SXSW e NADA Show: saiba as percepções dos especialistas OLX

Confira as tendências de dois dos maiores eventos de inovação e automóveis do mundo!

SXSW e NADA Show

O SXSW e o NADA Show são dois dos maiores eventos do mundo que abordam tendências e inovações de diversos setores, e também do setor automobilístico. Realizados paralelamente entre 10 e 21 de março nos EUA, após dois anos de pandemia eles voltaram a ter as suas edições de forma presencial. 

O SXSW (South by Southwest) trouxe nos dias 11 a 20 de março, um festival recheado de tendências, tecnologia, música e artes na cidade de Austin, Texas. É um lugar para insights, e para absorver o que vários futuristas, empreendedores e mentes de especialistas  provocam sobre como encarar o presente e o futuro, além de trazer inovações e novas formas de fazer negócios. 

Já o NADA Show, evento promovido pela Associação Nacional de Distribuidores de Automóveis, é um dos maiores eventos do segmento automotivo e está no radar de quem quer se atualizar sobre o mercado de autos. O evento aconteceu nos dias 10 a 13 de março em Las Vegas, Nevada – EUA, e fez sucesso ao reunir fabricantes, montadoras, revendedores e líderes do setor para apresentar tendências, inovações, novidades e o que estará em voga nos próximos anos no setor automotivo. 

Os especialistas da OLX – Flávio Passos, Rafael Constantinou, Maristela Calazans e Gláucia Miyazaki foram para o SXSW e o NADA Show, e trouxeram suas principais percepções, além de todas as novidades que vão ajudar muito quem quer se atualizar no mercado, acelerar e sair na frente com o seu negócio de autos. Confira:

Índice

Entrevista com Flávio Passos

VP de Autos e Comercial OLX

Quais são as principais tendências globais apresentadas no NADA Show que podem ser vistas no setor automotivo em breve no Brasil?

Flávio Passos – Talvez a principal tendência do NADA Show 2022, após 2 anos sem evento por conta da pandemia, é a volta dos carros elétricos com força total. Nunca se falou tanto da eletrificação como nessa edição, e a feira precisou ser expandida para conseguir acomodar todo o universo dos carros elétricos. Então foram vistas muitas exposições dos próprios veículos, peças, carregadores, serviços, além de termos visto, também, a eletrificação como grande tema dos conteúdos educacionais, por meio de palestras e workshops. Por isso, acredito que a grande tendência que vamos ver cada vez mais forte no Brasil é o universo dos carros elétricos.

Estandes - carregador para carros elétricos
NADA Show e o protagonismo da eletrificação

Não posso deixar de falar também de outras tendências que vêm se apresentando há alguns anos, e que gradualmente vêm chegando ao Brasil. E todas elas estão ligadas à digitalização do processo de compra. Cada vez mais o usuário está se digitalizando, e é natural que os lojistas de carros também entrem nesse processo, a fim de oferecer uma melhor experiência de venda online para os seus clientes. Isso nos deixa, como OLX, particularmente muito felizes, pois nós temos avançado na frente da digitalização. 

Leia também: NADA Show 2022 mostra preparação de revendedores para a eletrificação

Levando em consideração o atual cenário de uma estabilização pós pandemia, como o mercado está se movimentando para equilibrar o setor industrial automobilístico? De que forma podemos ver essas mudanças no Brasil?

Flávio – O mercado americano é muito parecido com o mercado brasileiro em termos de maturidade e evolução, e está passando pelo mesmo fenômeno que aconteceu no Brasil durante a pandemia, que é a falta de insumos para a produção de carros zero. Com a parada global das montadoras, houve uma sobre demanda na aquisição de carros usados. E, naturalmente, na lei da oferta e da procura, os seminovos subiram o preço. 

Então nesse contexto, a mesma situação e solução entre Brasil e EUA é muito parecida. Os EUA veem no segundo semestre, especificamente o último trimestre deste ano, a retomada da entrega do carro zero. Isso vai tirar a pressão sobre o preço do usado, e as coisas tendem a se estabilizar.

Flavio Passos - VP de Autos OLX

Flávio Passos
VP de Autos e Comercial OLX

Entrevista com Rafael Constantinou

VP de Marketing OLX

Quando nos referimos a comunicação e marketing para o setor automotivo, quais foram as principais tendências apresentadas no SXSW?

Rafael Constantinou – O SXSW é bem abrangente quando falamos sobre tendências, e praticamente todas as grandes indústrias (incluindo montadoras como Porsche e Volkswagen) dos EUA têm presença confirmada. Assuntos como o metaverso, NFT e criptomoedas foram muito vistos durante o evento, mas além disso, outras frentes envolvendo a comunicação, como o propósito de marcas, e o desafio em se comunicar com diferentes gerações também foram destaque. E quando fazemos um paralelo com o setor automotivo, acredito que uma grande tendência em comunicação é a adaptação da indústria em continuar trazendo produtos que sejam objetos de desejo ao longo do tempo, visto que cada vez mais temos diferentes gerações em pouco espaço de tempo.

Leia mais! NADA Show traz a Geração Z como uma das principais clientes de autos

A transformação digital tem avançado de forma exponencial, mudando a rotina de consumo. O que o usuário profissional pode esperar a respeito da digitalização do atendimento no setor automobilístico e em e-commerces de veículos?

Rafael – O uso dos canais digitais para facilitar a rotina é super difundido em diversos setores do nosso dia a dia. Acredito que esse cenário também se estenderá de uma forma mais tecnológica no ambiente de autos. O metaverso foi visto continuamente no evento, e aqui faço um paralelo com a digitalização do atendimento: por que não trazer uma jornada mais digital e imersiva por meio do metaverso, em que o usuário poderá visitar a loja em um ambiente virtual? Claro, essa ainda é uma realidade que não sabemos quando irá acontecer, mas o ponto é entender a importância de ter no radar e se preparar para uma mudança, pois os principais negócios do mercado já estão fazendo essa movimentação. De repente as coisas vão estar acontecendo lá e as transações vão estar sendo 100% online, mudando a experiência do cliente e, consequentemente, o atendimento.

Em relação às tendências de consumo e a jornada do consumidor vistas no SXSW, o que você acredita que pode trazer mudanças para o setor automotivo e como o usuário profissional pode se preparar? 

Rafael – Acredito que assim como o celular, o carro será visto como um serviço, uma extensão da nossa rotina. Por meio da eletrificação, os carros estarão cada vez mais conectados, com serviços acoplados, etc. Além disso, algumas marcas, que não são tradicionalmente do segmento automotivo, estão aos poucos se inserindo com novas soluções, e isso traz uma rápida evolução do produto em si. Por isso, lojas, concessionárias e multimarcas precisam se atentar, e se preparar para oferecer esse tipo de produto, pois o cliente naturalmente irá evoluir a sua necessidade e o seu senso de exigência.

Rafael Constantinou

Rafael Constantinou
VP de Marketing OLX

Entrevista com Maristela Calazans

VP de Produtos OLX

Quando falamos sobre a experiência do consumidor no mercado automotivo, quais serão os impactos dos avanços da digitalização a curto e médio prazo?

Maristela Calazans – Temos avanços cada vez maiores nas ferramentas de machine learning (aprendizado de máquina) e uso avançado de dados para permitir experiências super personalizadas e com fricção mínima. A tecnologia tem como objetivo empregar melhor o tempo do consumidor na sua jornada, retirando todo o trabalho desnecessário, que pode ser realizado de forma automática na jornada de compra e venda de carros.

Quais tendências em produtos e serviços automobilísticos você acredita que poderá chegar no Brasil em pouco tempo, e como o usuário profissional pode se preparar?

Maristela – Entregar soluções de ponta a ponta para o consumidor, 100% digitais, seguras e confiáveis, é uma tendência muito forte nesse mercado. Certamente nosso cliente profissional é uma ponta muito importante nessa jornada, trazendo credibilidade nas etapas presenciais, conhecimento do setor e do produto, e entregando uma experiência encantadora para o cliente final.

Maristela Calazans

Maristela Calazans
VP de Produtos OLX

Entrevista com Gláucia Miyazaki

Diretora de Produtos Verticais OLX

Inovação é a palavra-chave quando falamos sobre o mercado automotivo. Então, olhando por essa perspectiva, quais são as maiores inovações vistas no evento que você acredita que podem se consolidar em breve no Brasil? Além disso, quando falamos sobre o comportamento do consumidor de autos, quais foram as tendências apresentadas, e como o mercado está reagindo (ou poderá reagir) a essas mudanças?

Gláucia Miyazaki – Engana-se quem fala que inovação é apenas tecnologia como o Metaverso, NFTs, Web 3.0. Os avanços tecnológicos são importantes com certeza, mas o componente humano e o equilíbrio entre eles foi um fator muito destacado no evento, assim como a importância da diversidade para os negócios e os impactos no clima.

Rohit Bhargava, escritor, especialista em inovação e marketing, autor do método de  observação de comportamentos disruptivos, apresentou 10 tendências não-óbvias, das quais destacamos o Conhecimento Instantâneo, esse conhecimento adquirido de forma rápida, simples, acessível, em qualquer hora e lugar, como as dicas de bricolagem, de receitas espalhadas nas diversas plataformas, juntamente com o Modo Humano, a humanização do consumo e dos produtos, retomado pelas experiências humanas mais empáticas, relacionais e preocupada com todos os grupos.

SXSW 2022
SXSW 2022

Olhando para nosso segmento de autos, podemos conectar essas tendências à importância da qualidade do nosso atendimento de venda, o retorno de formas mais empáticas e humanas de se comunicar e fazer negócios. Informações sobre como avaliar um carro em vez de só falar dos pontos positivos dele trazem transparência e empodera o potencial comprador que passa a estabelecer uma relação de confiança com o vendedor e com a loja. Além disso, um atendimento inclusivo e preparado se torna um diferencial. Como você atenderia um cliente deficiente visual ou auditivo na sua loja, por exemplo? O cliente precisa se sentir seguro e acolhido.

Outra competência apresentada para o sucesso das empresas foi a resiliência e como usá-la para se adaptar e se proteger num cenário de adversidade. John Maeda, CTO da Everbridge, apresentou seu relatório e visão sobre o tema destacando que à medida que o mundo se torna mais desafiador, nós estamos nos tornando mais resilientes, o medo é uma reação natural, que ativa a escolha entre fugir ou lutar. Resiliência é sobre escolher lutar. E ele apresenta isso destacando que as adversidades continuarão existindo e, provavelmente, num ritmo mais frenético do que experimentamos há duas décadas, como mostrou a chegada da pandemia. 

Glaucia Miyazaki - Diretora de Produtos Verticais OLX - Autos & RE OLX

Glaucia Miyazaki
Diretora de Produtos Verticais OLX – Autos & RE OLX

O SXSW e o NADA Show 2022 nos mostraram tendências que já estão sendo vistas e em breve chegarão ao Brasil, além de outras emergentes que vale ter no radar. Necessário lembrar que, para que o seu negócio saia na frente, é indispensável se atualizar em todas as frentes e, também, contar com parceiros como a OLX, para te ajudar a acelerar o seu negócio.

Inscreva-se pra não perder nada!