Há alguns anos, era difícil encontrar consumidores que arriscavam ter um carro com câmbio automático. Muitos atribuíam tal ao custo elevado de manutenção e também ao maior consumo de combustível de veículos equipados com esse tipo de transmissão.
No entanto, as caixas foram ficando mais modernas e cada vez mais condutores passaram a enxergar com bons olhos a comodidade de descansar o pé esquerdo.
Por isso, neste artigo falaremos sobre o que é e como funciona o câmbio automático.
O que é câmbio automático?
O câmbio automático é um sistema de transmissão que faz as trocas de marcha de forma automática, sem a necessidade de intervenção do motorista.
Ao contrário do câmbio manual, em que você precisa pisar na embreagem e mudar as marchas manualmente, no câmbio automático o sistema detecta a velocidade e a necessidade do motor, ajustando a marcha de forma suave e precisa, sem interrupções bruscas.
Como funciona o câmbio automático?

O principal responsável pela ligação entre transmissão e motor é o conversor de torque.
As marchas, por sua vez, são definidas por um grupo de engrenagens planetárias — que “passam” o torque do propulsor para outras partes da máquina.
Assim, as trocas de marchas são feitas por meio de uma central eletrônica, de forma automática. Vale ressaltar que o funcionamento das caixas modernas é muito suave.
O conversor de torque funciona como uma bicicleta tandem, aquelas em que duas pessoas pedalam juntas.
Imagine que o motor do carro é a primeira pessoa, e as rodas são a segunda pessoa.
Quando a primeira pessoa começa a pedalar, no início a segunda pessoa pode não estar em sincronia ou ainda não estar pedalando.
Aos poucos, a força da primeira pessoa faz a bicicleta começar a se mover, e a segunda pessoa vai pegando o ritmo e começando a pedalar junto.
No conversor de torque, o motor gera a força inicial e, através do fluido dentro do conversor, essa força é transmitida de forma gradual para as rodas. Dessa forma, elas “pegam o ritmo” suavemente, sem trancos, e o carro acelera de maneira progressiva.
Ainda nessa analogia, no câmbio manual é como se você tivesse uma corrente entre a pessoa que pedala (motor) e as rodas. A embreagem seria o mecanismo que conecta ou desconecta essa corrente.
Ou seja, você faz as trocas de marcha manualmente, ajustando o nível de força que vai para as rodas. Assim, o motorista tem controle direto e precisa coordenar o momento certo para engatar e soltar a embreagem.
Outros tipos
Existem, ao menos, dois tipos de transmissão automática.
Uma delas é o câmbio automático do tipo CVT (do inglês, abreviação para Transmissão Continuamente Variável). Em vez das engrenagens planetárias, essa transmissão tem duas polias, usualmente ligadas a outra polia.
Dessa forma, diz-se que um câmbio CVT não tem um número de marchas definido. A relação é progressiva, mudando conforme a pressão aplicada pelo motorista no pedal do acelerador.
A outra é a caixa automatizada. Esse tipo de transmissão mantém todos os componentes de um câmbio manual, porém a embreagem é acionada por através de um computador.
No caso, as trocas de marchas são realizadas por atuadores eletrônicos.
O que são as letras no câmbio automático?
Normalmente, existem algumas letrinhas que denotam certas funções do câmbio automático na manopla. São elas:
- P: indica “Parking”, ou estacionamento em português. Indicada para quando o veículo estiver parado no trânsito ou quando você for estacioná-lo;
- N: neutro, que é justamente a posição neutra do câmbio. Assim como num carro manual, o carro fica desengatado nesta posição, espécie de ponto morto;
- R: esta é a posição utilizada pelo condutor quando ele precisa colocar o automóvel em marcha ré;
- D: Do inglês dirigir, é a usada para movimentar o carro para a frente.
Existem ainda transmissões que trazem outras letras, como L (para “Low”, usada em aclives acentuados) e S (“Sport”, que indica condução mais esportiva).
Diferença do câmbio automático e câmbio manual
Agora que já te explicamos o que é e como funciona um câmbio automático, ficou fácil de saber qual é a diferença dele para a transmissão manual, certo? Pois vamos lá!
O câmbio manual funciona com engrenagens para controlar o torque gerado pelo motor.
No entanto, o motorista precisa utilizar o pedal da embreagem para se “comunicar” com essas engrenagens. Após isso, é preciso selecionar na manopla qual é a marcha que pretende acionar.
Já o câmbio automático e o automatizado não necessitam de maiores esforços do condutor.
Leia também: Carros automáticos e usados até 50 mil: veja 10 modelos mais buscados
Vantagens e desvantagens do câmbio automático
Escolher um carro com câmbio automático pode trazer muito mais conforto, principalmente para quem enfrenta trânsito pesado diariamente. Mas, como tudo na vida, ele tem seus prós e contras.
Uma das principais vantagens, sem dúvidas, é o conforto na condução.
Não precisar trocar marchas constantemente é um verdadeiro alívio, especialmente em engarrafamentos e em trechos onde o trânsito para e anda a todo momento. O sistema faz todo o trabalho por você, deixando a direção mais fluida e simples.
Além disso, a maior fluidez nas trocas de marcha resulta em uma condução mais suave, sem aquelas engasgadas típicas de carros manuais.
Para quem está aprendendo a dirigir ou prefere uma experiência descomplicada, o câmbio automático é perfeito, com facilidade de uso incomparável.
Por outro lado, o sistema automático tem seus desafios. Um deles é o fato de que a manutenção é mais cara.
O câmbio automático é um sistema mais complexo, o que torna sua manutenção, e especialmente consertos, mais caros em comparação aos câmbios manuais.
Outro ponto importante é o desgaste de peças em modelos mais baratos.
Alguns tipos de câmbio — como os de conversor de torque, que costumam equipar carros mais acessíveis — podem apresentar problemas a longo prazo, especialmente se o veículo não for bem cuidado.
O Powershift da Ford, por exemplo, teve bastante notoriedade por problemas como trancos e superaquecimento.
Além disso, há o maior consumo de combustível.
A depender do modelo do carro, o câmbio automático pode manter o motor em rotações mais altas, o que resulta em um consumo um pouco maior em relação aos carros manuais, especialmente em situações de trânsito intenso ou em subidas frequentes.
Como usar o câmbio automático

Para quem nunca dirigiu um carro automático, a ideia de não trocar marchas pode parecer confusa no início. Mas, na prática, é super simples! Aqui vai um guia básico para você entender como operar o câmbio automático:
- Ligar o carro: sempre certifique-se de que o câmbio está na posição P (Park) antes de ligar o motor;
- Destravar a alavanca: com o carro ligado, pressione o pedal do freio para destravar a alavanca e movê-la para a posição desejada;
- Dar ré: coloque a alavanca em R (Reverse), mantenha o pé no freio e, ao liberar o pedal suavemente, o carro começará a se movimentar para trás;
- Dirigir: para seguir em frente, mova a alavanca para D (Drive). Agora, basta acelerar e frear conforme necessário. O câmbio mudará as marchas automaticamente de acordo com a velocidade e a carga do motor;
- Frear e parar: ao parar, mantenha o carro em D, segurando o pedal do freio. Se for parar por um período longo, coloque a alavanca em P para estacionar.
- Estacionar: depois de estacionar, mova a alavanca para P. Isso trava o câmbio, garantindo que o carro não se mova;
- Economizar combustível: evite acelerar demais em trechos urbanos. O câmbio automático pode ficar em rotações mais altas se você for muito agressivo no acelerador. Conduzir suavemente ajuda a economizar combustível.
- Resetar o câmbio: caso você sinta algum problema, como trocas bruscas, em alguns modelos é possível “resetar” o câmbio. Verifique no manual do carro como fazer isso, mas normalmente envolve desligar o motor, desligar a bateria e esperar alguns minutos antes de reconectar.
Problemas mais comuns do câmbio automático
Assim como qualquer componente mecânico, o câmbio automático pode apresentar falhas. Aqui estão os problemas mais comuns:
- Trancos e falhas nas trocas de marchas: se você sentir trancos durante as trocas de marcha, isso pode ser um sinal de desgaste nos componentes do câmbio ou problemas no sistema eletrônico;
- Superaquecimento: um dos problemas mais comuns é o superaquecimento, que pode ocorrer principalmente em modelos mais antigos ou mal conservados. O fluido do câmbio ajuda a evitar isso, então fique de olho no nível e qualidade desse óleo;
- Atraso na troca de marchas: se o câmbio está demorando muito para trocar de marcha, pode ser um problema no solenoide de troca de marchas ou fluido de transmissão baixo;
- Ruídos incomuns: barulhos estranhos, como zumbidos ou estalos, indicam que há um desgaste interno. Em casos assim, procure uma oficina o quanto antes para evitar danos maiores.
Cuidados que se deve ter com carros de câmbio automático

Existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados com o câmbio automático. Ao sair com o carro, por exemplo, engate o câmbio para a posição mais adequada para manobra (D ou R) e só aí solte o freio de mão. Dessa maneira, não há sobrecarga do conjunto.
Ao parar, acione o freio de mão antes de voltar com a alavanca para a posição P. Isso também serve para evitar desgastes. Evite ainda mudar posições com o carro em movimento, para não forçar a caixa.
Além disso, evite ao máximo a famigerada “banguela” — o ato de colocar o câmbio no neutro numa descida.
Em carros com transmissão automática, tal certamente não economizará nada de combustível e também causará desgaste prematuro dos freios por conta da inexistência do freio motor.
Por fim, não se esqueça de que o óleo do câmbio automático também deve ser trocado com periodicidade. As especificações vêm no manual do proprietário. Ah! E não custa nada lembrar: faça a troca dos fluidos com um mecânico de confiança.
Encontre o carro automático ideal na OLX
E se você está buscando um carro automático, a OLX pode ser o lugar perfeito para começar sua procura.
Temos uma enorme variedade de modelos, desde veículos com conversor de torque, que garantem uma condução mais suave, até opções mais modernas e econômicas.
Além disso, você pode encontrar carros usados em excelente estado, o que pode ser uma ótima alternativa para quem quer economizar.
Encontre o carro automático ideal para o seu perfil e seu bolso!

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
