Janeiro, além de representar novas resoluções e recomeço, é caracterizado por ser o período de pagamento de inúmeros tributos – como o IPVA. E, sobre este imposto em específico, você deve se perguntar: como consultar o IPVA de 2023?
É o que responderemos aqui. Vamos destrinchar todos os pormenores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores para que você não tenha nenhum problema. Além disso, mostraremos como se faz a consulta do IPVA em 2023, além de indicar o caminho para se checar calendário, datas de vencimento e o valor correto do tributo. Vamos nessa?
Como consultar o IPVA 2023?
O pagamento do IPVA 2023 é obrigatório – à exceção de casos específicos. Para realizar a consulta é só acessar o site da Secretaria de Fazenda do seu Estado. Vale dizer que é preciso ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), pois é solicitado. Alguns territórios também pedem a placa do carro.
O Renavam pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) ou no Certificado de Registro de Veículo (CRV). Desde 2013, o código é composto por 11 dígitos.
Sobre a consulta do IPVA, é possível realizá-la em alguns estados, além do site da Sefaz, em terminais de autoatendimento, internet banking, atendimento virtual e aplicativos. Em São Paulo, por exemplo, dá para verificar por meio do WhatsApp do Poupatempo.
Entenda como calcular o IPVA 2023
A base para calcular o IPVA 2023 é a porcentagem aplicada sobre o preço do automóvel. As alíquotas podem variar entre 1% e 4%, a depender do tipo de veículo, do ano de fabricação do modelo e das definições de cada Estado.
O cálculo do IPVA 2023 toma como referência outro ponto relevante. A porcentagem que mencionamos acima incide sobre o valor venal do veículo praticado na tabela Fipe no mês de setembro do exercício 2022.
Com tudo isso em mente, a conta fica mais fácil. É só você multiplicar o valor do veículo, com base na Fipe, pelo percentual da alíquota e dividir o resultado por 100.
É justamente por isso que o valor do IPVA 2023 do seu carro pode ser mais caro ou mais barato do que o IPVA de um familiar ou amigo.
Como saber o valor do IPVA 2023?
O valor do IPVA 2023 varia conforme, além do que já citamos, de descontos e outros benefícios oferecidos pelos Estados. Por meio do site da Secretaria de Fazenda da sua Unidade Federativa é possível verificar o quanto você terá de pagar.
Abaixo, listamos todos os sites, de todos os Estados e do Distrito Federal, nos quais você pode consultar o valor do IPVA 2023 do seu carro, bem como o calendário de pagamento.
Tabela de IPVA 2023
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Como pagar o IPVA 2023?
Alguns Estados já permitem que você pague o IPVA 2023 por meio de cartão de crédito. Além disso, há outros facilitadores, como aplicativos e outras plataformas para quitação do tributo.
O pagamento do IPVA pode ser realizado em agências bancárias da rede credenciada. Neste caso, o cliente pode utilizar guichê, caixas de autoatendimento e até mesmo quitar a alíquota pelo internet banking.
Dependendo do Estado, há ainda a possibilidade de efetuar o pagamento do IPVA por meio do Pix. Dá também, com o número do Renavam, para realizar a quitação em casas lotéricas.
Muitos Estados oferecem descontos para quem faz o pagamento à vista. No entanto, é possível fazer o parcelamento da alíquota a fim de aliviar o bolso.
Qual o calendário de pagamento do IPVA?
Fique atento ao calendário e às datas de vencimento do IPVA 2023 do seu carro. Tais datas de vencimento, tanto da cota única quanto dos pagamentos a prazo, são estipuladas em calendário que leva em consideração o número final da placa dos veículos. Portanto, muito cuidado!
O não pagamento do IPVA acarreta em multa diária por atraso mais juros, tomando a Selic como base. Além disso, o proprietário fica impossibilitado de licenciar o veículo.
Dessa forma, pode ter seu automóvel apreendido e ser penalizado com infração gravíssima, com perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A punição prevê também pagamento de multa no valor de R$ 293,47.
Para que serve o IPVA?
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação dos Estados. Parte do valor é destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). O restante é repartido em 50% para os municípios de registro dos veículos e os outros 50% vão para o Estado.
Esse montante arrecadado pode ser aplicado em Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura. O IPVA 2022, por exemplo, transferiu R$ 2,81 bilhões às cidades de São Paulo em janeiro passado. Os recursos, de acordo com o governo paulista, vieram de proprietários que quitaram o tributo à vista.
Veja também:
- IPVA atrasado: como consultar, pagar e regularizar a situação?
- Seguro DPVAT: quem tem direito, o que é e porquê não foi cobrado em 2022
- Viagem de carro: confira o que verificar antes de pegar estrada
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.