O processo de compra e venda de automóveis pela internet não para de crescer. Mais simples e menos burocrático, o mercado digital proporciona um aumento no número de consumidores. Sem a necessidade de intermediários, a independência se torna a palavra-chave para quem deseja comprar e vender um carro pela internet.
A OLX se apresenta hoje como a plataforma mais confiável e indicada, respondendo sozinha pela comercialização de um a cada quatro carros usados no país. São 750 milhões de buscas por automóveis e mais de 20 milhões de clientes. Então, se você quer saber como vender um carro pela internet, se liga nessas dicas!
Pesquise e junte informações sobre o modelo
Informação é tudo! Busque ter informações relevantes sobre o modelo anunciado, porque em algum momento elas serão necessárias no momento de vender um carro na OLX. É importante identificar diferenciais e atrativos para serem ressaltados. Destaque recursos como acessórios, itens de série, potência, capacidade do porta-malas e não deixe de informar sobre a documentação, histórico de multas, colisões e partes danificadas.
Precifique o carro
Essa etapa é de extrema importância e será realizada junto a anterior. Primeiro, faça uma pesquisa de mercado e busque carros com características semelhantes ao seu. Depois, veja também a tabela FIPE e a tabela FIPE da OLX, que é uma ferramenta exclusiva de consulta de preço de automóveis vendidos, capaz de revelar valores baseado em estudo de mercado de qualquer modelo de carro novo ou seminovo.
Tire fotos e faça vídeos do veículo
As imagens têm grande relevância na decisão de compra e venda de um carro. Confira as nossas dicas para arrasar neste momento:
- Limpe o carro por dentro e por fora antes de fazer fotos e vídeos
- Fotografe o interior do veículo. Tenha imagens no painel, bancos e porta-malas
- Tenha fotos em vários ângulos da parte interna e externa do carro
- Busque um local apropriado que capaz de transmitir mais credibilidade
- Acerte a iluminação para evitar que as imagens fiquem muito escuras
Leia mais: 6 dicas de como arrasar nas fotos de carro
Crie um anúncio na plataforma
Para criar um anúncio na OLX não tem mistério! Crie uma conta e, a partir disso, siga o tutorial:
- Login: para comprar ou vender, é preciso ter uma conta na OLX, caso não tenha, se cadastre. É fácil, rápido e gratuito
- Anúncio: basta clicar no botão “Anunciar” e preencher os dados
- Fotos e descrição: é nessa fase que você cativa o consumidor. Por isso, capriche na descrição do seu carro inserindo o máximo de informações e fotos que tiver
- Informações obrigatórias: faça o preenchimento completo dos dados do anúncio
- Campos de preenchimento: a OLX tem campos de marcações técnicas, como ano, modelo, câmbio, tipo de combustível, e outros campos importantes
- Conclusão do anúncio: faça uma revisão antes de finalizar a oferta e, se necessário, realize as correções necessárias
- Publicação: com os dados preenchidos, basta clicar no botão “Enviar Anúncio”. A oferta tem até 24 horas para ir ao ar
Leia também: Saiba como melhorar seus anúncios na OLX e vender ainda mais
Ofereça o Histórico Veicular da OLX
O Histórico Veicular da OLX permite a visualização de todo histórico do carro através do anúncio de maneira bem simples e prática. Por transmitir mais confiabilidade, anúncios contendo o histórico geram 47% mais vistas, 15% mais cliques e chegam a vender 40% mais rápido. Para oferecer o serviço, basta ir à área de “Meus anúncios”, clicar em “Comprar” e será aberta uma nova página. Lá, será informado o valor da ferramenta e alguns outros benefícios. Para finalizar, é só clicar no botão “Comprar histórico veicular”.
Agora, é só informar a placa do carro, o RENAVAM, e aceitar o compartilhamento de dados. Siga clicando em “Comprar histórico veicular”, então confira as informações e aperte no botão “Seguir com a compra”. Por fim, selecione a forma de pagamento, coloque os dados do cartão, endereço e clique em “Finalizar o pagamento”. Será gerado um boleto e o histórico tem até 24 horas para ser oferecido em seu anúncio.
Negocie pelo chat
A OLX sugere que as negociações sejam realizadas apenas pelo chat da plataforma, uma vez que não é necessário o compartilhamento do número de seu celular ou e-mail, garantindo mais privacidade e segurança a seus dados. Além disso, o canal conta ainda com o botão de denúncia, onde você pode receber auxílio de uma equipe de suporte caso não se sinta confortável durante a negociação.
Programe a visita
É importante ver o carro ao vivo para evitar qualquer tipo de dor de cabeça tanto para quem compra quanto para quem vende. Indicamos sempre marcar a visita em lugares abertos, públicos e durante o dia. Se puder, tente ir acompanhado para evitar qualquer tipo de problema.
Feche negócio
A última etapa é a parte burocrática do negócio. Nela, é necessário passar por uma série de processos. Primeiro, será realizada uma vistoria por alguma empresa credenciada do Detran e, posteriormente, é necessário o reconhecimento de firma do CRV, que será automaticamente comunicado ao Detran. O pagamento geralmente é feito através de transferência bancária assim que o documento é assinado. Depois disso, este documento precisa ser entregue pelo vendedor ao Detran por meio de uma cópia autenticada.
Para o processo de venda são necessárias duas vias do cc e chassi do veículo, CRV com cópia autenticada, CRLV original e cópia e comprovante, além do comprovante de quitação de débitos. O vendedor precisa apresentar o RG e CPF (original e cópia), certidão de casamento ou nascimento e a Certidão de Propriedade de Veículos. Já o comprador precisa de RG e CPF (original e cópia), comprovante de residência (de no máximo três meses) e comprovante de pagamento após a compra.
Veja também:
- Quais carros são isentos de IPVA em 2022?
- 8 tendências e o que esperar do mercado automotivo em 2022
- Como vender carro de luxo? 7 dicas de especialista
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.