A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios e oportunidades de mudanças significativas, algumas, inclusive, sendo antecipadas. Isso ocorreu no setor automobilístico, que foi pego de surpresa com a escassez de insumos, o que obrigou muitas pessoas e empresas a se reinventarem rapidamente.
Com isso, algumas fortes tendências, que descreveremos neste artigo, são esperadas para o mercado automotivo em 2022. Fique com a gente e saiba tudo sobre o assunto!
Impactos do mercado automotivo
Antes de falar das tendências, é interessante entender os impactos que o mercado automotivo tem sofrido em função dos últimos acontecimentos mundiais. A economia é um dos pontos mais afetados, devido à desaceleração repentina da indústria, que influenciou fortemente a produção de veículos.
Tudo o que tem acontecido levou as pessoas a repensarem sua forma de consumir. Portanto, hoje, buscam-se outras maneiras de fazer as mesmas coisas, e no setor automotivo não é diferente. Uma grave crise afetou esse mercado por causa do novo coronavírus e fez as vendas de carros despencarem em 2020.
Outro agravante foi a alta do dólar, que elevou os preços da matéria-prima importada às alturas. O resultado desse combo desastroso foi a falta de semicondutores — chips essenciais para o sistema eletrônico dos automóveis. Foi dessa forma, portanto, que as fábricas reduziram sua produção drasticamente.
Geração de mudanças
Com o avanço da vacinação, temos expectativas de melhora da economia, com impactos diretos na indústria nos próximos meses. Mesmo assim, o setor automotivo só deve recuperar seu nível anterior à pandemia depois do primeiro semestre de 2022. Isso é estimado por fornecedores, montadoras e demais especialistas desse mercado.
Enquanto a recuperação não acontece, os consumidores terão de optar pelos seminovos, uma vez que a crise tornou o carro novo inalcançável para o bolso de muita gente. Sendo assim, a principal mudança foi a alta procura pelos carros seminovos e usados. E, com os preços e a demanda alta, espera-se que essa continue sendo uma fonte de receita bastante atrativa para o mercado de automóveis em 2022.
8 tendências para o mercado automotivo em 2022
Listamos, a seguir, 8 tendências para ficar de olho no próximo ano. Acompanhe!
1. Cultura da inovação
Apostar em tecnologia e inovação é uma excelente oportunidade para que o mercado de carros em 2022 se fortaleça. Uma das novidades é a indústria 4.0, apontada por especialistas como alternativa para retomar esse segmento. Dessa forma, poderemos usufruir de carros integrados à nuvem, componentes feitos em impressoras 3D e fábricas inteligentes, que já estavam sendo introduzidas no mercado e, agora, tendem a acelerar.
Há, também, uma tendência de sofisticação nos projetos de veículos para oferecer um hub mais seguro em termos de produtividade e entretenimento nos deslocamentos. Outro ponto importante é a aposta em frotas conectadas e inteligentes, aptas a solucionar velhos dilemas, como congestionamentos, por exemplo.
2. Ambiente digital
O novo consumidor está cada dia menos disposto a se deslocar até as lojas físicas. Com o reflexo da pandemia, o mercado digital automotivo tem crescido muito e está ganhando novos adeptos o tempo todo. Diante disso, as plataformas digitais de vendas de carros online e as vendas por leads registraram ganhos bem maiores se compararmos aos anos anteriores.
No entanto, essas mudanças poderão contribuir tanto com as concessionárias tradicionais, que apostam em marketing digital, quanto com os negócios que já nasceram na web. Portanto, o mercado de automóveis em 2022 deve voltar ao normal com o passar dos meses, o que pede, desde já, um cuidado especial com a presença digital por parte das concessionárias, a fim de atrair mais clientes.
3. Seminovos em alta
Todos os problemas que já apontamos anteriormente, em decorrência da pandemia, acabaram por alimentar o setor de seminovos. Isso, por sua vez, instigou comportamentos diversos entre os consumidores. Alguns optam por esperar 70, 90 dias ou mais para trocar seu veículo por um novo; outros, escolhem o mercado de seminovos, que está superaquecido. Com isso, o preço desses veículos também aumenta, em obediência natural à velha lei da oferta e da procura.
4. Transformação das montadoras
Um novo modelo de negócio já está impactando as montadoras: o compartilhamento de carros. Essa novidade tende a derrubar significativamente a propriedade de veículos nos próximos anos, principalmente em áreas urbanas. Assim, cada vez mais pessoas optarão por serviços de compartilhamento de carros autônomos.
Dessa forma, há uma forte tendência de não se considerar um consumidor final único, e, sim, valorizar mais a construção de relacionamento com o cliente. Isso só será possível por meio da oferta de serviços e aplicativos personalizados.
Nesse cenário, as montadoras deverão competir na área de serviços móveis, não mais na força da manufatura. Assim, os clientes criarão expectativas de ter seus dados usados para gerar valor e solução de problemas de forma inovadora, senão trocarão de fornecedor rapidamente. Sendo assim, as empresas deverão se aprofundar no estudo de dados que ajudem a entender o consumidor, usando tais informações para resolver problemas prontamente.
5. Mudança no comportamento dos consumidores
A crise econômica impactou negativamente o poder aquisitivo dos consumidores e isso afetou seriamente as vendas de automóveis próprios. Por outro lado, o comportamento de muitos consumidores mudou, influenciando diretamente no aumento da preferência por serviços móveis. Futuramente, espera-se, ainda, que muitos dos carros vendidos sejam usados em serviços de compartilhamento.
6. Consumidores mais exigentes
As transformações na mobilidade ocorrem no sentido de levar serviços ao consumidor, e não mais produtos. Isso tende a criar um público ainda mais seletivo em um cenário que já leva muito em conta os aspectos de sustentabilidade, economia de recursos e de energia. É esse consumidor mais consciente e exigente que passa a ditar as regras e direcionar o mercado.
7. Conectividade
Com veículos cada vez mais inteligentes, o futuro da mobilidade está atrelado à conectividade total à internet. Por isso, tecnologias como o 5G serão capazes de prover sinal de alta qualidade para os carros, em qualquer lugar. Da mesma forma, a internet nos veículos servirá para que os ocupantes conectem seus dispositivos e consumam mídias, estudem, trabalhem, joguem, conversem etc.
8. Presença da tecnologia nos veículos
A tecnologia participa cada dia mais de tudo que nos cerca. No setor automotivo isso é ainda mais evidente e cresce rapidamente, como os carros autônomos, que dispensam monitoramento constante em seu trajeto até o condutor manual. É um mecanismo que ajuda muito a otimizar o tempo, evitar acidentes e melhorar a mobilidade urbana.
Outra grande tendência para os veículos é a energia elétrica como combustível definitivo para o futuro. Conforme essa demanda aumenta, os preços dos carros se tornam mais competitivos.
Há, ainda, uma previsão de que, para os próximos anos, os veículos possam conectar-se entre si via wi-fi, sem a necessidade de aplicativos de bordo. Assim, os proprietários de automóveis definirão suas rotas, informando o trajeto escolhido por meio dos seus próprios dados.
Importância de se adaptar
As inovações disruptivas tornaram as mudanças necessárias. Com isso, as concessionárias e vendedores precisam se adaptar, buscando soluções voltadas à nova realidade.
Com os novos participantes no mercado automotivo, como provedores de serviços móveis, fornecedores de equipamentos originais (Tesla), empresas de tecnologia (Google), e startups de alta tecnologia, será ainda mais necessário pensar em soluções atrativas de vendas.
Diante de tantas transformações, o mais importante é mudar a mentalidade, atentando-se às inovações que tanto favorecem o mercado e o torna mais sustentável e eficiente.
Formas de se destacar
As plataformas online para facilitar as transações e vendas de veículos são ferramentas indispensáveis para se destacar nas vendas. Portanto, será importante considerar a migração dos processos de vendas para o ambiente digital de forma cada vez mais intuitiva e prática para os clientes.
Sites, softwares e aplicativos tornam o atendimento ao público mais dinâmico, com a possibilidade de cruzar demanda e oferta de maneira mais rápida. O mesmo acontece em relação à economia compartilhada que, em vez de ser encarada como ameaça, pode ser aproveitada como mais uma oportunidade de vendas.
Por fim, investir no relacionamento com o cliente é o mais importante para melhorar a experiência do consumidor, apostando nas soluções mais apropriadas à realidade do mercado automotivo em 2022 e nos próximos anos.
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