.
A partir das dicas aprendidas, esperamos que suas compras sejam muito mais seguras. E por último, indicamos que use sempre a OLX para comprar, pois aqui você conta com nossa garantia de confiança.
Veja também:
- Como melhorar o desempenho do PC e notebook?
- Como proteger o celular? Evite hackers e vírus
- Celulares mais vendidos na OLX: confira 10 modelos
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.