A implementação do documento digital do carro afetou positivamente a venda de veículos — tanto novos quanto usados. Afinal, com a chegada deles, os procedimentos antigos que já eram conhecidos por todos foram modificados.
Os documentos digitais dão mais segurança e praticidade para ambos os lados da negociação. Contudo, é importante conhecê-los a fundo para não ter problemas na hora de fazer uma transferência e evitar a perda de vendas por esse motivo.
Pensando nisso, nós resolvemos ajudar você com este artigo. Nele, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o documento digital do carro. Continue a leitura para saber mais!
Quais são os principais documentos digitais dos carros?
O início de 2021 foi um divisor de águas quando o assunto é documento digital de carro. Apesar de o sistema ter sido implementado em muitos estados desde 2018, apenas neste ano ele foi disseminado aos demais.
Basicamente, temos dois documentos principais que passaram a ser digitais. O primeiro é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e), sobre o qual discorreremos com mais detalhes nos próximos tópicos.
O outro mais utilizado é a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e). Ambos surgiram para substituir os antigos CRLV e CRV, podendo ser acessados por meio de um aplicativo desenvolvido pelo próprio órgão regulador do trânsito.
Essas novidades surgem na esteira da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que já é uma realidade para muitos brasileiros. Elas mexeram muito com o mercado de compra de carros, e quem atua nesse segmento precisa se atentar a essas alterações.
Como funciona o CRLV?
O documento digital de carro mais conhecido é o CRLV-e. Basicamente, não existem diferenças em termos de informações que constam nele ou na sua versão física. Logo, não passa de uma versão digital do documento já conhecido pelo especialista em carros. Junto à CNH digital, ele compõe o CDT.
Assim como ocorria na versão física, o CRLV-e é emitido pelo DETRAN do estado de origem do veículo, concedendo o direito de trafegar por todas as vias existentes no país.
Como emitir o CRLV-e
Para emitir o CRLV-e é fácil, basta seguir os seguintes passos:
1º passo – Separe o antigo Certificado de Registro de Veículos (CRV), que é o documento utilizado na transferência do carro.
2º passo – Faça o download do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT). E atenção: tenha cuidado para baixar o aplicativo oficial, elaborado pelo SERPRO.
3º passo – Ao abrir o aplicativo, informe o CPF para ter acesso à carteira digital
4º passo – Em seguida, clique no botão Veículos e, em seguida, adicionar CRLV
5º passo – Depois, digite o número do Renavan e o código impresso no CRV
6º passo – Feito isso, seu CRLV-e será emitido e estará pronto para ser compartilhado.
Caso você ainda não tenha a CNH digital, é preciso logar na página de serviço do Governo Federal para ter acesso ao documento.
Quais são as vantagens do CRLV digital?
Quando a digitalização de documentos invadiu o mercado de venda de veículos, percebemos alguns benefícios muito interessantes. Quando se trata do CRLV-e, temos que destacar pontos de muita importância. Veja quais são eles!
Facilidade para renovação
Um dos benefícios mais interessantes dos documentos digitais é a facilidade na renovação. Antigamente, o proprietário precisaria pagar o seu licenciamento e esperar alguns dias para o documento novo chegar. Dependendo da cidade, esse prazo poderia ser de até 15 dias.
Assim, o condutor precisaria andar com o comprovante de pagamento no carro para apresentar em caso de uma abordagem policial. Com o CRLV-e, isso acabou! A partir do momento em que o pagamento é feito e processado pelo banco, o documento já é disponibilizado para emissão.
Dispensa de circular com o documento impresso no carro
Não é mais necessário ter o documento mantido no carro como antigamente. Como ele funciona por meio de um aplicativo, basta apresentar à autoridade policial em caso de abordagem.
Esse benefício é muito interessante para aqueles que gostavam de tirar o documento do carro quando estava estacionado. Era comum ocorrer o esquecimento ou até mesmo a perda do CRLV. Quando isso acontecia, a pessoa precisaria solicitar outro e aguardar até o documento chegar, pagando uma taxa para a emissão da segunda via.
Com o documento digital do carro, esse problema é totalmente resolvido. Afinal, ele pode ser acessado diretamente do seu smartphone. Basicamente, é como se estivesse na palma da mão do seu proprietário.
Possibilidade de acessar em qualquer lugar
Com o documento digital do carro, é possível acessá-lo em qualquer lugar, o que também facilita na hora da venda do veículo, especialmente quando feita à distância. O vendedor pode, por exemplo, encaminhar uma foto da tela para o interessado conferir a procedência do veículo, a existência de multas e débitos etc.
Assim, o cliente tem acesso a todos os dados de forma simples, ou seja, ele fica mais tranquilo na hora de comprar o carro, podendo inclusive adquirir veículos de outros estados.
Economia com impressões e postagens
Por fim, o CRLV-e também gera redução de custos para quem tem carro, principalmente para os vendedores. Afinal, não será mais necessário pagar o custo da emissão e da postagem do documento. Além disso, essa inovação contribui para a preservação do meio ambiente. Afinal, muitos desses documentos são descartados de forma incorreta na natureza após perderem a validade.
Como os documentos digitais mudaram o processo de vendas de veículos?
Sem dúvidas, os documentos digitais mudaram muito o processo de vendas de veículos. Quem tem uma revenda especializada nesse tipo de comercialização ou pretende vender um carro específico precisa ficar atento a essas mudanças.
Uma dica é verificar todo o seu estoque e analisar se existe algum carro que necessita do cadastramento para a emissão dos documentos digitais. Além disso, é importante ter em mente que a existência desses elementos não elimina alguns procedimentos de segurança na venda de veículos.
Por exemplo, apesar de o documento de transferência ser digital, ainda é necessário o reconhecimento de firma do comprador e do vendedor durante o processo. Isso garante a validade jurídica do próprio documento, assegurando a transação para ambas as partes.
Nesse sentido, o foco principal da digitalização é acabar com a emissão do documento impresso, tornando o processo mais ágil para todos os envolvidos na negociação, bem como facilitando o acesso a eles.
Por fim, podemos concluir que o documento digital do carro é uma novidade que veio para ficar. É muito provável que, com o passar do tempo, essas inovações se tornem ainda mais presentes no dia a dia de quem trabalha no segmento de venda de veículos. O foco é sempre tornar o processo mais simples, seguro e prático.
Gostou deste conteúdo? Então, que tal conhecer o Conecta Autos 2021, um evento que tratará das principais novidades e atuais impactos que elas gerarão no mercado de automóveis. Acelera pro Conecta Autos!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.