Planejamento semanal, mensal e anual: 3 modelos para imprimir

Veja 3 modelos de planejamento para baixar e organizar sua rotina.
pranchetas organizadas em fundo roxo

O planejamento é uma forma de organização que ajuda a dar uma visão daquilo que deve ser realizado e de como será feito, seja uma meta (pessoal/financeira) ou apenas as tarefas rotineiras. Um bom planejamento vai guiar suas ações à realização desses propósitos, sem sobrecarregar outras partes da sua vida. Como essa pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, separamos 3 formas de se organizar para que você consiga escolher o que melhor se adequa à sua realidade, seja executando um planejamento semanal, mensal ou anual (também dá pra usar os três juntos!).

Além disso, também disponibilizamos três tabelas de planejamento para imprimir gratuitamente, uma para cada período. Para baixar é só clicar no botão que você encontra em cada tópico com dicas de como se organizar dependendo do esquema que você escolher (semanal, mensal ou anual). Confira!

Planejamento semanal

pessoa fazendo anotações em sua agenda
O planejamento semanal é para realizar tarefas rotineiras, ou atingir metas a curto prazo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O planejamento semanal, com horário ou sem, é indicado para quem deseja atingir metas imediatas, ou precisa organizar melhor a rotina da família ou pessoal devido ao acúmulo de tarefas. Com essa projeção por semana é possível aproveitar o máximo do tempo e cumprir todos (ou pelo menos a maioria) dos compromissos sem o sentimento de atraso ou estresse durante o final de semana.

Um quadro de planejamento semanal pode ser dividido por dias ou horários, fica à critério da sua meta ou objetivo principal. Se a meta for descansar no final de semana e não deixar o trabalho acumular, nossa dica é analisar quanto tempo você gasta por trabalho durante o dia e diluir ao longo dos dias úteis da semana. Lembre-se de separar alguns minutos para um descanso ou cuidado pessoal, como atividade física, arrumação da casa, alimentação e outros momentos de pausa. A partir dessa análise semanal da sua rotina, será possível dividir melhor o seu tempo e identificar quais atividades te ocupam mais energia física ou mental, e como isso interfere no final.

Para baixar nossa tabela de planejamento semanal para imprimir é só clicar no botão:

Planejamento mensal

calendário em fundo rosa
Esse planejamento é vantajoso para quem está se preparando para uma prova de concurso, por exemplo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O quadro de planejamento mensal é indicado para qualquer pessoa ou setor empresarial que deseja se organizar a partir de meses. Dessa forma, as metas e ações são definidas à médio prazo, o que significa que você terá algum tempo para se organizar. Ela é vantajosa para quem está se preparando para uma prova de concurso ou da faculdade, por exemplo, ou para aqueles que precisam controlar a alimentação e indicativos de saúde através de atividades físicas.

Mesmo já tendo se passado pouco mais da metade do mês, ainda dá tempo de montar o seu planejamento mensal 2021 colocando em cada mês a meta que deseja atingir, ou os passos necessários até chegar no objetivo final. Para você que vai prestar um concurso, veja quais matérias você precisa dominar até chegar no dia da prova e divida pelos meses restantes, por exemplo. Abaixo, separamos algumas dicas de como organizar sua planilha de planejamento mensal, olha só:

  1. Defina os objetivos e compromissos
  2. Determine suas prioridades
  3. Divida as semanas por tarefas ou blocos de tempo, vai depender do seu objetivo e de qual ferramenta irá usar na sua organização (planilhas, apps, cadernos)
  4. Analise e selecione os melhores dias para cada tarefa;
  5. Mantenha seu planejamento sempre à vista para não perder o foco

Para baixar nossa planilha de planejamento mensal para imprimir é só clicar no botão:

Planejamento anual

pessoa fazendo anotações em seu planner e calendário
Não perca o planejamento de vista: imprima, anote, crie um lembrete, só não deixe de visualizar com frequência o seu planejamento! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um planejamento anual 2021 é indicado para quem tem uma meta ou desafio a longo prazo, seja até o final do ano ou para os próximos anos. Além de ser útil para o dia a dia pessoal, ele é bastante usado por empresas e escolas e funciona a partir de uma avaliação do passado e do presente para, então, definir como será trilhado o caminho para os próximos anos. Por exemplo, se você é uma atleta e precisa focar em um treino para um campeonato no final do ano ou no próximo, esse tipo de planejamento é ideal. O mesmo vale para planejamentos financeiros, principalmente se a sua meta é investir no financiamento de um carro ou uma casa.

Mas, o que colocar no planejamento anual? E como fazer planejamento anual pessoal e empresarial? No caso do planejamento pessoal, nossa dica é seguir os seguintes passos:

  1. Defina seus objetivos de longo prazo: eles serão o norte do seu planejamento, a sua principal motivação, e podem ser financeiros, profissionais, educacionais, esportivos…
  2. Organize-se: descubra quais serão as próximas ações rumo à realização das metas. Aqui você pode usar planilhas, agendas, post its em um quadro ou aplicativos para te ajudar (ao final, disponibilizamos uma para baixar gratuitamente)
  3. Identifique suas habilidades pessoais e recursos materiais: esse passo é um resultado do autoconhecimento que vai determinar se o caminho até seu objetivo será longo ou curto
  4. Não perca o planejamento de vista: imprima, anote, crie um lembrete; mas não deixe de visualizar com frequência o seu planejamento

Já o planejamento anual empresarial pode ser construído de acordo com o tipo de atividade que o negócio exerce, mas abaixo nós selecionamos algumas dicas:

  1. Faça um balanço do ano anterior e identifique os pontos de melhoria
  2. Analise a situação do mercado atual ligado ao seu negócio e quais as projeções de especialistas
  3. Liste as variáveis do negócio e pense em alternativas para solucioná-las
  4. Defina os objetivos entre: centrais, complementares, globais e setoriais/individuais
  5. Projete gastos e defina o orçamento anual

Para baixar a tabela de planejamento anual para imprimir é só clicar no botão:

Usando as 3 tabelas

Ainda que você prefira se organizar com uma das tabelas, usar as 3 planilhas de planejamento ao mesmo tempo ajuda a ter uma visão melhor das suas metas e objetivos, já que elas se complementam. Utilize sua tabela de planejamento semanal para atividades que precisam ser cumpridas a curto prazo e que requerem atenção cotidiana. No caso do quadro mensal, insira apenas ações que precisam ser realizadas em médio prazo, mas que são importantes – logo elas entrarão no seu quadro semanal. Já no planejamento anual, prefira adicionar objetivos de longo prazo que não podem ser “perdidos de vista”, ou seja, que precisam estar visíveis para que semanalmente e mensalmente você esteja buscando alcançar tal meta.

Veja também:

Receba nossos conteúdos em seu e-mail