No dia 19 de maio de 2022, durante o evento Conversations, nos Estados Unidos, a Meta anunciou a versão paga do aplicativo do Whatsapp. Com funções extras, a ideia do WhatsApp Premium, segundo a empresa, é oferecer serviços especiais voltados especificamente para negócios. Confira a seguir todos os detalhes divulgados até agora sobre o WhatsApp pago.
A quem se destina o WhatsApp pago?
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no mundo todo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, dentre elas pessoas físicas e jurídicas. Mas a novidade foi pensada para um público bem específico. O aplicativo pago será focado em usuários do WhatsApp Business, ou seja, em empresas que utilizam o aplicativo para negócios e buscam novas funcionalidades, como recursos mais avançados e hospedagem em nuvem.
Ao criar essas novas possibilidades, a Meta busca viabilizar a contratação de ferramentas adicionais para empresários de diversas áreas, com enfoque maior para aqueles que gerenciam pequenas e médias empresas (PMEs). Os serviços, que serão disponibilizados para empresas de qualquer tamanho no mundo todo, serão realizados com a WhatsApp Cloud API, uma Interface de Programação de Aplicações fornecida pela Meta.
O sistema de Cloud API visa facilitar a implementação das operações e eliminar a necessidade de contratação de servidores e afins. Apesar de os valores dos planos ainda não terem sido divulgados, a notícia já atraiu muitos empresários interessados nas funcionalidades. É importante ressaltar que aplicativo não deixará de ser gratuito para a maioria dos usuários, e não há previsão nenhuma de descontinuidade do serviço.
Leia também: Como usar o WhatsApp para negócios
Principais diferenciais do WhatsApp pago
Antes de mostrarmos os pontos individuais da nova função, é fundamental deixar claro que WhatsApp Business e WhatsApp Premium não são sinônimos, e esse último não é uma atualização da modalidade Business. Muita gente ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do WhatsApp para negócios, e se perguntam se o WhatsApp Business é pago. Não, e essa é uma das diferenças desse aplicativo para o WhastApp Premium.
Todos os usuários da versão Premium devem ter o aplicativo Business, mas o contrário não é verdadeiro. Ou seja, quem não quiser aderir ao modelo Premium pode continuar utilizando o WhatsApp Business gratuito. Mas se você desejar um app que permite um contato com o cliente de forma rápida e otimizada, a melhor alternativa é investir no WhatsApp pago.
Segundo informações dadas pela Meta no dia em que a ideia se tornou pública, a plataforma vai contar com um serviço de hospedagem na nuvem gratuito e seguro para quem contratar os serviços premium. Veja outras duas funcionalidades que devem ser apresentadas no aplicativo:
Criação de links personalizados
Dentre as possibilidades anunciadas por Mark Zuckerberg, criador do Facebook e da Meta, está a criação de endereços personalizados. Através deles, os usuários podem criar links mais curtos e padronizados com o número de telefone ou com o nome da empresa. Se fosse criada uma conta da OLX Brasil, por exemplo, poderíamos criar o padrão “wa.me/olxbrasil”.
O recurso de encurtar o link, que torna mais visíveis as informações da marca, é semelhante ao nome do usuário do Telegram, aplicativo que também tem sido muito usado em diversos tipos de negócios. No WhatsApp pago, os endereços próprios poderão ser modificados uma vez a cada 90 dias.
Para o negócio, é muito interessante que a identificação da empresa seja feita no link, pois os possíveis clientes conseguem visualizar melhor os anúncios e identificar a empresa de maneira mais rápida. Além disso, os links podem ser usados nas redes sociais para levar o consumidor diretamente para sua página e iniciar uma conversa instantaneamente.
Acesso simultâneo de até 10 dispositivos com a mesma conta
Atualmente, o WhatsApp Business permite até quatro dispositivos diferentes conectados gratuitamente na mesma conta para a realização do atendimento aos clientes por WhatsApp. Com esse novo modelo pago, a ideia é que seja possível a conexão em até 10 dispositivos simultaneamente.
Essa expansão permite um gerenciamento mais efetivo das conversas. O login em múltiplos aparelhos realiza a sincronização das mensagens em cada instância, o que garante o acesso a elas mesmo que o celular principal esteja sem conexão.
Veja também:
- Backup do WhatsApp: o que é, para que serve e como fazer?
- Por que lojas de veículos precisam fazer um bom atendimento online?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.