O programa Auxílio Gás dos Brasileiros, que já está em vigência, foi criado para que famílias de baixa renda possam comprar gás de cozinha. Esse vale-gás é gerido pelo Ministério da Cidadania e pago pela Caixa Econômica Federal, e seu objetivo é diminuir a situação de vulnerabilidade social da população.
As famílias com mulheres vítimas de violência com medidas protetivas de urgência, por exemplo, têm prioridade para receber o Auxílio. São seguidos outros critérios, como renda mensal familiar, número de pessoas por família e acesso a outros programas do Governo Federal. A seguir, vamos tirar as principais dúvidas sobre o Auxílio Gás 2022, explicar quem pode se cadastrar no programa e mostrar o que fazer para conseguir o benefício.
Auxílio gás é verdade? O que é?
O aumento do preço do gás de cozinha foi sentido pelos brasileiros, principalmente no período da pandemia. Os reajustes pesaram ainda mais no bolso das famílias de baixa renda e, para tentar diminuir esse problema, foi anunciada a criação de um vale-gás. O Auxílio Gás foi liberado pelo Governo Federal em janeiro de 2022. O novo programa engloba a população que já é atendida pelo Auxílio Brasil (que substituiu o Bolsa Família) e outras famílias que também preenchem os requisitos dos critérios de vulnerabilidade.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 5.5 milhões de pessoas já receberam o benefício de R$52,00. O valor será referente a 50% da média do preço nacional do botijão de gás de treze quilogramas. A Agência Nacional do Petróleo é a responsável por, até o décimo dia útil de cada mês, divulgar a média dos valores do gás de cozinha nos seis meses anteriores, levando em conta o Sistema de Levantamento de Preços.
Auxílio Gás: quem tem direito?
O Auxílio Gás é destinado a cidadãos inscritos no Cadúnico e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou seja, quando a família possui renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, incluindo benefícios de programas do governo. O vale-gás também é válido para beneficiários de prestação continuada da assistência social, com ou sem inscrição no CadÚnico.
O cadastro no Cadúnico não garante a entrada imediata da família no programa. A cada dois meses, o Ministério da Cidadania atualiza o sistema automaticamente e inclui novas famílias. Ao longo do programa, serão atendidos os seguintes critérios, por ordem de prioridade:
- Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses
- Famílias com menor renda por pessoa
- Famílias com maior número de pessoas
- Famílias cadastradas no Programa Auxílio Brasil
- Famílias qualificadas por gestor, se houver disponibilidade
Como mencionamos anteriormente, as famílias que possuem mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm prioridade para receber o Auxílio Gás.
Auxílio Gás: como receber?
O recebimento do benefício pode ser realizado através da conta Poupança Social Digital, da conta poupança CAIXA Fácil ou da Plataforma Social, com a possibilidade de saque com cartão social. A realização dos saques só é permitida com a apresentação de um documento de identificação com foto.
Para quem já tem o cadastro no CadÚnico, não é necessário fazer qualquer tipo de atualização para receber o vale-gás. O Governo Federal ainda alerta que não existe nenhum link de inscrição específico para o programa, e nenhum órgão oficial pede dados ou informações pessoais para preencher outro cadastro.
Calendário de pagamentos 2022
O pagamento do Auxílio Gás 2022 será feito de forma escalonada, levando em conta o número final do NIS, que é o número de identificação dos cidadãos, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Ele é composto por 11 dígitos e é gerado no primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Confira a data de recebimento de acordo com o número final no NIS, nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro.
Março 2022
- Final 1: 18 de março;
- Final 2: 21 de março;
- Final 3: 22 de março;
- Final 4: 23 de março;
- Final 5: 24 de março;
- Final 6: 25 de março;
- Final 7: 28 de março;
- Final 8: 29 de março;
- Final 9: 30 de março;
- Final 0: 31 de março.
Maio 2022
- Final 1: 18 de maio;
- Final 2: 19 de maio;
- Final 3: 20 de maio;
- Final 4: 21 de maio;
- Final 5: 24 de maio;
- Final 6: 25 de maio;
- Final 7: 26 de maio;
- Final 8: 27 de maio;
- Final 9: 28 de maio;
- Final 0: 31 de maio.
Julho 2022
- Final 1: 18 de julho;
- Final 2: 19 de julho;
- Final 3: 20 de julho;
- Final 4: 21 de julho;
- Final 5: 22 de julho;
- Final 6: 25 de julho;
- Final 7: 26 de julho;
- Final 8: 27 de julho;
- Final 9: 29 de julho;
- Final 0: 29 de julho.
Setembro 2022
- Final 1: 19 de setembro;
- Final 2: 20 de setembro;
- Final 3: 21 de setembro;
- Final 4: 22 de setembro;
- Final 5: 23 de setembro;
- Final 6: 26 de setembro;
- Final 7: 27 de setembro;
- Final 8: 28 de setembro;
- Final 9: 29 de setembro;
- Final 0: 30 de setembro.
Novembro 2022
- Final 1: 17 de novembro;
- Final 2: 18 de novembro;
- Final 3: 21 de novembro;
- Final 4: 22 de novembro;
- Final 5: 23 de novembro;
- Final 6: 24 de novembro;
- Final 7: 25 de novembro;
- Final 8: 28 de novembro;
- Final 9: 29 de novembro;
- Final 0: 30 de novembro.
Para consultar a situação do benefício, o cidadão pode acessar o aplicativo Auxílio Brasil, o Caixa Tem ou entrar em contato com o Atendimento Caixa pelo telefone 111. Em caso de dúvidas, o beneficiário pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania através do 121.
Veja também:
- Auxílio Brasil 2022: cadastro, quem tem direito e calendário
- Consulta de IPVA 2022: veja as tabelas de cada estado
- IPVA atrasado: como consultar, pagar e regularizar a situação?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.