O ronco do motor, o design inconfundível e a sensação de dirigir um pedaço da história automobilística do Brasil. Se você é um apaixonado por carros, é provável que o Fiat 147 desperte memórias e um desejo de garagem.
Este ícone, que foi o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcou época e abriu as portas para um legado de carros populares e eficientes.
Mas, em 2025, como é ter um Fiat 147? Mais do que um carro, ele é um projeto, uma paixão e, quem sabe, o seu próximo clássico.
Se você está pensando em comprar, colecionar ou simplesmente quer saber tudo sobre esse pequeno notável, este guia é para você.
Vamos mergulhar no universo do Fiat 147, desde seu histórico até dicas essenciais para encontrar o seu na OLX.
História do Fiat 147

Não dá para falar de carro popular no Brasil sem citar o Fiat 147. Lançado em 1976, ele não foi apenas o primeiro modelo da Fiat fabricado no país, inaugurando a planta de Betim (MG), mas também um veículo revolucionário para sua época.
Baseado no Fiat 127 italiano, ele foi pioneiro em diversos aspectos: foi o primeiro carro nacional com motor transversal dianteiro, o que garantia um espaço interno surpreendentemente bom para seu tamanho.
Além disso, inovações como o estepe no compartimento do motor (liberando o porta-malas) e o primeiro motor a álcool (etanol) fabricado em série no mundo, em 1979, colocaram o Fiat 147 na vanguarda.
O histórico do Fiat 147 é marcado pela sua mecânica simples e robusta, de fácil manutenção, que conquistou o coração dos brasileiros e deu origem a uma família inteira de veículos, incluindo a picape (Fiorino), a perua (Panorama) e o sedã (Oggi).
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Principais modelos de Fiat 147
Ao longo de sua produção (1976-1986), o Fiat 147 teve diversas versões e motores, cada um atendendo a um público diferente.
Desde os modelos básicos 1050 cc a gasolina até os mais luxuosos e esportivos, a linha era vasta.
A frente Europa, lançada em 1980, e a versão Spazio, em 1982, trouxeram modernidade ao design.
Confira uma tabela comparativa de alguns dos modelos mais icônicos:
| Versão | Motorização (Comum) | Itens Principais | Destaques | Perfil Ideal do Comprador |
| 147 L / GL | 1050cc (Gasolina) / 1.3 (Etanol) | Acabamento simples, funcional | O básico, robusto e econômico. A essência do 147. | Quem busca um clássico para o dia a dia ou um projeto de restauração “raiz”. |
| 147 Rallye | 1.3 (Gasolina) 62cv | Faróis auxiliares, volante esportivo, painel completo, faixas laterais | Primeiro esportivo da linha, com motor mais potente e visual invocado. | Entusiastas que procuram um dos clássicos esportivos dos anos 70/80. |
| Spazio | 1.3 (Gasolina/Etanol) | Frente redesenhada (4 faróis em algumas versões), acabamento interno superior | Uma evolução do 147, buscando mais sofisticação e conforto. | Quem gosta do 147, mas quer um toque de luxo e modernidade da época. |
| Pick-up (City) | 1.3 (Gasolina/Etanol) | Caçamba | A primeira picape derivada de um carro de passeio no Brasil. Versátil para carga leve. | Ideal para quem precisa de um utilitário leve com estilo ou para projetos de customização. |
| Panorama | 1.3 (Gasolina/Etanol) | Amplo porta-malas (perua) | A station wagon da família, com ótimo espaço para bagagem. | Famílias pequenas da época ou colecionadores que buscam a linha completa. |
Valor do Fiat 147 hoje em dia
Quanto custa um Fiat 147 em 2025? A resposta é: depende drasticamente. Esqueça a tabela FIPE.
Quando falamos de clássicos, o que dita o preço e valorização é o estado de conservação, originalidade e raridade da versão.
Um modelo básico para restauração completa pode ser encontrado por valores mais baixos, mas os custos para deixá-lo novo são altíssimos.
Por outro lado, um Fiat 147 restaurado, com placa preta (certificado de originalidade) ou uma versão rara como um Rallye ou Spazio TR em perfeito estado, pode ultrapassar facilmente os R$ 30.000, R$ 40.000 ou até mais.
O mercado de anúncios online, como a OLX, é o melhor termômetro para entender os valores reais pedidos pelos proprietários.
| Ano/Modelo | Valor Médio (Tabela FIPE – Referência) | Valor Médio (Mercado Real – Bom Estado) | O que muda? |
| 147 C/CL (1985/1986) | R$ 4.500 – R$ 5.500 | R$ 15.000 – R$ 25.000+ | A FIPE não reflete o valor de um clássico. O mercado real paga pela conservação e originalidade. |
| 147 Rallye (Ex: 1980) | Não consta (muito antigo/raro) | R$ 25.000 – R$ 45.000+ | Raridade, apelo esportivo e peças de acabamento únicas elevam muito o preço. |
| 147 Pick-up (Ex: 1986) | ~ R$ 5.500 | R$ 12.000 – R$ 30.000+ | A versão de trabalho costuma estar mais desgastada, mas modelos conservados são valorizados. |
Afinal, ainda vale a pena ter um Fiat 147?
Sim, mas com ressalvas. Vale a pena se você entende que está comprando um clássico, e não um carro moderno.
Os pontos positivos são muitos: é um ícone, de consumo e manutenção relativamente baixos (peças de mecânica ainda são encontradas), tem ótima estabilidade e é muito divertido de dirigir.
É o “xodó” perfeito.
No entanto, há desafios. O principal inimigo do Fiat 147 é a ferrugem. A lataria exige atenção constante.
A restauração de um carro nesse nível pode ser caríssima. Além disso, a transmissão, embora robusta, pode ser imprecisa, e os freios… bem, são dos anos 70.
Investir em um Fiat 147 em 2025 é investir em um hobby. Se você quer um carro para usar sem preocupações, talvez ele não seja a melhor escolha. Mas se você quer um projeto, uma paixão de fim de semana e um carro que vira pescoços por onde passa, vá em frente.
O que considerar ao escolher seu Fiat 147 usado

Pronto para garimpar seu Fiat 147? Calma! Antes de fechar negócio, preste atenção a estes pontos cruciais.
A dica de ouro é: fuja de carros muito baratos que prometem “fácil restauração”. Muitas vezes, o “barato” esconde uma estrutura comprometida pela ferrugem, e o custo do conserto inviabiliza o projeto.
É preferível, na maioria das vezes, pagar mais caro em um carro que já esteja “pronto” ou muito bem conservado.
Checklist rápido ao avaliar um Fiat 147:
- Estrutura e Ferrugem: Olhe por baixo do carro, caixas de roda, assoalho, longarinas e “torres” da suspensão. A ferrugem aqui é um péssimo sinal.
- Motor: O motor Fiasa é conhecido pela durabilidade. Verifique se há vazamentos de óleo, fumaça excessiva no escapamento e ouça o barulho do motor.
- Transmissão: Engate todas as marchas. Arranhões ou dificuldade para engatar podem indicar desgaste.
- Originalidade: Se o seu objetivo é a “placa preta”, verifique se os acabamentos, rodas, emblemas, rádio e interior são originais daquela versão e ano.
- Documentação: Confira se o chassi bate com o documento e se não há débitos ou restrições.
Na OLX, você encontra o Fiat 147 que sempre quis
O Fiat 147 é mais do que um carro; é um capítulo da nossa história. De carro popular a ícone cult, ele prova que tamanho não é documento.
Seja você um colecionador em busca de um Rallye impecável, um entusiasta querendo um Spazio para curtir o fim de semana, ou alguém buscando uma Pick-up charmosa para pequenos fretes, a jornada para encontrar seu clássico começa com uma boa pesquisa.
Na OLX, você encontra centenas de anúncios de Fiat 147 de todos os anos, versões e estados de conservação, em todo o Brasil.
É a sua chance de comparar preços, conversar diretamente com os proprietários e encontrar aquela joia rara que parece estar esperando por você.
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