Entre os modelos de carros mais procurados e desejados no mercado nacional, vale destacar o aumento das buscas por SUVs em plataformas de compra e venda, nos últimos anos, no país. De acordo com levantamentos recentes, só entre 2020 e 2021, esse crescimento foi de mais de 61% entre os brasileiros.
Inevitavelmente, isso aponta pra uma tendência promissora pra quem trabalha ou quer se especializar na revenda desses modelos. Pra entender um pouco mais sobre esse panorama atual e, claro, compartilhar algumas dicas essenciais sobre vendas de SUVs no Brasil, nós preparamos este post.
Boa leitura!
Afinal, o que explica o crescimento na procura de SUVs no Brasil?
Na tradução literal, os SUVs se referem aos carros utilitários esportivos (do inglês, Sport Utility Vehicle). Não é de hoje que tais modelos chamam a atenção do público brasileiro!
Com base em informações no mesmo levantamento destacado no início do texto, muitos usuários alegam ter procurado esse tipo de veículo em plataformas de vendas online, justamente, por agregarem fatores que, segundo eles, são indispensáveis hoje em dia. Estamos falando, por exemplo, de conforto unido à praticidade, tamanho e desempenho de condução nas grandes cidades e em outros ambientes.
Em outras palavras, esse público tem buscado uma solução adequada às necessidades dos centros urbanos, mas que também atendam a momentos de passeios, viagens e, dependendo do modelo escolhido, até mesmo, aventuras em outros terrenos.
Além disso, o crescimento na procura de SUVs no Brasil também pode ter uma relação direta aos investimentos maiores das montadoras no lançamento desses modelos no país. Hoje, essas empresas contam com catálogos diversificados e amplos desse tipo de veículo, o que amplifica as opções de escolhas do consumidor.
O que isso significa para o mercado de revenda?
Quem tem concessionária ou é revendedor autônomo de veículos, sabe bem que acompanhar tendências e mudanças no consumo no mercado automotivo é sempre uma boa forma de direcionar suas estratégias, concorda? Logo, esse recente crescimento nas buscas de SUVs no Brasil pode abrir novas oportunidades de negócios e especializações em sua atividade, e consequentemente, agregar mais vendas e clientes no seu dia a dia.
Além disso, como bem destacamos, esse nicho de clientela passa a ser muito diversificado, tendo em vista a variedade de modelos de utilitários esportivos existentes no mercado nacional atualmente, assim como os diferentes preços e perfis de consumidores.
Quais são os modelos de SUVs mais procurados no Brasil?
Vistos os dados que apontam o crescimento nas procuras por SUVs no Brasil e as oportunidades geradas nesse setor, nada mais coerente do que conhecer e se atualizar sobre os modelos e marcas mais consumidos e desejados pelo consumidor brasileiro nesses dias. Pra isso, buscamos dados recentemente publicados pela revista Exame.
O ranking nacional aponta os volumes vendidos de cada modelo de SUV, em 2021, no país. Vale ressaltar, ainda, que essa mesma lista, pela primeira vez, desbancou o número de emplacamentos dos modelos hatches, reforçando a tendência de que os SUVs são uma preferência para o consumidor moderno.
Confira os SUVs mais vendidos no Brasil em 2021:
- Jeep Renegade: 40.607 unidades;
- Hyundai Creta: 33.493 unidades;
- Jeep Compass: 32.554 unidades
- VW T-Cross: 29.179 unidades;
- Chevrolet Tracker: 27.125 unidades.;
- VW Nivus – 19.935;
- Nissan Kicks – 19.169;
- Honda HR-V – 18.746;
- Renault Duster – 12.950;
Pra complementar ainda mais essas análises sobre SUVs no Brasil, vale destacar uma lista de modelos com melhor custo-benefício no mercado nacional e suas médias de preços. São eles:
- Lifan X60 1.8 Talent MT: R$69.990,00;
- Caoa Chery Tiggo 2 1.5 Look MT: R$74.390,00;
- Hyundai Creta 1.6 Attitude: R$82.390,00;
- JAC T40 Plus 1.5 MT: R$ 83.990,00;
- Jeep Renegade 1.8 AT: R$ 84.590,00.
Como se destacar nesse mercado e vender mais SUVs no Brasil?
Assim como as preferências por modelos e marcas mudam ao longo do tempo no mercado, os hábitos e perfis de consumo também se alteram nesse cenário. Por esse motivo, atualizar-se e se adequar ao que o setor de compra e vendas de carros demanda é fator fundamental para o sucesso de um negócio nesse ramo.
Sendo assim, com base nessas novas tendências, nós listamos algumas dicas essenciais pra quem quer vender mais SUVs ou qualquer outro modelo de carro com mais eficiência. Anote!
Traga sua concessionária para o ambiente digital
O que já era tendência, simplesmente, se fortaleceu — e se firmou — durante a pandemia: a venda de carros no ambiente online. Pra se ter uma ideia melhor, só do final de 2020 para cá, o crescimento dessa modalidade foi de 20% nas plataformas especializadas.
Logo, trazer sua concessionária para o ambiente digital não é só uma questão de modernização, mas também, de gerar novas oportunidades, ampliar seus alcances e otimizar as negociações com novas funcionalidades e possibilidades. A OLX, por exemplo, oferece planos profissionais completos pra quem busca se destacar nesse mercado e aumentar suas vendas pela internet.
Invista na capacitação profissional
Acompanhar tendências, aprimorar conhecimentos e desenvolver técnicas de vendas nesses novos canais de negociação são fatores essenciais na rotina de um revendedor de carros moderno. Mesmo os profissionais mais experientes e que estão no mercado há muitos anos sabem que precisam de reciclagem para conseguir atender às demandas de consumo que se modificam rapidamente.
Foi pensando nisso que a OLX lançou o curso OLX Ensina, voltado exclusivamente pra quem quer aproveitar as oportunidades desse mercado e se capacitar como um revendedor de destaque, assim como para aqueles profissionais que desejam se atualizar e se especializar ainda mais.
Essas são algumas dicas, dados e informações úteis sobre o mercado de SUVs no Brasil e como tudo isso pode gerar novas oportunidades e negócios dentro do setor automotivo. Pra alcançar o sucesso nas vendas desse modelo que conquistou os brasileiros, é preciso saber definir suas melhores estratégias, acompanhar novas tendências e se atualizar profissionalmente conforme as novas demandas.
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