Não é só no inverno que devemos tomar medidas para gastar menos energia. Entretanto, nessa estação do ano, os consumidores costumam redobrar a atenção com a conta de energia, pois ela tende a aumentar bastante. Mas por que isso acontece? Dentre os principais motivos está a mudança de hábitos individuais no período do frio.
Vamos mostrar, a seguir, outras razões que levam a um gasto de energia elétrica maior durante os períodos frios e dar dicas de como evitar que o consumidor leve um susto com a conta de luz no final do mês. Boa leitura!
Por que a conta de luz aumenta no inverno?
Com temperaturas mais baixas, as pessoas costumam ficar mais tempo dentro de casa realizando atividades como ver televisão, jogar videogame ou navegar na internet pelo computador ou celular. Todas essas práticas utilizam energia elétrica, e é por isso que seu consumo aumenta durante o inverno.
Cada um busca uma maneira de se manter aquecido. Alguns possuem aquecedores, outros regulam a temperatura do ar condicionado e tem aqueles que capricham no banho quente com chuveiro elétrico. Esses equipamentos de alta potência podem representar mais de um terço do consumo de energia da casa toda.
No Brasil, o inverno é um período mais seco, e a falta de chuvas causa crises hídricas. Como a geração de energia do país depende das usinas hidroelétricas, a energia fica mais escassa e, por isso, mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) costuma passar da bandeira tarifária amarela para vermelha, mexendo ainda mais no bolso dos brasileiros.
Dicas de como gastar menos energia elétrica
Algumas medidas podem fazer uma diferença enorme no valor total da conta de energia no fim do mês. Fizemos uma lista com 6 dicas de ouro para você economizar. Leia com atenção:
Não tome banhos muito demorados
O chuveiro elétrico é conhecido como um dos maiores vilões da conta de energia elétrica. Isso porque o sistema do chuveiro possui uma potência muito alta, o que demanda o consumo de mais energia, especialmente no “Modo inverno”. Nos dias frios, os banhos costumam ser mais demorados, pois, para a água ficar quente, abrimos menos a pressão da água.
Usar o chuveiro desligado ou no modo verão ajuda a reduzir o consumo. Entretanto, quando não está quente, a água nesses modos fica muito gelada. Então, como fazer o chuveiro gastar menos energia? A resposta é simples: usando menos! Tome banhos mais curtos e, de preferência à noite, depois de a caixa d ‘água ter enchido durante o dia.
Aproveite a luz solar para iluminar e aquecer a casa
Na maior parte das regiões do Brasil, o sol costuma aparecer durante a semana, mesmo em dias frios. Por isso, indicamos que você abra as cortinas para que os raios solares entrem pelas janelas e ajudem a iluminar e aquecer o ambiente. O ideal é que você deixe as janelas abertas para arejar os cômodos, se não estiver muito frio.
Como escurece mais cedo durante o inverno, não é possível utilizar a luz solar como iluminação durante o dia inteiro, mas também é possível economizar com as lâmpadas elétricas. Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, que consomem de 60% a 80% menos energia.
Regule o termostato da geladeira
Quando o consumidor vai comprar o eletrodoméstico, dá para observar o padrão de consumo, que é aquela espécie de índice que fica em um adesivo colado na porta da geladeira. O modelo A é o mais indicado, pois é o que garante um bom desempenho sem gastar muita energia.
Você sabia que tem como fazer a geladeira gastar menos energia, independente do padrão de consumo? Uma dessas maneiras é diminuir o termostato, que é o controle da temperatura na parte interna da geladeira. Evite abrir a porta desnecessariamente e verifique se a borracha de vedação está funcionando.
Não deixe os aparelhos eletrônicos em stand-by
Uma forma de fazer o pc gastar menos energia, sem comprometer o seu desempenho, é desligá-lo sempre que encerrar suas atividades online. Apesar de gastarem menos energia comparados a outros aparelhos, o montante de energia usado pelos monitores pode representar uma quantia significativa no final do mês.
Quando um equipamento continua ligado na tomada, mesmo sem estar em uso, é ativado o modo stand-by. Mesmo que a energia seja menor, as luzes dos painéis ficam acesas. Evite deixar TVs, computadores e aparelhos eletrônicos ligados sem atividade e observe a redução da conta de luz no próximo mês.
Programe a função sleep e o timer no ar condicionado
Essa dica é para você que quer saber como gastar menos energia com ar condicionado. O aparelho, muito usado no verão, também pode ser um bom companheiro durante o inverno. Para aquecer a casa, recomendamos que o termostato fique ajustado entre 23ºC e 28ºC. Na hora de dormir, tome alguns cuidados.
Os aparelhos de ar condicionado mais novos vêm com duas funcionalidades muito úteis: a função Sleep e o timer. Na função Sleep, o consumidor aciona o botão “dormir” e a potência do ar vai diminuindo gradualmente a cada hora. O timer permite a programação do ligamento e do desligamento do ar condicionado, evitando que fique ligado sem necessidade.
Invista em energia solar
A instalação de um sistema de energia solar é uma maneira um pouco mais elaborada de gastar menos energia no inverno, mas, a longo prazo, é uma das que mais traz resultados. A energia solar tem como fonte de energia a luz do sol, permitindo a produção de eletricidade ou calor sem a utilização de recursos naturais.
As placas absorvem a luz solar e a transformam em energia. Existem alguns tipos diferentes de sistema, e cada um funciona de uma forma diferente.
Veja também:
- Como economizar energia elétrica e reduzir o preço da conta de luz
- Como economizar água: confira 7 maneiras
- Tecnologia Inverter: o que é e como funciona?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.