Como economizar dinheiro? Dicas para fazer ele durar mais

Veja dicas e formas de economizar dinheiro no Dicas OLX!.
Mulher guardando e economizando dinheiro.

O quanto de dinheiro tem sobrado na sua conta ultimamente? Sabemos que, para a grande maioria dos brasileiros, a resposta é: “bem pouco”. Mas, como economizar dinheiro ganhando pouco? Anotar suas receitas e despesas é o primeiro passo do planejamento financeiro que vai te guiar rumo às metas de vida que envolvem dinheiro.

E para te ajudar no processo de organização financeira, montamos um passo a passo de como colocar em prática esse tipo de planejamento e selecionamos dicas para economizar dinheiro a partir de um planejamento financeiro, seja ele pessoal, empresarial e familiar. O objetivo principal deste artigo é te ajudar a desenvolver um equilíbrio de ganhos e gastos para quitar as dívidas e ainda conseguir poupar uma grana, confira!

Conheça sua situação financeira 

Pessoa fazendo contas.
Colocar na ponta do lápis suas despesas e rendimentos é o primeiro passo para economizar dinheiro. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como economizar dinheiro sem saber quanto você, sua família ou empresa recebem todo mês e o quanto é gasto desse saldo? Os primeiros passos para saber onde e como começar o planejamento são:

  • Anotar tudo o que você recebe
  • Reunir todos os extratos de pagamento dos gastos fixos em um caderno ou planilha
  • Registrar gastos extras que costumam aparecer todo mês

Assim, você passa a conhecer sua situação financeira, além de se familiarizar com ela – ponto muito importante para saber se o seu padrão de vida é condizente com os seus ganhos.

Saiba mais: Planejamento financeiro pessoal, empresarial e familiar: como fazer?

Estabeleça metas e prazos 

Estabelecer os objetivos de vida que envolvem as finanças é o segundo passo para a organização financeira. Saber para onde você, cada membro da sua família ou sua empresa desejam estar no futuro ou o que pretendem adquirir é essencial para se manter fiel ao planejamento. Aqui, vale diferenciar o que são metas de curto, médio e longo prazo. Para entender um pouco mais sobre as diferenças entre esses períodos, é só conferir a explicação aqui embaixo:

  • Metas de curto prazo: são mais imediatas, como o pagamento daquela parcela que vai vencer no final do mês, por exemplo.
  • Metas de médio prazo: aquelas que demandam um pouco mais de tempo, mas não ultrapassam um ano ou dois; e podem incluir a compra de um carro ou uma viagem no final do ano, por exemplo. Para esses dois casos, guardar dinheiro por semana pode ser uma solução. Um método bem conhecido para isso é o Desafio das 52 semanas.
  • Metas de longo prazo: são as que demandam um esforço maior por mais tempo. A aposentadoria, o financiamento de uma casa e a transição de uma profissão para outra são alguns exemplos.F

Limite e controle das despesas 

Estabelecer suas prioridades e limitar seus gastos é essencial para quem quer organizar a vida financeira e economizar dinheiro. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois de saber quais são os gastos fixos e variáveis, vale fazer uma “limpa” no que não faz tanto sentido mensalmente. Nessa etapa, é importante rever determinados gastos para conseguir alcançar as metas estabelecidas. Gastos com delivery, muitas corridas em aplicativos de transporte, viagens frequentes e outros tipos de gastos podem ser reduzidos e adaptados para opções mais baratas, como comer em casa, usar o transporte público e fazer piqueniques em parques.

Economizar em gastos fixos também é uma maneira de poupar dinheiro mensalmente. Para saber como você pode aplicar isso na sua rotina, é só conferir os artigos que preparamos com dois tipos de despesas domésticas:

Como economizar água: confira 7 maneiras

Como economizar energia elétrica e reduzir o preço da conta de luz

Quite dívidas 

Sair do negativo e quitar as dívidas é um passo importante para alcançar as metas e prazos estabelecidos. A boa notícia é que, independente da dívida ser alta ou não, essa meta pode ser atingida através de regras e métodos de organização financeira.

A Regra 60-10-10-20, por exemplo, é um método que trabalha com 4 categorias e uma porcentagem maior para as despesas básicas: 60% da renda. 20% do orçamento é destinado para atividades de lazer e relaxamento, 10% investidos nas metas de curto e médio prazo e os outros 10% nas metas de longo prazo. Já o Método dos 6 potes é um orçamento pessoal que divide as despesas em 6 categorias: necessidades básicas, educação, diversão e lazer, liberdade financeira, poupança de longo prazo e doação. Para conhecer outras formas, é só clicar aqui:

Organização financeira: conheça 6 tipos de orçamento pessoal

Reinvente seus hábitos 

Mulher reformando seus móveis.
Reinventar as necessidades e a forma de consumo é a virada de chave na vida de quem deseja economizar. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O momento de se organizar financeiramente é também um momento de repensar hábitos e escolhas. Desenvolver ações mais sustentáveis no dia a dia e não comprar por impulso também são atitudes que ajudam a economizar. Reformar móveis, roupas e equipamentos, por exemplo, são formas de colaborar com o meio ambiente, além de aumentar a vida útil do produto.

A OLX, maior representante da Economia Circular no Brasil, é pioneira em reinventar hábitos de consumo. Inclusive, uma das nossas principais bandeiras é a compra de usados como alternativa que gera economia para quem compra, renda extra para quem vende e menos desgaste para o meio ambiente. Dessa maneira você auxilia o planeta a economizar os recursos naturais e energia não-renovável que são utilizados no ciclo produtivo – de quebra ainda melhora seu orçamento. Na OLX todo mundo sai ganhando! 

Saiba mais: Fast Fashion x Slow Fashion: como consumir de forma mais consciente?

Tenha uma renda extra 

Pessoa tirando fotos para vender produtos online.
Desapegar do que não utiliza é reinventar o modo de ganhar dinheiro. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ter uma grana extra para recorrer nos momentos de emergência é importante para evitar o cartão de crédito e diminuir o risco de iniciar o ciclo da dívida novamente. A renda extra também pode te auxiliar a atingir mais rápido as metas ou a ter mais dinheiro para guardar ou investir. 

Nesse aspecto, a OLX pode ser uma aliada no seu planejamento financeiro, já que disponibilizamos uma plataforma segura e gratuita para anunciar e negociar com os compradores. O primeiro passo é desapegar! Para isso, é necessário mudar o olhar sobre as coisas que se tem em casa e buscar manter apenas o que faz sentido na sua rotina. Dessa forma, você arrecada dinheiro extra com a venda de um produto parado que pode ser útil para outra pessoa.

Saiba mais: Renda extra na internet: como fazer uma grana com a OLX?

Invista seu dinheiro 

Até agora você já aprendeu o que fazer para economizar dinheiro, então o próximo passo é investir a grana para fazer render o seu esforço. Para isso, vale estudar os diversos canais de investimento antes de aplicar para não correr o risco de perder dinheiro. Portanto, pesquise um formato que se enquadre no seu perfil financeiro.

Empresas e corretoras especializadas também podem ajudar. Um título do Tesouro Direto tem mais liquidez do que um imóvel, por exemplo. Também é possível ter vários títulos prefixados e pós-fixados como Tesouro, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), CRIs (Certificado de Recebível Imobiliário) e assim por diante.

Utilize apps de finanças 

Utilizar a tecnologia a seu favor é um jeito de melhorar o planejamento financeiro. Baixar um app para economizar dinheiro é uma dica prática que otimiza o controle dos gastos e ganhos através da tela do seu celular ou desktop. 

Entre as diversas opções de apps de finanças, está o GuiaBolso [Android | iOS], indicado para organizar o que entra e o que sai da sua conta. Em apenas uma tela você tem acesso à sua conta bancária, ao cartão de crédito e a análises que o aplicativo faz. O Mobills é outro aplicativo de controle financeiro disponível para celular e desktop, bem popular no Brasil e com interface fácil e intuitiva.

Veja também:

Receba nossos conteúdos em seu e-mail