Há alguns anos, era difícil encontrar consumidores que arriscavam ter um carro com câmbio automático. Muitos atribuíam tal ao custo elevado de manutenção e também ao maior consumo de combustível de veículos equipados com esse tipo de transmissão.
No entanto, as caixas foram ficando mais modernas e cada vez mais condutores passaram a enxergar com bons olhos a comodidade de descansar o pé esquerdo. Por isso, neste artigo falaremos sobre o que é e como funciona o câmbio automático.
O que é câmbio automático e como funciona?
Um câmbio automático não tem embreagem. Então, como ele funciona? O principal responsável neste caso pela ligação entre transmissão e motor é o conversor de torque. As marchas, por sua vez, são definidas por um grupo de engrenagens planetárias — que “passam” o torque do propulsor para outras partes da máquina.
Assim, as trocas de marchas são feitas por meio de uma central eletrônica, de forma automática. Vale ressaltar que o funcionamento das caixas modernas é muito suave.
Há também uma outra variante, o câmbio automático do tipo CVT (do inglês, abreviação para Transmissão Continuamente Variável). Em vez das engrenagens planetárias, essa transmissão tem duas polias, usualmente ligadas a outra polia a uma corrente.
Dessa forma, diz-se que um câmbio CVT não tem um número de marchas definido. A relação é progressiva, mudando conforme a pressão aplicada pelo motorista no pedal do acelerador.
Por fim, temos ainda a caixa automatizada. Esse tipo de transmissão mantém todos os componentes de um câmbio manual, porém a embreagem é acionada por através de um computador. No caso da caixa semiautomática, as trocas de marchas são realizadas por atuadores eletrônicos.
Diferença do câmbio automático e câmbio manual
Agora que já te explicamos o que é e como funciona um câmbio automático, ficou fácil de saber qual é a diferença dele para a transmissão manual, certo? Pois vamos lá!
O câmbio manual funciona com engrenagens para controlar o torque gerado pelo motor. No entanto, o motorista precisa utilizar o pedal da embreagem para se “comunicar” com estas engrenagens. Após isso, é preciso selecionar na manopla qual é a marcha que pretende acionar.
Já o câmbio automático e o automatizado não necessitam de maiores esforços do condutor. Todavia, engana-se quem acha que ele não precisa ficar de olho na alavanca.
Normalmente, existem algumas letrinhas que denotam certas funções do câmbio automático na manopla. São elas:
- P: indica “Parking”, ou estacionamento em português. Indicada para quando o veículo estiver parado no trânsito ou quando você for estacioná-lo;
- N: neutro, que é justamente a posição neutra do câmbio. Assim como num carro manual, o carro fica desengatado nesta posição, espécie de ponto morto;
- R: esta é a posição utilizada pelo condutor quando ele precisa colocar o automóvel em marcha ré;
- D: Do inglês dirigir, é a usada para movimentar o carro para a frente.
Existem ainda transmissões que trazem outras letras, como L (para “Low”, usada em aclives acentuados) e S (“Sport”, que indica condução mais esportiva).
Cuidados que se deve ter com carros de câmbio automático
Existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados com o câmbio automático. Ao sair com o carro, por exemplo, engate o câmbio para a posição mais adequada para manobra (D ou R) e só aí solte o freio de mão. Dessa maneira, não há sobrecarga do conjunto.
Ao parar, acione o freio de mão antes de voltar com a alavanca para a posição P. Isso também serve para evitar desgastes. Evite ainda mudar posições com o carro em movimento, para não forçar a caixa.
Além disso, evite ao máximo a famigerada “banguela” — o ato de colocar o câmbio no neutro numa descida. Em carros com transmissão automática, tal certamente não economizará nada de combustível e também causará desgaste prematuro dos freios por conta da inexistência do freio motor.
Por fim, não se esqueça de que o óleo do câmbio automático também deve ser trocado com periodicidade. As especificações vêm no manual do proprietário. Ah! E não custa nada lembrar: faça a troca dos fluidos com um mecânico de confiança.
Veja também:
- Carros Elétricos no Brasil: Uma realidade acionável para o futuro?
- O que é torque e potência de um motor?
- Honda New City 2022: o sedan que é a nova referência do segmento
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.