Com a transformação digital em vendas, o olhar e o comportamento do consumidor mudaram, e você precisa mostrar que pode ajudá-lo como parceiro, não mais como um simples vendedor de veículos.
O acesso democrático à tecnologia e a expansão cada vez maior da internet estão permitindo novos modelos de comércio. Estão envolvidos os bens de consumo, serviços, casas e apartamentos, e está se tornando também o novo normal nas vendas de carros.
Para não ficar atrás da concorrência, é preciso mergulhar nesse novo modelo e conhecer as suas principais características e desafios. Descubra quais as mudanças mais importantes e como ter sucesso nessa jornada. Confira neste artigo.
Como a transformação digital muda as vendas?
Não restam dúvidas de que as vendas em ambiente digital tomaram impulso nos últimos anos e o caminho é, certamente, sem volta. As últimas barreiras de resistência dos consumidores vieram abaixo durante a pandemia.
Mas, para que o consumidor tenha uma boa experiência, é preciso que o setor de vendas passe pela transformação digital, afinal, hoje em dia praticamente tudo pode ser comercializado pela internet. Quem poderia imaginar que vender carros online se tornaria uma jornada digital tão satisfatória para todos os envolvidos?
Portanto, o processo de vendas de carro parte do princípio de que nem todo prospecto é um cliente em potencial. O desafio é chegar até o verdadeiro consumidor com inteligência. Você deixa de ser um vendedor e passa a ser visto como um aliado.
Como aplicar a transformação digital em vendas?
Para a transição ocorrer, líderes e time de vendas precisam estar em sintonia com um mesmo propósito, que é tornar a jornada do cliente única. Mesmo negócios tradicionais ou colaboradores experientes podem se tornar bons vendedores no mercado digital, basta estar aberto às mudanças e ter disposição para aprender um novo conceito em vendas.
Migrar para esse ambiente requer adaptações e um ajuste não só na estrutura do negócio, mas também na cultura corporativa. Afinal, pode haver alguma resistência dos profissionais de vendas, já que a empresa passa a operar baseada em tecnologia e automatização das atividades operacionais.
O vendedor não é mais a figura que detém todo o domínio do produto e do processo de vendas de um carro, por exemplo. Hoje em dia, o cliente tem acesso à informação de forma irrestrita em uma rápida busca pela internet, e quem aparecer para ele primeiro — com bom conteúdo, é claro — terá a sua atenção.
Quais são as principais dicas para vendas na era digital?
Claro que o processo de transformação digital em vendas de uma empresa não se resume a essas 5 dicas. De qualquer forma, elas são o alicerce para construir um negócio de sucesso, baseado nesse modelo online. Entenda.
Mudar a cultura da empresa
Não tem como falar em vendas digitais sem mudar a cultura da empresa. Como você bem sabe, o exemplo vem de cima, certo? Por isso, a liderança deve ser a primeira a adotar a nova mentalidade.
É preciso intensificar treinamentos e a capacitação, não só da equipe de vendas, mas do time de marketing, pós-venda, atendimento ao cliente etc. Nem sempre esse processo será simples, aliás, talvez esse seja mesmo um dos maiores desafios para a transformação digital em vendas. Porém, quando todos entendem que é a saúde corporativa que está em jogo, tudo fica mais fácil.
Focar a satisfação do cliente
Vendas de carro online precisam proporcionar para o consumidor uma experiência única e completa. Isso significa que, para fidelizar o cliente, ele tem que se sentir satisfeito em todas as etapas. Ou seja, o departamento de marketing deve mostrar o caminho, o vendedor tem que ser coerente com as expectativas dele e o pós-venda deve acompanhar as suas demandas.
Para atender a todas as exigências desse mercado digital e esse novo perfil de consumidor, muitas empresas criam um departamento de Sucesso do Cliente. A missão desse núcleo é literalmente essa, fazer com que ele tenha o melhor resultado possível com o produto e com a empresa.
Basear todas as ações em dados
Calma, isso não significa que você terá que jogar fora toda a experiência conquistada nesses anos de estrada. Contudo, esse conhecimento não deve ditar sozinho a direção do negócio — os planos de ação devem ser norteados pelos dados coletados e analisados por diversos recursos tecnológicos.
A análise de alguns indicadores, como histórico de performance ou taxas de conversão, deve ser usada para definir qual a melhor estratégia para ampliar as vendas ou para qual etapa do funil de vendas os esforços precisam ser direcionados, por exemplo.
Fazer uma boa gestão do time
O papel do responsável pela área comercial não é mais apenas cobrar os resultados de metas e sim estimular a criação de um plano de ação. Essa conciliação só é possível com um acompanhamento de perto e treinamento constante.
A transformação digital em vendas mostra que chegar ao objetivo passa a ser uma consequência de todo o trabalho desde o início e não mais até o fim em si. Assim, é possível gerar valor para os clientes e se manter competitivo no mercado.
O consumidor mudou, portanto, quanto antes você deixar claro que ele pode contar com a sua atenção, mais rápido ele se tornará fiel ao seu trabalho. Lembre-se: a concorrência também está passando por isso, e não é à toa que a OLX já é líder no segmento de vendas de carros online.
Buscar parceiros com conhecimento na área
É possível empreender do meio digital sozinho, claro. Só que contar com a experiência de quem já atua no segmento permite melhorar a sua presença no ambiente digital, além de facilitar a gestão e otimizar os resultados.
Pode parecer que o processo de transformação digital em vendas é algo distante e inacessível no momento, mas ele está mais próximo das empresas do que você imagina. Buscar informação de qualidade e ter bons parceiros são ações que facilitarão muito a transição. Então, hora de arregaçar as mangas e conquistar esse imenso mercado.
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