A taxa referencial é uma das taxas de juros que indicam o rendimento de aplicações financeiras e operações de crédito. Ela é importante para calcular investimentos, remuneração do saldo do FGTS e atualização de financiamentos imobiliários. Veja abaixo mais detalhes sobre a TR, como calcular a taxa referencial e no que ela impacta.
O que é taxa referencial?
A taxa referencial, como o próprio nome sugere, é um número que serve como referência para calcular o rendimento de alguns investimentos e ajustar valores de financiamentos imobiliários e títulos de capitalização ao longo do tempo.
Além disso, a taxa referencial também é um índice corretor de investimentos, como o saldo do FGTS, por exemplo, que rende uma taxa referencial anual, e em alguns casos pode ser parâmetro para o índice de inflação monetária.
A TR foi criada em 1991 com a finalidade de ajustar a hiperinflação que assombrava o país na época. Ou seja, ela funcionava como uma taxa Selic, um índice de referência que guiava a economia brasileira, e regulava o poder de compra das pessoas. Só em 1991 que ela foi substituída pela taxa Selic.
Como é calculada a taxa referencial?
Quem calcula a taxa referencial é o Banco Central, com base nos juros dos títulos públicos, ou seja, no valor da Taxa Básica Financeira (TBF). Mas, para chegar ao número final, é necessário aplicar duas fórmulas nesse cálculo. A boa notícia é que o Banco Central tem uma calculadora da TR que permite consultar o seu valor em determinado dia, disponibilizada no site da instituição (veja aqui).
A Taxa Referencial é medida diariamente e, ao final do mês, dá origem a duas variações da TR: a diária e a mensal. A TR mensal é a soma de todas as TRs diárias do mês. Então, se você quer saber quanto está a taxa referencial hoje, acesse o site do Banco do Brasil.
O valor da taxa referencial estava zerado desde 2017, mas a partir de dezembro de 2021 a Selic chegou a 9,25%, o que causou um aumento da TR. Dessa forma, a taxa referencial em 2021 foi para 0,0436%. Sendo assim, para saber se a taxa referencial vai subir, é preciso ficar de olho na taxa Selic também.
No que a taxa referencial impacta?
A TR funciona de formas diferentes, a depender do tipo de investimento ou operação financeira. Veja abaixo como ela opera em cada caso:
Poupança
Uma métrica fundamental para calcular o rendimento da poupança, um dos investimentos mais comuns em todo o território nacional. De acordo com o Banco do Brasil, quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, ela rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial para Pessoas Físicas. Quando é igual ou menor a 8,5%, rende 70% da meta Selic + TR.
FGTS
Como essa reserva financeira dos trabalhadores se ajusta de acordo com o mês, seu cálculo é feito através de uma soma de 3% do valor do juros anual mais a taxa referencial. Com o aumento da TR, também aumenta o rendimento do saldo do FGTS.
Financiamentos imobiliários
Nos casos de modalidades de financiamento atrelados à TR, como é o caso do Sistema Financeiro de Habitação, da Caixa, ela atua como base para reajuste do valor a ser pago ao banco, o que significa um aumento na parcela em questão.
Veja também:
- PIS/PASEP: o que é, quem tem direito e como consultar
- Renda fixa e Renda variável: qual a diferença?
- Imposto de renda atrasado: o que fazer e como declarar
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.