O tipo de estoque de veículos faz toda a diferença na rotina da empresa e nos custos que se tem para mantê-la em funcionamento. Enquanto o estoque próprio garante autonomia e praticidade para a venda de modelos de alta rotatividade, o estoque consignado é mais econômico e exige infraestrutura interna reduzida.
Para entender qual o melhor para sua loja de veículos, é preciso conhecer cada modalidade, seus benefícios e suas desvantagens no momento de definir os padrões de gestão de estoque.
Diferenças entre estoque consignado e estoque próprio
Se fazer o controle de estoque da revendedora de veículos é primordial para reduzir gastos excessivos e planejar a dinâmica do negócio, a escolha entre estoque consignado ou próprio é o primeiro passo. Essa seleção interfere diretamente na maneira como a venda é concluída e na administração financeira do capital de giro.
Entenda como funciona cada um.
O que é estoque consignado de veículos?
O estoque consignado ou a consignação de veículos é um modo de ofertar para venda automóveis sob propriedade de terceiros, sem que a loja o adquira e faça a transferência para seu nome. Assim, a revendedora serve como um intermediário da negociação.
Dessa forma, o estoque é disponibilizado por pessoas físicas, investidores ou fabricantes mediante contrato de consignação, sem a necessidade da revendedora de veículos armazenar todas as unidades em local próprio. A diferença entre o valor acordado com o fornecedor e o preço pago pelo comprador fica como comissão para a loja, ou ainda se pode definir uma porcentagem sobre o valor da venda a ser dividido entre as partes.
Caso a venda não seja realizada em determinado prazo, a loja de veículos devolve o automóvel sem custo adicional algum, o que pode ser uma maneira muito rentável de diversificar as opções de modelos à venda.
O que é estoque próprio de veículos?
O estoque próprio de veículos é composto por automóveis que ficam sob propriedade da empresa revendedora. A loja abastece o estoque com seu capital financeiro e escolhe os modelos, as marcas e a quantidade de unidades que deseja comprar e manter armazenada de acordo com seu público-alvo e a rotatividade de cada período.
Assim, é possível personalizar estrategicamente a variedade de veículos à venda, com total autonomia sobre as entradas, saídas e o armazenamento. No entanto, corre-se o risco de ter custos adicionais com aquelas unidades que demoram a ser compradas e acabam ocupando espaço no pátio por muito tempo, além de demandar manutenção e higienização periódicas.
Consignado ou próprio: qual o melhor estoque para a sua loja de veículos?
Para escolher entre estoque consignado ou próprio é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada modelo e a capacidade de sua loja em definir processos para operacionalizar esse abastecimento. Isso pode ser feito com base em algumas perguntas, como:
Quero autonomia ou variedade? Tenho espaço suficiente para um estoque próprio? O perfil dos meus clientes é compatível com o que a consignação proporciona? Tenho recurso financeiro suficiente para arcar com todos os custos de adquirir e transferir os veículos para o nome da empresa? O giro do estoque é alto o suficiente para compensar a demanda de recursos com estoque próprio?
Antes de tomar a decisão, considere os seguintes fatores.
Espaço físico para o pátio
Para manter um estoque próprio na loja de veículos é preciso um espaço seguro, arejado, amplo e que proteja os bens da incidência constante de luz solar e da chuva, a fim de preservar a integridade dos automóveis. No caso do estoque consignado, é possível manter algumas unidades para exibição na loja física, mas é necessário ter um catálogo que inclui também os veículos em consignação, que não estão sob a custódia do vendedor, algo muito promissor para lojas digitais.
Custos de armazenamento e manutenção
Os custos do estoque próprio de veículos são muito elevados, considerando que a revendedora tem que arcar com todos os gastos de todos os veículos, desde impostos e taxas de transferência até armazenamento, limpeza, revisão e mecânica. O mesmo não se aplica para o estoque consignado, pois o vendedor opta por negociar veículos que estejam sob boas condições, intermediando a compra, sem precisar bancar qualquer custo e sem o risco de ficar com estoque excedente ou veículos parados na garagem.
Necessidades e interesses do consumidor
A loja que trabalha com estoque próprio tem a vantagem de ter total autonomia sobre agendamento de tests-drives, oferecimento de serviço de pronta-entrega e um maior controle sobre a condição do veículo que está sendo negociado. Já no estoque consignado de veículos sem custódia, tudo isso depende do proprietário, o que pode desagradar o cliente que busca por agilidade, além do risco de atrasar prazos combinados previamente com o comprador. Por outro lado, a variedade de modelos com o sistema de consignação é muito maior, possibilitando atender aos interesses de públicos diversos.
Leia também:
Simplificando o funil de vendas para concessionárias
Carros seminovos: o que considerar na hora da troca?
Introdução para revendedora de carros
Considerando todos esses pontos e a realidade da sua loja, é possível definir qual o melhor método de estoque de veículos para tornar o negócio mais rentável e ágil. A consignação tem sido muito favorável para quem vende veículos pela internet, enquanto lojas físicas podem fazer um mix, desde que mantenham um controle de estoque rigoroso e eficiente. Continue acompanhando o blog Dicas OLX Autos para saber como tomar as melhores decisões e acelerar suas vendas.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.