O contato com o cliente é fundamental para criar uma relação mais próxima com ele, seja para tirar dúvidas ou para trocar informações e fechar uma negociação. Mas ainda é preciso cuidar de outras tarefas na gestão de uma loja ou concessionária, não é mesmo? Por isso, é importante investir na automação do atendimento no WhatsApp.
Já imaginou quanto tempo pode ser perdido no seu dia e no da sua equipe de vendedores, apenas para responder questionamentos básicos nessa plataforma? Em um momento em que a tecnologia ganha cada vez mais importância, é essencial utilizá-la a seu favor. Automatizar tarefas mais repetitivas e burocráticas pode representar ganhos significativos em produtividade.
E uma das formas de se fazer isso é investindo na automação do atendimento via WhatsApp. Mas você sabe o que é necessário e como executar isso para alcançar os resultados esperados? Continue a leitura deste artigo para entender as vantagens de automatizar o contato com os seus clientes!
O que é a automação de atendimento WhatsApp?
A automação de atendimento no WhatsApp nada mais é do que explorar os recursos disponíveis na plataforma, a fim de realizar um contato automatizado com o cliente. Em vez de ficar horas e mais horas para responder perguntas simples e até repetitivas, é possível facilitar o trabalho de quem estiver cuidando do canal, ganhando tempo e precisão nas suas respostas.
Como implementar a automação do WhatsApp?
O primeiro passo para efetuar o atendimento automatizado nesse aplicativo é baixar a versão dele para negócios. O WhatsApp Business é a ferramenta mais indicada para realizar a automação. Essa ferramenta consegue obter informações mais relevantes, além de ter um recurso para administrar melhor o envio e o recebimento de mensagens.
Indicadores e Métricas
Primeiro, na versão pessoal você não teria acesso aos indicadores e métricas que podem ajudar a melhorar o seu desempenho. Além disso, com o aplicativo específico, é possível adicionar a localização da sua loja física ou o seu catálogo. O WhatsApp Business também permite a divisão dos seus contatos por etiquetas, o que pode ajudar a definir para quem enviar qual mensagem, isso é ideal para a segmentação.
Respostas rápidas e mensagens automáticas
O WhatsApp Business é excelente para agilizar o atendimento e conta com duas funções relativas a isso: as respostas rápidas e as mensagens automáticas. A primeira funcionalidade é uma série de atalhos para acelerar o tempo de resposta ao digitar uma mensagem. Já a segunda opção garante que, mesmo com os vendedores ocupados, o consumidor não fique sem resposta, além de oferecer soluções para as dúvidas mais frequentes e básicas de forma automática.
Promoção do canal de contato
A automação do atendimento no WhatsApp ainda possibilita a divulgação adequada do canal do seu negócio dentro do aplicativo. O método mais tradicional para adicionar um contato é salvar o número na lista, certo? Não se trata de uma missão impossível, mas você pode otimizar ainda mais a experiência do consumidor disponibilizando um link direto para a conversa com o seu perfil. Com a divulgação certa, tudo pode ser feito em apenas um clique.
Não criar grupos com seus clientes
Saber utilizar a plataforma correta também vai auxiliar na automação do atendimento. Um exemplo disso é não criar grupos com os seus contatos, mas sim aproveitar o recurso da lista de transmissão. Essa funcionalidade permite o envio de múltiplas mensagens simultâneas para a sua base e gera conversas individuais com os usuários. É uma alternativa menos invasiva de se comunicar, que também pode ser segmentada e automatizada.
Sempre busque por melhorias
A rapidez nas respostas é um aspecto fundamental, pois evita uma experiência negativa para o cliente. Recursos como respostas rápidas e mensagens automáticas são opções para não deixar o usuário esperando por muito tempo. De qualquer forma, é muito importante sempre acompanhar o tempo médio de retorno e assegurar que quem entrou em contato não ficou desatendido.
Quais as vantagens da automação de atendimento no WhatsApp?
Mas, afinal, por que investir na automação do atendimento no WhatsApp? Ainda não sabe como isso pode ser benéfico? Confira os motivos a seguir e não perca tempo!
Economia de tempo
Economizar é a palavra-chave para ter um melhor resultado financeiro, certo? Porém, nem sempre isso significa a economia direta de recursos financeiros, pode se tratar de tempo. E a ideia é justamente permitir que os vendedores da sua loja ou concessionária não desperdicem muito tempo fazendo contatos mais frios ou respondendo perguntas básicas e rotineiras.
Satisfação do cliente
A automação no WhatsApp pode ser feita de modo tão eficiente que o cliente nem mesmo vai notar que está conversando com uma máquina. Afinal, ele prefere ter uma resposta prática e rápida, de forma automática, do que não esclarecer sua dúvida por horas, enquanto aguarda que alguém o responda. Esse tempo mais rápido significa mais satisfação e confiança do cliente.
Maior produtividade
Quando os vendedores deixam de passar horas apenas para responder dúvidas básicas, eles podem usar esse tempo de modo produtivo. Ou seja, criando estratégias que possibilitem fechar mais negócios, por exemplo. Quanto mais tempo livre, melhor pode ser o uso de técnicas que garantem a conversão no contato com o cliente.
Geração de oportunidades de negócio
Se a divulgação é feita corretamente no canal e a automação funciona com eficiência, a tendência é que mais oportunidades apareçam com frequência. O objetivo é que compradores em potencial se interessem pelas suas ofertas e entrem em contato via WhatsApp. Isto é, mais vendas podem acontecer sem a atuação direta dos seus vendedores.
A automação do atendimento no WhatsApp é um passo importante na digitalização dos processos internos de qualquer negócio. É uma maneira de otimizar o seu tempo e de toda a equipe. Tudo isso sem perder em qualidade e eficiência, garantindo que a experiência do seu cliente ainda seja positiva, e ele continue em contato para eventualmente fechar o negócio.
Agora que você já sabe como a automação de atendimento no WhatsApp pode ser benéfica para o seu negócio, o que acha de conferir outras dicas que podem ser muito úteis? Assine a nossa newsletter, receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada e se mantenha atualizado!
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