Você recebe um número considerável de visitas em seus anúncios e até tem bastante gente interessada em fazer negócio, mas sente que poderia vender mais se soubesse usar outras estratégias?
Bom, isso é normal em qualquer setor e podemos dizer que, a cada dia, o mercado está mais competitivo e exigente. Logo, fechar venda de carro não depende unicamente de anunciar as informações e esperar o cliente bater à porta.
Aliás, é a falta de outras estratégias mais assertivas que fazem, por exemplo, o cliente se interessar, entrar em contato, muitas vezes até visitar o veículo, mas não fechar a compra.
Pensando nisso, a gente preparou este artigo com alguns conselhos essenciais de como fechar venda de carro mais facilmente com seus anúncios, além de uma dica especial sobre um curso completo para revendedores.
Mas isso é só no final, ok? Sendo assim, boa leitura e confira as dicas!
Tem muito cliente indeciso nesse mercado?
Assim como em outros setores, o mercado de revenda de carros também tem muitos clientes indecisos e que ainda precisam de tempo, pesquisa e motivos para fechar um bom negócio.
Porém, um erro clássico de muitos revendedores e concessionárias é dispensar essas pessoas, logo depois dos primeiros contatos. Outros preferem até evitar esse tipo de negociação, muitas vezes destacando no próprio anúncio mensagens do tipo “dispenso curiosos”, muito comum nesse mercado.
No entanto, para quem quer fechar venda de carro de forma profissional e mais assertiva, a dica é: todos são potenciais compradores!
Logo, é preciso entender que, sim, há muitos clientes indecisos, mas você pode ser a chave para auxiliar nessa decisão. Afinal, dentro dessa enorme parcela que apenas faz o primeiro contato, também há um grande potencial de venda muitas vezes desperdiçado.
E como converter melhor esses clientes?
A seguir, nós enumeramos uma série de boas práticas e estratégias que podem agregar mais valor às suas vendas e, consequentemente, ajudar você a converter mais e melhor seus clientes.
Porém, antes mesmo de começar, é importante ressaltar que tudo isso não é uma “receita pronta” para o sucesso e que cada revendedor pode — e deve — usufruir de seus pontos positivos, como perfil de vendas, conhecimentos, capacitação profissional, ferramentas etc.
Sabendo disso, vamos às dicas! Anota aí!
Detalhe os anúncios ao máximo
Quem está disposto a comprar um carro, certamente quer saber detalhes e informações úteis sobre o veículo. E isso você consegue resumir bem já na publicação do anúncio.
Na OLX , por exemplo, além dos campos essenciais, há muitos outros dados que podem ser preenchidos e complementados na publicação. E quanto mais completo, mais informativo fica o seu anúncio. Com isso, a tendência é que clientes mais direcionados e com menos dúvidas façam contato.
E para facilitar esse processo, confira alguns pontos e informações que não podem ficar de fora do anúncio:
- ano do carro;
- quilometragem;
- diferenciais e acessórios;
- documentação;
- tipo de motor;
- boas fotos.
Aposte em uma comunicação profissional
A primeira dica em relação à comunicação com o público é ampliar os canais de contato (WhatsApp, telefone, chat, e-mail etc.) e estar disponível nos momentos estratégicos. Ou seja, demorar a responder, não retornar ou não dar a devida atenção ao potencial cliente são fatores que dificultam fechar a compra do carro.
Vale destacar ainda que o tempo de respostas determina a satisfação do cliente. Em outras palavras, não demore em responder e se mantenha disposto a tirar todas as dúvidas dele. Isso vai trazer ainda mais credibilidade e confiança para o seu negócio
Por fim, ter uma equipe profissional e capacitada para realizar esse atendimento faz toda a diferença!
Não dispense potenciais clientes
Como bem destacamos mais acima, a busca por um veículo requer muita pesquisa e atenção por parte do interessado. Afinal, estamos falando de um bem durável que será usado por um longo tempo.
Por isso, evite afastar ou dispensar esses consumidores tão rapidamente! Uma dica, por exemplo, é criar uma lista de contatos potenciais e, após um tempo sem retorno, buscar novas informações do cliente.
Dessa forma, talvez naquele momento o determinado carro não o tenha interessado, mas outras oportunidades poderão surgir.
Seja flexível
O mercado automotivo é competitivo e os clientes estão cada vez mais exigentes na hora de fechar a compra de um carro. Logo, muitas vezes é preciso se flexibilizar para conseguir convencê-lo a bater o martelo.
E isso não se limita somente a baixar seus preços, ok? É possível, por exemplo, oferecer facilidades de pagamento, serviços extras, uma garantia maior, um desconto especial, um diferencial exclusivo e outras experiências ao consumidor.
Invista em planos profissionais de anúncios
Uma outra dica imbatível para aumentar a conversão de suas vendas de carros na internet é investindo em planos profissionais nas plataformas digitais, como a OLX.
Afinal, essa estratégia permite alcançar um público muito maior e com destaque para o anúncio, atraindo assim mais interessados e aumentando as chances de fechar as vendas dos carros.
Na OLX, por exemplo, possibilita que o profissionais faça anúncios mais completos com espaço para inserção de vídeos dos veículos, além de outras funcionalidades exclusivas como destaque para os anúncios e a renovação da visibilidade dos mesmos.
E como abordar os clientes para fechar compra de carro?
Acima, nós falamos sobre comunicação e até dicas para retornar os contatos “perdidos”. Porém, é muito importante reforçar que a comunicação precisa ser de qualidade, transparente e estratégica em todas as etapas da negociação.
Ou seja, isso vale desde a descrição do anúncio, até os contatos realizados com o cliente. Assim, listamos algumas dicas essenciais:
- seja educado e esteja sempre disposto a ouvir;
- ao retornar os contatos, evite parecer insistente ou inconveniente (a ideia principal é se informar e mostrar disponibilidade em ajudar);
- só faça contatos com quem de fato autorize ou apresente interesse;
- passe credibilidade, confiança e profissionalismo;
- trabalhe com transparência e honestidade.
OLX Ensina e Conecta Autos: dicas para quem quer vender mais e melhor!
Quer aprender mais sobre prospecção e conversão de clientes? O OLX Ensina é um curso gratuito e 100% online da OLX focado em profissionais que querem converter melhor suas vendas no mercado automotivo. Ele ajuda a agregar novos conceitos, técnicas, ferramentas e tendências do setor.
Ao longo do curso, que é completo e vai muito além de saber em fechar venda de carro, há um módulo dedicado à prospecção de clientes e estoque, que aborda essas e outras estratégias e possibilidades de converter mais e com qualidade em seus anúncios.
Além disso, a OLX está no ar com o Conecta Autos, o primeiro e mais completo evento da América Latina que promete transformar o mercado de veículos. Serão 3 dias de evento 100% online voltados exclusivamente para quem quer se reinventar no setor, conferir novas tendências e saber como potencializar suas vendas. Corre lá e garanta o seu ingresso!
Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como é possível fechar venda de carros mais facilmente e aproveitar seus anúncios como forma de converter mais consumidores potenciais. Para isso, vale reforçar também que todas essas dicas e estratégias podem ser aprimoradas e desenvolvidas por meio de capacitação e cursos.
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