O êxito de um negócio que trabalha com vendas depende, em grande parte, das estratégias adotadas para atrair clientes. Por isso, quem quer alcançar o sucesso no mercado automotivo não pode deixar de aproveitar a sazonalidade de vendas para se destacar entre os concorrentes e obter melhores resultados.
Mas, afinal, como fazer isso? Além de entender o conceito de vendas sazonais e a sua relevância para o setor, é importante se preparar pra não perder a oportunidade que elas proporcionam de aumentar a comercialização. Um planejamento estratégico faz toda a diferença para que as metas de vendas sejam atingidas.
Pensando nisso, preparamos este artigo pra trazer, entre outras informações, algumas estratégias que você pode adotar a fim de potencializar os resultados das suas vendas de carros. Acompanhe!
O que são vendas sazonais?
Em todos os segmentos do comércio, há algumas épocas do ano em que os consumidores ficam mais suscetíveis a comprar. Existe uma certa urgência que muda o comportamento de compra, fazendo com que a procura pelos produtos aumente. Quem não está preparado pra atender a essa demanda, inevitavelmente perde vendas para os concorrentes.
É isso que chamamos de vendas sazonais — as transações que são estimuladas por determinadas datas ou eventos. Nesse sentido, é fundamental identificar quais são os períodos que os clientes consideram como melhor época para comprar carro para, assim, ter condições de se organizar a fim de aproveitar essas ocasiões e faturar mais.
Por que aproveitar determinados períodos do ano para vender?
Quando falamos de sazonalidade de vendas, não podemos pensar apenas no aumento delas. Enquanto algumas épocas atraem mais consumidores, outras atraem menos. Quem trabalha com comércio precisa lidar com as duas situações, sem comprometer a estabilidade financeira.
Logo, aproveitar os períodos com aumento da demanda por veículos é essencial para garantir bons resultados o ano todo. As vendas sazonais são uma grande oportunidade de garantir uma maior lucratividade e não permitir que o negócio sofra com os períodos em que o fluxo de clientes pode ser menor.
Quais estratégias adotar para se beneficiar da sazonalidade de vendas?
Agora que a importância das vendas sazonais já ficou clara, confira algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar esses períodos de uma maneira estratégica no seu negócio.
Estude o seu mercado de atuação
Para começar, é imprescindível que você conheça bem o mercado em que atua. Analise os dados do setor automotivo e descubra quais são os modelos de veículos que mais estão em alta, quais são as tendências para os próximos meses e o que seu público-alvo está buscando, entre outras informações. Ter esses dados em mãos ajuda a guiar suas próximas ações.
Faça um planejamento
Uma boa estratégia de vendas sazonais precisa de tempo pra ser colocada em prática. Por isso, planeje qual caminho será seguido. Faça as contas para saber se vai ser possível fazer promoções, dar descontos ou oferecer outros benefícios aos seus clientes. Além disso, a divulgação também precisa receber uma atenção especial nesses períodos.
Liste as datas mais importantes
Uma parte primordial do seu planejamento é saber quais são as datas mais propícias pra se beneficiar da sazonalidade de vendas. A seguir, destacamos algumas das ocasiões mais importantes para vendas sazonais no setor automotivo:
- Carnaval;
- Dia do Consumidor;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia do Motorista;
- Dia dos Pais;
- Dia do Cliente;
- Semana Nacional do Trânsito;
- Black Friday;
- Natal.
Além dessas datas, você também pode incluir uma semana de saldão no início do ano, por exemplo, e aproveitar os fins de semana prolongados pra oferecer preços especiais. A partir dessa lista fica mais fácil fazer o planejamento.
Capacite a sua equipe
Um atendimento personalizado, rápido e eficiente é indispensável para reter os clientes que chegarem e fechar boas vendas. Desse modo, se for o seu caso, tenha o cuidado de orientar sua equipe de vendedores em relação a todas as condições específicas das vendas sazonais, como os descontos e promoções. Isso sem deixar de lado, é claro, a capacitação necessária pra apresentar os veículos aos clientes.
Prepare sua estrutura
Seja no ambiente físico ou no virtual, é preciso ter uma estrutura adequada pra atender a um fluxo mais intenso de clientes. Então, verifique se o espaço que você tem à disposição está pronto pra receber bem o público e faça as melhorias necessárias. Para o ambiente virtual, é interessante buscar uma plataforma de vendas online com recursos modernos e eficazes.
Analise os concorrentes
Observar o que seus concorrentes estão adotando como estratégia na sazonalidade de vendas pode trazer lições muito importantes. Veja quais métodos têm dado certo para eles e, especialmente, o que parece não funcionar da maneira esperada. Desse jeito, você encontra inspirações e pode evitar perder tempo e dinheiro com ideias malsucedidas.
Aposte na diversificação de produtos
Com base nos dados sobre os interesses do seu público-alvo e sobre os modelos de veículos mais buscados do mercado, você pode providenciar novidades pra atrair os clientes. Um catálogo diversificado tem mais chances de fazer seu negócio se destacar entre a concorrência e melhorar seus resultados.
Invista na presença online
Cada vez mais as pessoas estão se habituando a comprar pela internet, até mesmo quando se trata de um bem durável, como um carro. Nesse cenário, estar presente na internet é indispensável pra quem trabalha com vendas de veículos — e isso vale tanto para as grandes concessionárias quanto para as pequenas lojas de seminovos e vendedores autônomos.
Por que adotar estratégias de marketing digital?
Uma vez que é importante estar presente online para vender mais, você precisa adotar boas estratégias de marketing digital para alcançar clientes. Uma maneira de fazer isso é melhorar seus anúncios pra se comunicar melhor com o público, passando informações precisas e atraentes, e colocá-los em uma plataforma de vendas consolidada, como a OLX.
Dessa maneira, é possível acompanhar o desempenho dos anúncios de perto, conferindo quais têm o efeito esperado e quais necessitam de melhorias. Assim, você também vai conseguir mensurar os resultados das vendas sazonais e aperfeiçoar a estratégia para as oportunidades seguintes.
Com as sugestões que trouxemos ao longo deste artigo, você já pode começar a se preparar pra aproveitar melhor a sazonalidade de vendas no setor automotivo e maximizar os resultados do seu negócio. Portanto, não perca tempo e comece o seu planejamento para a próxima ocasião que vai atrair mais clientes para você.
Quer mais dicas pra melhorar suas vendas de carros? Então aproveite e entre em contato conosco!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.