Lançado na Europa em 1998, o Ford Focus chegou dois anos depois ao Brasil. Vendido por aqui nas carrocerias hatch e sedã, o modelo chegou para atuar ao mesmo tempo como substituto de Escort e Verona.
Logo de cara, o Focus se tornou um carro da Ford reconhecido por seu design moderno, requinte e, principalmente, ótimo desempenho. Por conta desses predicados, o veículo logo conquistou um lugar especial no coração dos consumidores brasileiros.
Vale lembrar que o modelo saiu de linha no longínquo 2019, quando deixou de ser fabricado na unidade da montadora de origem norte-americana em General Pacheco, na Argentina. No entanto, ainda segue como desejo de consumo de muia gente.
Isso foi constatado, inclusive, por meio de levantamento da OLX. A plataforma teve como o seu grande campeão em vendas no primeiro semestre deste ano o Ford Focus 2013 – que, em estados como Roraima, Rio Grande do Norte e Amapá, já goza da isenção do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O curioso é que o Focus 2013 é seguido pelos modelos 2012 e 2011. O primeiro teve 11,6% de share na OLX durante o primeiro semestre de 2023, enquanto os últimos tiveram participação de 10,5% nas comercializações.
Na OLX, o Ford Focus tem preço, claro, que varia conforme ano de fabricação, carroceria e versão. Eles podem flutuar entre R$ 20 mil e R$ 68 mil. A cor predileta dos consumidores é a prata, que é um belo coringa na mão de clientes que não querem perder tanto na hora da revenda.
Curiosidades à parte, agora vamos contar em algumas linhas os motivos que levaram o Ford Focus a ser tão celebrado e uma boa opção de compra para 2023. Confira abaixo e veja se este é o carro ideal para você ou para algum familiar ou amigo!
Design
O Ford Focus chegou ao Brasil no ano 2000 nas carrocerias hatch e sedã. Suas linhas dinâmicas e fluidas chamavam a atenção, além do interior com acabamento de excepcional qualidade.
Em 2001, o modelo passou por uma leve reestilização, e ganhou faróis com duplo refletor e piscas incorporados. Já em 2003, o carro ficou ainda mais requintado por dentro, ganhando como opcional bancos revestidos em couro.
Logo o Ford Focus ganhou também edição limitada. Com pegada esportiva, a XR tem rodas de 16 polegadas exclusivas e teto solar. 360 unidades dessa, que é uma raridade procurada até hoje por entusiastas, foram lançadas em 2003.
A segunda geração do Focus chegou ao país em 2008, enquanto a terceira veio em 2013 – ambas com nuances em estilo que não tiraram do veículo suas principais características. Em 2015, porém, veio a mudança mais drástica.
A geração do terceiro modelo foi reestilizada para se adequar aos padrões globais da Ford. Ficou bonita, mas passou a ter design muito parecido com o dos hatches e sedãs de entrada da montadora.
Dimensões e Capacidades
O Ford Focus passou por algumas mudanças também no quesito dimensões e capacidades, tanto o sedã quanto o hatch médio. Vamos aqui, portanto, apresentar os números das unidades finais do modelo, produzidas em 2019.
O Focus hatch tem 4,36 m de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,46 m de altura. Já o sedã é, evidentemente, um pouco mais comprido: tem 4,53 m. As demais medidas são as mesmas. O porta-malas do primeiro tem capacidade para 316 litros, enquanto o três volumes tem bagageiro com capacidade para 421 litros.
Desempenho
Conhecido por ser um veículo de bom desempenho na cidade e na estrada, o Focus teve inúmeras combinações de motor e transmissão durante suas quase duas décadas de vendas no Brasil.
O modelo chegou com os propulsores 1.8 e 2.0 da família Zetec, que entregavam 115 cv e 130 cv de potência, respectivamente. Eles foram substituídos em 2003 pelo 1.6 Zetec Rocam produzido no Brasil. Embora com 103 cv, o motor é mais eficiente que os predecessores.
Já em 2005 o Focus ganhou o bom 2.0 Duratec, que entrega 140 cv quando combinado com transmissão automática e quase 150 cv de potência com câmbio manual. A versão bicombustível do propulsor veio cinco anos depois, rendendo 143 cv com gasolina e 148 cv etanol.
No mesmo período, a Ford lançou o Focus com opção de motor 1.6 Sigma, que entrega 116 cv de potência máxima. Tanto este quanto o 2.0 Duratec foram retrabalhados em 2013. O câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift veio como opção nesta época. Com inúmeros problemas, causou manchas na reputação do modelo. Um alerta: fique longe das versões equipadas com esta transmissão para evitar dores de cabeça.
Recursos Extras e Segurança
Sempre considerado um carro seguro, o Ford Focus já chegou ao Brasil com freios ABS e airbags de série na versão Ghia. Os itens eram opcionais para a configuração de entrada.
Na segunda geração, o modelo trouxe inovações tecnológicas, como partida por botão, ar-condicionado automático de duas zonas, câmbio automático com trocas manuais sequenciais e comando de voz para áudio, ar-condicionado e telefone.
Os modelos de terceira geração, por sua vez, podem vir com a central multimídia SYNC MyFord Touch com tela de até 8 polegadas, seis airbags, faróis de xênon, câmera de ré e teto solar. O Focus dessa encarnação foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber cinco estrelas no teste de segurança realizado pelo Latin NCAP.
Após a reestilização, em 2015, o modelo ganhou ainda mais itens. Passou a dispor, por exemplo, de assistente que aciona os freios automaticamente quando detecta colisão em baixa velocidade, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares e faróis adaptativos.
Conclusão
Bem equipado e dono de desempenho acima da média, o Ford Focus é um carro que tem preço atraente e índice de depreciação adequado para comprar em 2023. Tudo isso faz dele um veículo ainda relevante mesmo fora de linha. É uma ótima compra para quem quer um modelo espaçoso, confortável e bom de se guiar tanto no ciclo urbano quanto no rodoviário.
#MelhoresOfertasOLX
Veja também:
- Nova kombi elétrica 2023 da Volkswagen: confira preço e ficha técnica
- Melhores carros automáticos e usados até 30 mil: confira 10 modelos
- Renault Stepway 1.0 2023: confira detalhes do sucessor do Renault Sandero
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.