Depois de economizar dinheiro, o investimento é a próxima etapa para atingir um planejamento financeiro de sucesso, mas qual escolher: renda fixa ou renda variável? Nesse artigo você vai descobrir o que é e como funciona cada um, suas diferenças e como declarar as duas rendas.
Saber a diferença entre os investimentos de renda fixa e variável é muito importante para definir o rendimento e o risco que você vai assumir na hora de aplicar a sua grana. Por isso, acompanhe nosso artigo até o final e compartilhe com aqueles que buscam ter organização financeira para sair do vermelho!
Saiba mais: Organização financeira: conheça 6 tipos de orçamento pessoal
Renda fixa: o que é e como funciona?
O que é e como funciona a renda fixa? Apesar do nome, esse investimento nem sempre garante rentabilidade fixa, mas define o prazo, a taxa de rendimento ou o índice usado para valorizar a grana investida de antemão. Dessa maneira, é possível seguir dois caminhos para definir o rendimento:
- O prefixado: o mais previsível, no qual o dinheiro vai render uma taxa exata e fixa
- O pós-fixado: onde a taxa de rendimento varia de acordo com algum indicador, como o CDI ou a inflação.
Em linhas gerais, quando você compra um título de Renda Fixa, você está emprestando dinheiro para quem emite o título, seja um banco, uma empresa ou até mesmo o governo. Para compensar, você recebe uma remuneração por um determinado prazo, na forma de juros, correção monetária ou parcelas de amortização (que é a redução das dívidas).
Agora que você sabe como funciona e o que são investimentos em renda fixa, é bom saber que existem diferentes tipos de renda fixa, são eles:
- Poupança
- Tesouro Direto
- Certificados de Débitos Bancários
- Debêntures e Notas Promissórias
- Fundos de Investimento
Mas, qual renda fixa rende mais? Isso vai depender do propósito de cada um na hora que fizer o investimento, qual o montante investido e outros fatos variáveis. Por isso sugerimos usar um simulador de renda fixa antes de fazer a sua escolha.
Renda variável: o que é e como funciona?
O que são investimentos em renda variável? Diferente da renda fixa, a variável é mais instável e arriscada, porque não garante nenhum ganho fixo nem a devolução total da grana aplicada. Ou seja, você pode ganhar ou perder dinheiro já que o valor do ativo apresenta flutuações durante o período investido. A renda variável se valoriza ou desvaloriza de acordo com fatores como o tipo de empresa, a economia do país, taxa de juros, inflação, câmbio e as expectativas do mercado.
Por exemplo, na hora de resgatar a aplicação, o seu ativo pode valer metade do valor quando comparado ao mês que você investiu naquele ativo, e em alguns, você ainda corre o risco de perder tudo. Por essa razão, não recomendamos esse tipo de investimento para quem está em busca de uma reserva de emergência, por exemplo, o que significa um retorno a curto prazo.
Agora que você já sabe o que é renda variável, vamos para os tipos de renda variável:
- Ações e Derivativos negociados na Bolsa de Valores
- Fundos de ações
- Fundos Multimercados
- Ouro
- Câmbio
Renda fixa x Renda variável: qual a diferença?
O risco e a rentabilidade são as principais diferenças entre a renda fixa e a variável. A fixa é mais indicada para quem não faz investimento de alto risco e que se sente mais seguro quando existem regras de rendimento pré definidas. É uma boa escolha para quem quer iniciar uma reserva de emergência, por exemplo. Já a renda variável, apesar de ser mais rentável que a renda fixa (quando o ativo não se desvaloriza), está mais suscetível à perda total em curto e médio prazo.
Dúvidas frequentes
Como declarar renda variável?
O fundo de renda variável é um tipo de investimento que deve ser declarado mesmo em caso de prejuízos, porque você tem chances de abater os valores perdidos de eventuais lucros em anos-calendários futuros. Para isso, comece juntando os documentos para a declaração:
- Os valores de cada movimentação por mês
- Tipo de ativo e tipo de venda, além de Darfs
- Notas de corretagem
- Extratos de IR
- Informe de rendimentos da empresa referente aos pagamentos declarados e recebidos
Para declaração, clique na ficha específica para “Renda Variável”, depois preencha os valores de cada mês separadamente nos campos. Depois, escolha cada tipo de mercado para declarar os lucros e prejuízos de cada operação, separadas das de day trade. Por fim você terá acesso ao quadro consolidado com os valores de imposto devido, retido, a pagar e outras informações.
Como declarar renda fixa?
Alguns tipos de fundo de renda fixa são isentos de tributação, como é o caso de títulos como LCIs e LCAs. Mas isso não significa que eles estão isentos de serem declarados, pelo contrário. Confira abaixo como declarar investimentos de renda fixa no imposto de renda nos casos de títulos em carteira, títulos tributáveis na fonte ao longo do ano e títulos não tributáveis.
Para os títulos ainda em carteira:
- Vá na ficha “Bens e Direitos”
- Selecione o código 45 – “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)” e informe a localização
- Preencha o CNPJ da instituição onde foi investido o seu dinheiro
- No campo “Discriminação” selecione os detalhes do produto
- Depois coloque o saldo da aplicação nas duas datas: 31/12 do ano anterior e 31/12 do ano em que estiver declarando. Depois é só repetir esses passos para cada tipo de aplicação diferente
Para títulos tributáveis:
- Vá na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”
- Clique em “Novo” e depois selecione o código 06 – “Rendimentos de Aplicações Financeiras”
- Selecione o tipo de beneficiário (titular ou dependente) e informe o CNPJ da fonte pagadora
- Por fim, indique o valor do rendimento
Para títulos não tributáveis:
- Vá na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”
- Clique em “Novo”, em “Tipo de Rendimento” e depois a opção “Outros” na linha 26
- Preencha as informações referentes ao valor, CNPJ e descrição da aplicação
Veja também:
- Imposto de renda atrasado: o que fazer e como declarar?
- Planejamento semanal, mensal e anual: 3 modelos para imprimir
- Desafio 52 semanas: tabela de 2, 3 e 5 reais para guardar dinheiro
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.