As mudanças que a chegada dos carros elétricos e o fortalecimento da Geração Z estão provocando no setor são o principal tema do NADA Show 2023. Promovido pela associação americana National Automobile Dealers Association, o evento anual é o maior destinado a concessionárias e vendedores independentes de carros no mundo, e a equipe da OLX estava lá, acompanhando tudo de perto.
Este ano foi realizado em Dallas (Texas – EUA), com a proposta de avançar em relação aos debates levantados na edição anterior, que ocorreu em março de 2022, em Las Vegas (Nevada). Reunindo profissionais da cadeia automotiva de todo o mundo, o NADA Show 2023 abriu as portas na quinta-feira, 26 de janeiro, e terminou no domingo, 29.
Rafaela Borges, correspondente OLX no NADA Show 2023, contou um pouquinho do que rolou nos dois primeiros dias do evento. Confira!
Dia 1: carros elétricos em pauta!
Alguns estados nos EUA se comprometeram a proibir a venda de novos modelos à combustão na próxima década e a maior parte das montadoras já trabalha com o plano de eliminar esse tipo de veículo, tornando sua produção 100% elétrica.
Isso significa que há a necessidade de acelerar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para tamanha mudança. O primeiro desafio é atender às necessidades dos consumidores, habituados a percorrer longas distâncias com seus automóveis, que têm autonomia de até 800 km. Em um elétrico, dificilmente o alcance passa dos 500 km, e o sistema de recarga em estradas ainda deixa a desejar.
A transição do mercado para carros elétricos ainda enfrenta os seguintes obstáculos, de acordo com especialistas presentes no evento:
- a mudança da relação com o carro gerada pela eletrificação e, em uma próxima geração, com o veículo de direção autônoma, pois há uma tendência maior à procura por aluguéis e assinaturas de veículos, em vez da compra;
- a redução dos pacotes de serviços convencionais, uma vez que modelos elétricos exigem menos manutenção. Isso significa uma adaptação na abordagem dos vendedores, uma vez que os serviços consistem em uma das mais importantes fontes de renda para as concessionárias.
- necessidade de adaptação na comunicação entre dealers e montadoras.
Mesa de abertura
Se na edição do ano passado do NADA Show o principal debate foi relacionado a convencer o cliente a comprar um carro elétrico, dessa vez o foco foi na mudança de comunicação entre concessionárias e montadoras. Esse tema foi o centro da mesa redonda de abertura do evento, que reuniu CEOs de franquias autorizadas de diferentes localidades.
Os dealers exigem das montadoras soluções para compensar a perda da receita com serviços, que será inevitável com a chegada do carro elétrico, e algumas respostas já estão a caminho para resolver essa questão.
A BMW, por exemplo, anunciou que pretende mudar o status de algumas tecnologias do carro, de itens opcionais para equipamentos por assinatura. Uma dessas features é o aquecimento dos bancos. Isso permitiria ao cliente assinar o serviço apenas durante o inverno e ainda geraria receita para os dealers.
As instalações físicas das concessionárias também foram um ponto de debate importante da sessão de abertura. Com a mudança no estilo de serviços, os espaços têm que ser não apenas repensados, mas revolucionados. Em vez de oficinas, por exemplo, a loja poderá passar a ter um centro de demonstrações de tecnologia.
Avenida Elétrica
Fora da sessão de debates, uma das atrações do NADA Show é a Avenida Elétrica, que também foi montada no ano passado para mostrar modelos à eletricidade e híbridos que se destacam pela tecnologia. Porém, enquanto em 2022 o espaço foi voltado à história e ao futuro da eletrificação, desta vez o foco foi a diversidade e inclusão.
O tema da Avenida Elétrica foi “Mulheres que estão desempenhando papel de liderança no processo de eltrificação”. Em um painel interativo, o participante podia conferir quem são essas mulheres em cada montadora e o que elas estão fazendo para que essa história se torne realidade.
Geração Z em debate
Um outro assunto comentado pelo evento foi como a relação da Geração Z com o automóvel é mais peculiar e desafiadora do que a de qualquer outra que veio antes. Os nascidos a partir de 1997 não conheceram o mundo antes das tecnologias digitais dominarem as relações sociais, trabalhistas e de consumo. E, nesse cenário, não é só a conquista desse cliente jovem que preocupa os dealers, mas também o papel desse grupo como força de trabalho. Estudos apontam que, em 2025, a Geração Z vai representar 27% da mão de obra nos Estados Unidos.
Porém, essa mão de obra não está tão interessada em um emprego no setor automotivo. Segundo a empresa especializada em RH Hireology, para convencer a Geração Z a ser força de trabalho para o setor, é preciso encarar a oferta de emprego como um produto, a exemplo de um carro. Esse produto precisa ser vendido com estratégias de marketing, que começam no anúncio da vaga.
“A Geração Z quer trabalhar. Ela apenas não quer uma relação de trabalho tradicional, que é aquela que você espera”, diz o CEO da Hireology, Adam Robinson. “Trata-se de uma geração mais ansiosa que o normal, um efeito colateral do turbilhão de informações que o mundo digital impõe”, ele completa.
De acordo com o executivo, ter programas que prezam pela saúde mental do contratado – e anunciar isso na oferta de emprego – é um diferencial determinante. Outro ponto que faz a diferença é ser uma empresa que valoriza a diversidade e a inclusão, uma questão fundamental para a Geração Z.
Como atingir o novo público
Assim como “comprar” uma vaga de emprego, é um desafio convencer a Geração Z a comprar um carro. Esse público, no entanto, é fundamental para o negócio, especialmente nos próximos anos. Enquanto os boomers (na faixa a partir dos 60 anos) vão perdendo força como consumidores, a Gen Z é o novo foco dos dealers.
Porém, a Geração Z não lê, muito menos responde e-mails. Adepta ao Tik Tok, ela é entusiasta dos vídeos. Por que então não usar essa ferramenta para atingir o público? Esse foi o tema de um dos workshops do primeiro dia do NADA Show.
A ideia é responder as dúvidas de clientes não com e-mails burocráticos, e sim com vídeos simples. Os conteúdos devem mostrar as principais features do carro, mas também precisam ser repletos de humor e criatividade, características fundamentais para prender a atenção do cliente, especialmente da Geração Z.
Personalizar o vídeo é outra estratégia imprescindível. O vendedor pode até criar um template para usar como base, mas tem sempre que dizer coisas como o nome do cliente em sua produção. As redes sociais de influenciadores que têm grande repercussão são um bom banco de dados para ideias sobre conteúdos criativos. Pensando nisso, na nossa plataforma da OLX é possível inserir vídeos em seus anúncios profissionais de automóveis com o intuito de gerar, cada vez mais, impacto positivo sobre a sua venda.
Dia 2: novos modelos de negócios
Com o fim da pandemia, desafios mais contemporâneos são a prioridade de concessionárias e revendedores independentes de veículos nos Estados Unidos. Entre eles, o principal é o crescimento dos negócios digitais. Esse foi o tema de destaque do segundo dia do NADA Show 2023.
Pelo segundo ano consecutivo, o NADA Show oferece o EV Solution Center. Trata-se de um lounge no centro de exposições com palestras e consultorias exclusivas para pequenos grupos sobre como lidar com os desafios e a grande mudança de direção que será imposta pela eletrificação.
Digital é prioridade
Nesta edição, o centro de exposições foi dominado por empresas de soluções digitais, que compuseram cerca de 70% dos estandes do NADA Show 2023. A digitalização de negócios e serviços é uma mudança real que vem sendo acelerada pelo sucesso da Carvana e outras empresas do gênero.
A Carvana promove a venda de carros usados de maneira 100% digital, da escolha à entrega, passando pelo pagamento. A empresa – e outras startups que seguiram o mesmo modelo – é uma grande concorrente para os setores de vendas de seminovos.
Porém, nas concessionárias e revendedores convencionais, a completa digitalização não está no horizonte. Estudos do Grupo 20 do NADA – um conjunto de autorizadas que se reúne para compartilhar ideias que façam a diferença para o negócio – mostraram que, cada vez mais, o cliente quer fazer o processo de compra digitalmente. Ver o carro usado de perto, no entanto, ainda é fundamental e determinante para a consolidação da compra. A diferença está no engajamento.
Novas ferramentas que vêm sendo usadas pelo Grupo 20 possibilitam que o cliente tenha uma experiência 100% digital e passe muito tempo explorando o modelo de veículo online. Assim, é o consumidor que, com todos esses dados à disposição, escolhe o momento em que quer falar com o vendedor, não o contrário.
Essas ferramentas e métricas também têm sido fundamentais para que a empresa vendedora possa reconhecer os gostos e preferências do consumidor. Isso permite entregar a ele um conteúdo mais personalizado sobre o veículo, o que aumenta a chance de sucesso na conversão de vendas.
Um dos pontos principais do NADA Show 2023, portanto, é melhorar a experiência do cliente no universo digital de compra de carros. De acordo com estudo da McKinsey Automotive, não é apenas no mercado de usados que o virtual vai sobressair. A empresa estima que, até 2025, mais de 25% do mercado global de veículos novos vai se tornar virtual.
Rafaela Borges
Jornalista/Colunista do segmento automotivo
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