Todos os anos é a mesma coisa, deixamos para declarar o imposto de renda no último minuto e é aí que surgem as dúvidas e imprevistos! Então, que tal aproveitar esses últimos dias de prazo para deixar tudo em ordem e evitar ter problemas?
Para te ajudar, preparamos um guia sobre como declarar imposto de renda para vendedores autônomos. Afinal, sabemos que este público possui um desafio a mais que os outros: de reunir todos os documentos e recibos. Diferente de um empregador CLT, por exemplo, que recebe o informe de rendimentos diretamente da empresa. Vamos lá!
Quem precisa declarar imposto de renda?
De acordo com a Receita Federal é obrigatória a declaração de todos os contribuintes (exceto os isentos) que tiveram rendimento anual superior ao teto de 28.559,70 reais. O que é a média de 2.379,98 reais por mês, incluindo salário e rendas extras.
Até quando pode declarar?
A declaração do imposto de renda para vendedores autônomos e outros contribuintes vai até o dia 31 de maio de 2023. Caso os contribuintes não declarem o IRPF ou entreguem após o prazo, estão sujeitos uma multa mínima de R$165,74, podendo chegar ao máximo de 20% de todo o imposto devido.
IRPF 2023: quais as diferenças na declaração entre vendedor CLT e autônomo?
A principal diferença entre um vendedor CLT e um autônomo é que no caso do CLT, tudo vem descrito no informe de rendimentos fornecido pela empresa em que ele trabalha. Neste caso, os impostos já foram retidos na fonte e pagos pelo funcionário.
Por outro lado, o vendedor autônomo, na falta de quem administre a sua contabilidade, deve declarar o imposto de renda para, se necessário, pagar os valores devido à Receita Federal.
Como declarar imposto de renda sendo vendedor autônomo?
O primeiro passo é guardar todos os RPAs (Recibos de Profissional Autônomo), dos valores que recebeu e os comprovantes de despesas que teve para sua atuação profissional.
Isso é importante para ser tributado somente por sua receita líquida, deduzindo despesas como aluguel, água, luz, telefone, material de expediente ou de consumo, assim como despesas de locomoção. Gastos com saúde e educação também podem ser abatidos do Imposto de Renda do vendedor autônomo.
No caso de bônus e comissões são pagos por empresas, ou seja, por pessoas jurídicas, os vendedores autônomos devem solicitar o informe de rendimentos para estas instituições. Nos casos em que o bônus foi pago por outra pessoa física, não existe o informe de rendimentos, então é preciso estar alinhado ao carnê-leão pago no momento do recebimento.
O primeiro lote de restituição está previsto para ser pago em 31 de maio, e os seguintes em 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. Quanto antes declarar, mais cedo recebe a restituição. Então não deixe a sua para a última hora. Faça agora mesmo!
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