Mesmo já dominantes nas vendas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como dirigir carros automáticos. No entanto, embora a tarefa seja simples, demanda algum conhecimento e certos cuidados para não prejudicar o automóvel.
Nós aqui do Dicas OLX, portanto, preparamos um breve tutorial para aqueles que ainda têm dúvidas e para os que desconhecem características dos carros automáticos. Sem mais delongas, vamos então ao que interessa!
Letras do câmbio automático: o que significam?
Para dirigir um carro com esse tipo de transmissão, é fundamental saber o que significa cada uma das letras que ficam no câmbio automático. Elas não estão ali apenas para figuração: as letras representam, usualmente, quatro posições.
Letra P
A letra P vem do verbo em inglês “Park”, que indica “estacionar”. Ou seja, o câmbio deve ser colocado na posição P quando o automóvel estiver estacionado, antes de ser desligado. Além disso, o freio de estacionamento por meio de botão ou não deve estar devidamente acionado.
Letra R
A letra R indica “Reverse”, que em português pode ser traduzido para “ré”. Justamente por isso, esta posição é utilizada para dar ré no automóvel. Fácil, não é?
No entanto, uma dica importante de como dirigir carros automáticos sem ter dores de cabeça: não coloque o câmbio na posição R com o veículo em movimento. Isso pode causar danos à transmissão e aos seus componentes.
E, vale lembrar, sua manutenção é geralmente mais cara que a de uma transmissão manual.
Letra N
O N vem de “Neutral” (“neutro”) e faz o papel de ponto morto em um carro automático. Nesta posição, as rodas são liberadas para movimentação mesmo com o carro desligado. No entanto, essas movimentações devem ser de curta distância e apenas em necessidade de manutenção do veículo.
Letra D
Por fim, a letra D, de “Drive”, representa a palavra “dirigir”. É a posição selecionada para quando o motorista quiser dirigir o carro. Após acionada, é só acelerar e frear o automóvel para pilotá-lo.
Câmbio automático tem embreagem?
Carro com câmbio automático tem embreagem? A resposta para essa pergunta é não. Esta transmissão tem engrenagem epicíclica, também conhecida como conjunto de engrenagens planetárias. Elas atuam junto com o conversor de torque para substituir a embreagem.
É importante destacar que a transmissão automatizada, diferente da automática, tem embreagem. Esta caixa é similar a uma manual, com a diferença de que um computador opera as funções em vez do motorista.
Como dirigir carro automático: passo a passo
Bom, agora vamos a um passo a passo de como dirigir um carro automático pela primeira vez. Ou como se fosse a primeira vez, caso você tenha conduzido veículo do tipo, mas tenha cometido algum deslize que tenha passado despercebido.
Já explicamos resumidamente como funciona um câmbio automático. Além disso, já listamos as quatro principais posições que essas transmissões têm. Assim já fica mais fácil de seguir o rápido tutorial.
Em caso de movimentações, o N deve ser engatado apenas em caso de necessidade de manutenção do veículo. Mas se você estiver parado em um semáforo ou num engarrafamento não há problema algum em colocar o câmbio em N.
Além disso, se você quer saber como dar tranco em carros automáticos é só engatar a posição R com o carro em deslocamento. Mas lembre-se: isso pode custar muito caro, então não é recomendado.
A posição P só pode ser engatada com o carro parado, ainda ligado, já estacionado. Isso porque as rodas motrizes, que tracionam o automóvel, são travadas.
Por falar em estacionamento, aqui vai uma boa dica para quem vai deixar o carro em um aclive ou declive. Na hora de parar, faça o feijão com arroz: acione o freio de estacionamento e coloque a alavanca em P.
Quando você sair com o carro é outra história. Coloque o câmbio na posição D e só depois libere o freio de estacionamento. Dessa forma, a alavanca não trava na posição P por conta do peso do automóvel.
Peso, aliás, que deve ser levado em consideração em outros casos. Como dirigir um carro automático numa descida? Posso deixar a alavanca em N para economizar combustível?
Não! A famigerada “banguela” não pode ser feita nem em carros manuais e tampouco em veículos automáticos. Você exige muito mais dos freios. Isso sem contar, no caso dos automáticos, a geração de maior desgaste da transmissão.
Veja também:
- Como escolher um sensor de estacionamento? Confira nosso Guia de Compras!
- Como funciona o câmbio CVT
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.