Dia do Consumidor 2022: como economizar e aproveitar as ofertas

Veja como é comemorada a data e os cuidados para a hora da compra.

No dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Conhecida como “a Black Friday do primeiro trimestre”, a data é uma excelente oportunidade para comerciantes aumentarem suas vendas e para clientes adquirirem produtos com preços especiais. 

Apesar de existir um dia específico, é comum que a semana do dia 15 seja repleta de promoções ligadas à data. Os consumidores devem ficar atentos, pois existem grandes chances de encontrarem boas ofertas entre os dias 14 e 20 de março. Leia o conteúdo completo e confira as melhores dicas de como aproveitar sem ter dor de cabeça após as compras. 

O que é e como surgiu o Dia do Consumidor?

Em 15 de março de 1962 foi realizado um discurso histórico em defesa dos direitos dos consumidores nos Estados Unidos. Vinte e um anos depois, em 1983, o presidente estadunidense John Kennedy atribuiu a data de 15 de março como o Dia Internacional do Consumidor, em que promoções são realizadas e benefícios são concedidos aos clientes.

Para definir a data do Dia do Consumidor no Brasil e buscar alavancar as vendas, as entidades comerciais brasileiras seguiram o calendário americano e, desde 2014, a comemoração também é adotada no nosso país. Com o passar dos anos, o número de adeptos aumentou, seja entre vendedores, seja entre os clientes.

Dentre os principais benefícios oferecidos pelas lojas para o Dia do Consumidor, podemos citar: frete grátis, pontos extras em programas de fidelidade, condições e formas especiais de pagamento e cupons de descontos. Na OLX, por exemplo, usando Compra Segura, além de ter desconto de 8% na compra durante a Semana do Consumidor,é possível contar com a garantia do seu dinheiro de volta caso haja qualquer problema.

Promoções no Dia do Consumidor: como aproveitar?

Além de saber quando é o Dia do Consumidor, uma dica importante é começar a pesquisa de preços antes do mês do consumidor. Quando se sabe quanto custava o produto desejado, fica mais fácil identificar se o item está realmente valendo a pena. No caso dos produtos usados, confira o preço dos modelos novos e compare aos usados, assim dá para saber o quanto é possível economizar. Veja outras dicas:

Aproveite as vantagens e benefícios

Durante o período, é comum que existam vários benefícios. Aqui na OLX, além da opção de pagamento por PIX, iremos oferecer um cupom de 8% de desconto para quem comprar usando a Compra Segura. Com a solução, você realiza o pagamento pelo aplicativo da OLX, garantindo que o valor só seja debitado depois que o consumidor receber o produto. Além da segurança e da praticidade na hora da compra, a Compra Segura ainda conta com a opção de entrega, que permite o envio e o recebimento pelos Correios.

Saiba mais: Selo de Compra Segura na OLX: como funciona e o que é?

Negocie pelo chat

Uma das grandes vantagens do Dia do Consumidor na OLX é a possibilidade de negociação direta com o vendedor. Além de poder conferir outros detalhes dos produtos, ainda é possível chegar a um acordo com relação a mais descontos. Vale destacar que as conversas entre vendedor e comprador da OLX devem ser feitas através do chat, que é o meio oficial para essa troca. Dessa forma, a negociação é realizada de maneira mais segura para ambas as partes.

Saiba mais: Chat OLX: como funciona?

Fique atento aos seus direitos

Assim como em relação às compras realizadas em outras épocas, no período de promoções do Dia do Consumidor é importante estar atento às regras e às normas que protegem os clientes. Desde o início da pandemia, as vendas pela internet dispararam. Com o uso cada vez mais forte da web como meio de compra, os usuários devem redobrar os cuidados no Dia do Consumidor 2022. 

O Código de Defesa do Consumidor determina os direitos do cliente, por isso, esteja atento ao que determina as cláusulas deste regulamento. Na internet, esteja atento a promoções falsas, em que o preço do Dia do Consumidor é mais alto do que o valor normal. Para evitar que isso aconteça, siga a dica que demos anteriormente e pesquise os produtos com antecedência. Desconfie de produtos muito baratos, principalmente em sites desconhecidos. Por fim, garanta a segurança e faça suas compras pela OLX, onde o preço do que você deseja com certeza vai caber no seu bolso.

Veja também:

Inscreva-se pra não perder nada!