Entre as grandes tendências do mercado automotivo, os carros por assinatura têm se destacado. Esse serviço está no centro dos esforços das montadoras pra atrair um novo público e se adaptar à transformação pela qual o consumo está passando.
Mais do que uma nova forma de negócios, essa opção atende a demandas do público, como a economia compartilhada. Assim, não é mais possível ignorar esse modelo de acesso a veículos. Então, siga a leitura deste artigo e descubra como fazer disso uma oportunidade!
Esse é um dos assuntos que serão tratados no Conecta Autos 2022, evento presencial que vai acontecer no dia 1º de novembro, em São Paulo, com o tema “O futuro é aqui”. Clique aqui, garanta seu ingresso e não perca palestras e conteúdos do setor automotivo com grandes nomes do mercado que vão te ajudar a acelerar ainda mais o seu negócio!
O que são carros por assinatura?
O primeiro ponto a ser desmistificado pra entender o que são carros por assinatura é a confusão com outros modelos de negócio parecidos. Essa opção não é igual ao leasing nem ao aluguel.
A assinatura é um serviço de contrato a longo prazo — entre 12 e 48 meses — no qual o motorista paga um valor fixo mensal pra usar um automóvel 0 km e, no fim do contrato, se desejar comprar o veículo, não terá o montante pago durante sua vigência descontado.
Estão inclusos no pacote: seguro, taxas e impostos — IPVA, DPVAT, licenciamento, emplacamento etc. —, manutenção preventiva e uma franquia de quilometragem. Essa última define o quanto o veículo pode rodar por mês, aumentando de acordo com a distância predefinida. O que exceder esse limite terá uma cobrança à parte.
Por que a procura tem crescido?
Sobretudo após a pandemia, os carros por assinatura têm se destacado. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) estima que hoje o número de usuários no Brasil gire em torno de 80 mil e que a participação dessa modalidade dentro da frota disponível pra aluguel deve dobrar no médio prazo.
Alguns fatores são fundamentais pra explicar isso. Os custos, como desvalorização e manutenção, estão tornando a aquisição menos ,interessante. Já em relação ao valor de compra, a assinatura representa uma economia de até 20% se comparada com um carro próprio.
Além disso, a burocracia do processo espanta as gerações mais novas. Millennials e centennials são menos propensos a adquirir um automóvel, preferindo se locomover por meio de opções compartilhadas, como os carros por assinatura, aplicativos de carona e o transporte coletivo.
Já as montadoras e suas concessionárias viram nesse modelo uma oportunidade de assegurar uma receita mensurável e regular a longo prazo, que também atrai esse perfil de consumidor pro negócio.
Quais são os impactos dos carros por assinatura pra compra e venda de seminovos?
Pra quem atua no mercado de seminovos, os carros por assinatura também representam uma oportunidade. Na verdade, tanto as empresas que oferecem o serviço e são donas dos veículos, como negócios que revendem usados podem ganhar com isso.
Após o fim do contrato, o carro que foi utilizado na assinatura não fica disponível pra um novo cliente usufruir nessa modalidade, uma vez que ela prevê a oferta de automóveis 0km. Diante disso, é possível obter ganhos com lucros do serviço e com a venda do seminovo, quer seja pra um cliente ou pra um revendedor. Muitas vezes o somatório dos dois — assinatura e venda — é maior que o valor obtido da comercialização de um modelo novo.
Como usar essa tendência pra ter oportunidades de lucro?
Como visto, os carros por assinatura podem ser uma oportunidade de negócio pra quem já está inserido no mercado automotivo. No entanto, a estratégia comercial pra adotar essa tendência precisa seguir algumas dicas. Veja quais!
Defina os requisitos
Essa é a base de qualquer estratégia que envolva o modelo de assinatura. Ao delimitar exigências pros possíveis contratantes, pode-se prevenir futuros problemas e garantir o sucesso do negócio, focando em quem as atende.
Estude o público que busca por carros por assinatura
Pro comercial, entender qual perfil de consumidor está mais propenso a utilizar esse serviço serve de guia pras ações de venda e de marketing. Desde o posicionamento, até escolha dos modelos que compõem o portfólio pra assinatura dependem disso.
Conheça as necessidades do mercado
A forma de utilização do carro — diário ou eventual, trabalho ou lazer, entre outras particularidades — também influencia as decisões de gestão, bem como as estratégias comerciais. Uma pesquisa de mercado pode oferecer informações preciosas.
Alinhe as expectativas
Com tantas novidades, ainda são comuns as confusões entre as formas de acesso a veículos — assinatura, aluguel, leasing, financiamento etc. — e o que cada uma oferece. Compreender as demandas do cliente e esclarecer as opções disponíveis são atitudes fundamentais pra atender às expectativas.
Agregue valor aos veículos
Seguindo a linha de diferenciação do público que prefere a assinatura do que o que opta pela compra, a comodidade é um dos valores mais procurados, bem como a ideia de economia compartilhada é apreciada. Porém, não bastam essas vantagens pra competir nesse mercado. Oferecer opções pro motorista que agregam ao seu dia a dia pode ajudar. Entre elas, a conectividade ganha destaque.
Faça a divulgação corretamente
Como o público está cada vez mais antenado, plataformas de vendas online e ferramentas de marketing digital são os meios de divulgação ideias. Eles se complementam, utilizando anúncios em canais como a OLX pra finalizar o negócio, a fim de atrair esse grupo de consumidores.
Invista em tecnologia
Os canais de atendimento, tanto pra atração como pra negociação, precisam ser diversificados. O físico nem sempre é a preferência do perfil de consumo que opta pelos carros por assinatura. Assim, investir em tecnologia em todos os processos agrada ao consumidor e gera vantagem pro vendedor.
Ofereça um atendimento impecável
Outro aspecto que esse tipo de cliente preza é a qualidade do atendimento. Ele deve ser ágil e prático sem deixar de lado a personalização. Busque surpreender o consumidor com ofertas interessantes pra ele e seja flexível com suas necessidades.
Quais são as consequências de não se adaptar?
De modo geral, a transição pela qual o mercado de consumo passou já vinha se desenhando. Entretanto, com a pandemia houve uma aceleração dessas tendências. Nesse sentido, adaptações são necessárias pra manutenção de qualquer empresa. No ramo automotivo isso não seria diferente.
Pode até parecer que os carros por assinatura são uma forma de concorrência pro varejo de veículos. Enquanto montadoras e suas concessionárias se adaptam facilmente, vendedores autônomos sentem que podem perder a clientela. Mas a verdade é o oposto disso.
Esse modelo é uma ótima opção pra atrair uma nova faixa de público e aumentar a base de clientes, ou pra garantir um faturamento fixo. De qualquer maneira, vendas de automóveis e serviços de assinatura podem coexistir no mesmo estabelecimento, funcionando de maneira complementar, principalmente na hora de destinar os seminovos.
Como essa é uma tendência em expansão, não se adaptar a ela pode prejudicar os seus resultados a longo prazo, uma vez que mudanças como essas na mentalidade dos consumidores estão acontecendo e não devem parar.
Além disso, como mencionado, nessa modalidade o seguro está incluído na franquia paga pelo cliente, diminuindo as perdas de quem oferece esse serviço em caso de roubo, sinistros etc. a um custo quase zero. Assim, é possível investir em carros com menos riscos de perdas.
Os carros por assinatura vieram pra ficar. Como apostas de montadoras, todo o mercado automobilístico é impactado por essa tendência e precisa se adaptar pra acompanhar seu crescimento. Siga nossas dicas e aproveite essa oportunidade.
Quer aprender mais sobre venda de veículos? Acesse este material e saia na frente da concorrência!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.