No cenário automotivo brasileiro, o Renault Duster sempre se destacou como um dos pioneiros no segmento dos SUVs compactos. Seu lançamento no Brasil, em 2011, marcou uma era de mudanças no mercado, oferecendo uma alternativa robusta e espaçosa aos consumidores – que, à época, se ancoravam no Ford EcoSport.
O Duster conquistou o coração dos brasileiros com seu design. Isso aliado a sua capacidade de ir além da alcunha de “SUV de shopping”, sendo capaz de enfrentar terrenos mais acidentados de forma competente.
Ao longo dos anos, o SUV compacto passou por atualizações para se manter competitivo, acompanhando as tendências e necessidades do mercado. Entretanto, foi perdendo espaço no segmento com a chegada de novos players, como Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Mesmo assim, o modelo, que será renovado em 2024, continua sendo uma opção interessante no mercado de carros usados. Neste texto, vamos explorar as características que tornam o Renault Duster usado uma escolha que ainda vale a pena, analisando seu design, desempenho, dimensões e capacidades, além dos recursos extras e medidas de segurança que oferece.
Design
O Renault Duster mantém seu apelo visual característico, combinando linhas robustas com elementos modernos. Sua frente imponente, com a grade frontal proeminente e os grandes faróis, transmite uma sensação de força e segurança. Além disso, os detalhes cromados e as rodas de liga leve (desde a versão de entrada) conferem um toque de sofisticação ao conjunto.
No interior, o Duster oferece um ambiente espaçoso e confortável, com materiais de boa qualidade e acabamento cuidadoso, que melhorou no decorrer dos anos. Os bancos ergonômicos, a posição de dirigir elevada e os comandos intuitivos proporcionam uma experiência agradável tanto para o motorista quanto para os passageiros, criando um ambiente ideal para viagens longas ou para o uso diário na cidade.
Desempenho
Sob o capô, o Duster 2023 – no mercado desde 2022 – apresenta opções de motores eficientes e potentes, capazes de entregar um desempenho sólido tanto na cidade quanto na estrada. O veículo, vale frisar, responde bem às demandas do motorista, garantindo uma condução suave e dinâmica. Além disso, a suspensão bem acertada do Renault Duster entrega conforto em qualquer circunstância, seja em estradas pavimentadas ou em terrenos mais acidentados, oferecendo uma experiência de direção estável e segura.
Conforme já mencionamos, o novo Renault Duster pode vir equipado com motor 1.6 bicombustível que entrega até 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque. Além disso, há opção de moderno propulsor 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque. A transmissão pode ser automática ou manual.
No entanto, vale dizer que o Renault Duster usado pode ser encontrado com motores 1.6 e também 2.0 de 128 cv de potência máxima. Além disso, há versões mais caras com tração integral sob demanda. Já a transmissão está disponível nas versões automática e manual. Dica: O Duster Dynamique 2020, com propulsor 2.0, 4×4 e câmbio manual de seis marchas é uma ótima pedida para encarar qualquer parada.
Dimensões e Capacidades
A versatilidade é uma das principais características do Duster. Com dimensões generosas, o SUV oferece amplo espaço interno para os ocupantes e um porta-malas de capacidade significativa para o segmento, principalmente se levarmos em consideração rivais como o Renegade, ideal para viagens em família ou para transportar cargas maiores.
Em termos de dimensões, vale dizer, o Renault Duster não mudou muito. O Dynamique 2015, por exemplo, tem 4,31 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas tem capacidade para 475 litros.
Já o Duster Iconiq 2023, por exemplo, tem medidas praticamente iguais, à exceção do comprimento, que passou a 4,37 m, e da largura, de 1,83 m. De resto, nenhuma alteração substancial.
Recursos Extras e Segurança
Em termos de equipamentos, o Duster começou muito bem, ficou um pouco para trás e depois voltou a ganhar terreno ante os rivais. Tomemos como exemplo a edição especial Tech Road – primeira série limitada do SUV compacto da marca de origem francesa, lançada em 2012.
O Renault Duster Tech Road já vem com a central multimídia Media Nav com tela de 7 polegadas, faróis de máscara negra, rodas de alumínio de 16 polegadas e, claro, airbag duplo e freios ABS. Além disso, dispõe de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, retrovisores externos com ajuste elétrico, entre outros itens.
Além disso, as configurações mais recentes do SUV já têm controle de estabilidade, assistência de frenagem de emergência, detector de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro, proporcionando tranquilidade aos motoristas e passageiros em diversas situações. Bom dizer que o novo Renault Duster, que chegará em 2024, deverá trazer ainda mais itens de segurança e conforto.
#MelhoresOfertasOLX
Conclusão
Em resumo, o Renault Duster usado continua a ser uma opção atraente para quem busca um SUV confiável, robusto, espaçoso e bem equipado. Design marcante, versatilidade e dimensões generosas fazem dele uma escolha que ainda vale a pena. Se você está considerando a compra de um SUV compacto, o Duster tem bom preço e oferece uma combinação de estilo e funcionalidade que o torna digno de consideração.
Veja mais:
- Renault Sandero vale a pena em 2023? Veja análise completa do carro
- Renault Stepway 1.0 2023: confira detalhes do sucessor do Renault Sandero
- Renault Kwid vale a pena em 2023? Confira análise completa
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.