O Meu INSS é a plataforma digital do Governo Federal que facilita o acesso dos beneficiários do INSS aos serviços de uma agência física, mas sem sair de casa. Pelo site do INSS você conta com mais de 90 serviços que podem ser acessados por qualquer trabalhador via aplicativo para telefone celular (Android e IOS) ou computador por meio do endereço meu.inss.gov.br.
Através do aplicativo Meu INSS, você pode pedir um benefício ou serviço e acompanhar o andamento do pedido, calcular quanto tempo falta para se aposentar, tirar extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, entre outros. Gostou e quer ter acesso aos serviços digitais? Nós te ajudamos com um tutorial de como baixar o app Meu INSS e como ter acesso às funções!
Aviso importante: cuidado para não confundir o Meu INSS com o INSS Digital, um serviço voltado exclusivamente para tramitação de documentos online entre advogados e Previdência Social.
Meu INSS App: como baixar?
Se você não tem uma conta no gov.br, é preciso começar pelo Meu INSS cadastro, onde você vai você informar seus dados pessoais:
- CPF;
- nome completo;
- data de nascimento;
- nome da mãe;
- estado em que nasceu.
Você também terá que responder algumas perguntas sobre sua vida profissional para que o sistema possa conferir sua identidade.
Se o seu celular for Android, acesse o site da Play Store para baixar o Meu INSS App gratuitamente. Agora, se o seu aparelho é Apple, o caminho é começar pelo Apple Store para baixar o app.
Tutorial para baixar o aplicativo Meu INSS
- Para cadastrar uma senha no Meu INSS Login e ter acesso aos serviços disponíveis, você vai clicar em “cadastrar senha”;
- Inserir o CPF, nome completo, telefone e e-mail;
- Clicar em “não sou um robô” e aceitar os termos de uso e política de privacidade;
- Responder às perguntas pessoais e clicar em “continuar”;
- Preencher informações sobre sua vida contributiva – quando foi sua última contribuição para a Previdência, qual a faixa de salário, etc;
- Em seguida, clique em “criar senha”;
- Depois, clique na opção “entrar com gov.br”; (imagem de print na pasta do drive, legenda “print 1”)
- Digite o CPF, a senha cadastrada, em seguida leia e aceite os termos de uso; (print 2 e 3)
- Pronto! Agora você tem acesso como contribuinte/beneficiário aos serviços do Meu INSS. (print 4)
Meu INSS: como acessar as funções?
Agendamento
O agendamento pelo site é um serviço que não utiliza senha, por isso você pode acessar sem login. Basta preencher os seguintes dados: nome completo, CPF e data de nascimento. Depois é só escolher entre os atendimentos presenciais e à distância disponíveis, entre eles:
- Agendar para Retirada de Extratos (presencial);
- Benefícios por Incapacidade (à distância);
- Benefícios Assistenciais (à distância).
Para acessar o serviço Meu INSS agendamento pelo aplicativo é simples:
- Faça login, com CPF e senha;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Escolha entre as 16 opções de serviço.
Extrato
Para consultar o Meu INSS extrato pelo aplicativo você precisa:
- Clicar nas três barras localizadas no canto superior esquerdo da tela;
- Selecionar a opção “Extratos/Certidões/Declarações;
- Escolher entre as opções de serviço:
- Meu INSS Extrato de Imposto de Renda
- Contribuições
- Empréstimo Consignado
- Pagamento de Benefício
Prova de vida
O Meu INSS Prova de Vida é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS, que recebem o benefício por meio de uma instituição bancária, comprovarem que estão vivos para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
No entanto, há novas regras para a prova de vida do INSS. A obrigatoriedade está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022 e os segurados que não fizerem não terão o benefício suspenso, pois a partir de 2023 o procedimento será feito a partir de cruzamento de informações dos segurados (dados públicos federais, estaduais e municipais).
Somente quando não for possível essa comprovação de vida é que o beneficiário será notificado sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico. Outra novidade é que a responsabilidade de fazer a prova de vida passará a ser do INSS.
Requerimento
Para acessar o serviço Meu INSS Requerimento pelo site, basta entrar nesse link e escolher entre “iniciar requerimento” ou “localizar agência”. Pelo app Meu INSS é só fazer o mesmo caminho de agendamento, mas dessa vez para consultar as solicitações pendentes, como Meu INSS Aposentadoria, por exemplo:
- Faça login, com CPF e senha;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Aguarde para saber o status do seu requerimento.
Resultado da perícia
A perícia médica é um procedimento obrigatório realizado por um médico habilitado do INSS quanto o beneficiário solicitar os seguintes benefícios: auxílio-acidente, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Tem o objetivo de atestar a existência de doença que torna o segurado incapacitado (temporária ou permanentemente) de exercer suas atividades trabalhistas.
Pelo aplicativo e site é possível agendar a perícia e acompanhar o resultado pelo serviço Meu INSS – Resultado de Perícia, que pode ser liberado no mesmo dia. Para consultar é preciso:
- Acessar o site do Meu INSS e, no menu à esquerda com as três barras, clicar na opção“ Resultado de Requerimento/ Benefício por incapacidade”;
- Aguarde até aparecer o número do benefício, a espécie e a situação. Depois é só escolher a opção desejada.
Informe de rendimentos
Aqueles que recebem o benefício podem acessar o Meu INSS Informe de Rendimentos para emitir o extrato para Imposto de Renda. Para isso, basta abrir o aplicativo Meu INSS, acessar o sistema com a senha, depois escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, localizado no lado esquerdo da página, e emitir o documento.
Veja também:
- Organização financeira: conheça 6 tipos de orçamento pessoal
- O que é e quem deve declarar imposto de renda?
- Conta corrente ou poupança: veja as diferenças
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.