Loja de carros online: passo a passo para abrir a sua!

Expandir seu negócio para uma loja de carros online é o primeiro passo para tornar seu negócio mais competitivo e rentável

como abrir uma loja de carros

Se você já atua no mercado automotivo, mas sempre quis saber como abrir uma loja de carros online e aumentar suas oportunidades, este é o lugar certo! Ampliar o potencial do seu negócio por meio da internet ou começar diretamente no digital é uma das melhores estratégias para potencializar a venda de automóveis.

Como esse setor se torna cada dia mais concorrido, você precisa encontrar opções para expandir as vendas e ampliar a base de clientes fiéis à marca. Para tornar a jornada ainda mais fácil, organizamos um guia completo, que vai mostrar quais as melhores ideias para abrir sua loja online. Continue a leitura e confira!

Afinal, quais as vantagens de abrir uma loja de carros? 

Hoje, vender carros tornou-se uma atividade ainda mais ampla e diversificada do que tempos atrás. Afinal, o surgimento da internet e de plataformas de anúncios proporcionou diversas opções e técnicas a revendedores, a concessionárias e a lojas especializadas. 

Atualmente, fala-se muito em construir estratégias multicanal, aproveitando todos os recursos disponíveis para entrar em contato com os consumidores. A ideia é atuar em sintonia entre eles, utilizando um diálogo amigável e alinhado ao público da marca.

Desse modo, a decisão de empreender nesse mercado permite conquistar uma série de benefícios e diferenciais. São eles:

  • contato direto com o cliente; 
  • mais espaço para exposição e estoque dos veículos
  • credibilidade e confiança;
  • profissionalismo; 
  • facilidade e transparência na negociação. 

E quando abrir uma loja de carros? 

Como bem destacamos, abrir uma loja de carros pode agregar muitos valores ao seu negócio, mas é possível obter sucesso também no ambiente digital. Há vendedores autônomos que alcançam êxito somente com as vendas online, e sabemos que não existe fórmula mágica quando o assunto é abrir um negócio, certo?

O objetivo é justamente entender que o mercado automotivo é muito mais dinâmico e amplo do que se pode imaginar. Então, por que não aproveitar cada canal disponível para a venda de veículos

Sendo assim, ao abrir uma loja de carros em sua região, é necessário considerar alguns fatores essenciais: 

  • perfil do público-alvo; 
  • necessidades do negócio (ter espaço para guardar os carros, aumentar as ofertas, exposição etc.); 
  • custos do estabelecimento (aluguel, reformas, contas, investimentos etc.); 
  • potencial comercial; 
  • demanda e oferta na região e o trabalho atual da concorrência.

Qual é o passo a passo para abrir uma loja de carros? 

Sabendo de tudo o que destacamos e definindo bem a estratégia de iniciar o negócio, vamos a um passo a passo de como abrir uma loja de carros tanto no formato físico quanto na modalidade digital. 

Assim como em qualquer outro estabelecimento comercial, o primeiro passo é consultar as regras e as exigências de seu município, conferindo se há alguma especificidade ou obrigação local para essa abertura. 

No entanto, de forma geral, abrir uma loja de carros requer basicamente os mesmos requisitos no país inteiro, conforme enumeramos a seguir. Confira! 

Processos burocráticos

Da mesma forma que ocorre com qualquer outro estabelecimento comercial, uma loja de revenda ou concessionária de carros requer um cadastro jurídico junto à prefeitura. Em outras palavras, você precisará de um CNPJ. 

Caso você já o tenha, é preciso atentar apenas às exigências e ao enquadramento legal em cada modalidade. Por exemplo, o MEI – apesar de obter um CNPJ – não tem permissão legal para revender carros, tendo em vista que a modalidade não disponibiliza um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específico.

Já para uma ME ou para o autônomo, as regras são diferentes e menos limitadas, porém, com outras taxas e obrigações inerentes, como a necessidade de contratar um contador. 

Enfim, hoje, todos esses processos costumam ocorrer de forma online, por meio dos sites oficiais dos governos e prefeituras, tanto para a emissão do CNPJ como para a adequação à modalidade escolhida. 

Depois, é preciso ir à prefeitura local para a emissão do alvará e outros documentos, caso necessário. Por fim, é importante também consultar o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária, para orientações sobre taxas e fiscalizações. 

Contratos de locação ou compra 

Comprar ou alugar um imóvel comercial para a revenda de carros também requer certa atenção e cuidado, muito além de fatores como a localização e a infraestrutura da região. 

Por exemplo, você terá que conferir o histórico do estabelecimento — se há dívidas ou multas em aberto e se o IPTU e outras taxas estão em dia — e avaliar com cuidado todas as cláusulas do contrato. 

Contratação de pessoal

Por fim, um outro fator que é preciso considerar ao abrir uma loja de carros é a contratação — ou não — de pessoal. Afinal, isso também engloba questões legais, desde o registro do funcionário até o cumprimento e declarações de suas obrigações. 

Quais são os documentos necessários para abrir uma loja de carros?

Assim como destacamos acima, o mais recomendado é realizar uma consulta junto à prefeitura local e orientar-se sobre as exigências e as documentações necessárias para abrir uma loja de carros em sua região. 

Porém, de uma forma geral, listamos algumas obrigações em comum em todos os cantos do país. São elas:

  • consulta de viabilidade de nome na Junta Comercial; 
  • NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas); 
  • CNPJ; 
  • alvará de funcionamento; 
  • Inscrição Estadual e Municipal (se preciso). 

Por que não focar unicamente a venda física de carros? 

Abrir um negócio no ambiente físico pode dar bons retornos, mas, com o crescimento do meio digital e as oportunidades que a internet apresenta, considerar abrir uma loja de carros online pode ser uma boa opção também.

Ao optar por esse modelo, você ganha em alcance, reduz muito os custos associados ao negócio e tem potencial de utilizar uma plataforma online para maximizar os lucros obtidos.

Ou seja, estar presente no universo digital e saber aproveitar melhor as possibilidades existentes vai gerar mais vendas e, com um trabalho bem direcionado, tornar sua loja a principal referência na região!

Como o ambiente digital impacta as vendas? 

Para diversos setores, a internet representa um aumento do potencial de visibilidade e de interação com o público-alvo. Isso significa ser possível mostrar seus automóveis para todo Brasil sem ter de tirá-los da loja. Com uma boa sequência de fotos, vídeos personalizados e um atendimento de qualidade, você alcança uma grande expansão de seus negócios por meio dessa ferramenta. 

Conforme recente pesquisa da Frost & Sullivan, aproximadamente 60% das vendas futuras de automóveis devem ser geradas via o ambiente digital, por meio de plataformas de anúncios, sites próprios, aplicativos de vendas ou com o uso das redes sociais. 

Esse fato significa que parte do sucesso de uma loja física depende diretamente de sua participação e presença virtual. Por isso, contar com uma infraestrutura específica para anunciar automóveis é fundamental na hora de entrar nesse meio. Continue a leitura e confira as principais vantagens de abrir sua loja de carros online!

Quais são as vantagens de abrir uma loja online? 

Para aproveitar da melhor forma possível o potencial da internet para o seu próprio negócio, é importante conhecer as vantagens que esse recurso oferece e as melhores formas de aproveitá-las.

Entender como explorar esses benefícios amplia as vendas e eleva a rentabilidade da empresa para um novo patamar. Veja mais.

Baixo investimento inicial

Para empreender no formato online, os custos são infinitamente menores em relação ao ambiente físico. Imagine, por exemplo, que você planeja uma expansão de sua loja. Se ela ocorrer fora da internet, é preciso alugar um espaço, obter os documentos junto à prefeitura, deslocar os veículos até essa nova localização, contratar funcionários e assim por diante. 

Já no meio online, como na OLX, você conta com a parceria de empresas já estabelecidas e consegue utilizar seus recursos e sua credibilidade para abrir o negócio com custos bem menores.

Funcionamento 24 horas 

Outra vantagem inegociável se refere à disponibilidade de seus anúncios. Enquanto, na modalidade presencial, você se prende ao atendimento no horário comercial, na internet, suas ofertas estão disponíveis sem intervalo e durante todos os dias da semana. 

Assim, não importa se os seus clientes estão olhando automóveis no final da tarde ou no período da madrugada: sua loja online de carros fica aberta 24 horas.

Alcance de consumidores qualificados

Quando se anuncia em uma plataforma como a da OLX, você expõe seus automóveis para um público diretamente interessado em adquirir esse tipo de bem. Isso significa que a chance de conversão é muito mais alta do que ao anunciar em um outdoor ou em qualquer recurso tradicional de divulgação.

Desse modo, sua loja não perde tempo com consumidores que precisam ser convencidos e se concentra em um grande público que já está qualificado para a compra. Assim, a negociação se torna mais simples, o cliente tem menos objeções, e as vendas mostram o quanto esse recurso impacta seu lucro.

Como anunciar um carro na OLX?

A OLX é uma excelente alternativa para vender mais veículos e montar sua loja de carros na internet, afinal, ela faz parte do maior grupo de classificados online do mundo. Nessa plataforma, você tem à sua disposição um ambiente com mais de 25 milhões de usuários, podendo negociar de forma ágil e fazer anúncios por meio de uma ótima infraestrutura de vendas online.

Para conseguir bons resultados, é possível utilizar alguns artifícios no seu planejamento de vendas. Assim, vale ter o máximo de informações viáveis dos itens que estão à venda, com boas fotos para facilitar a decisão do comprador e com os valores estimados de negociação do veículo.

Informações sobre marca, modelo, ano, quilometragem, câmbio e outras que julgar relevantes também oferecem mais confiabilidade e segurança aos compradores, aumentando as chances de um contato futuro.

Você ainda pode contar com o Plano Profissional da OLX, ideal para quem quer começar a própria loja de carros online. Por meio dele, tem acesso ao OLX PRO, diversos integradores para melhorar sua inserção de anúncios na plataforma, canal de atendimento exclusivo e muitos outros benefícios.

Ao usar esse upgrade em relação às opções gratuitas de anúncios, você conta com muito mais profissionalismo para vender seus carros e obter bons lucros nesse segmento com um potencial tão grande.

Quais são os cuidados com os clientes no ambiente online?

Existem boas práticas que devem ser tomadas para oferecer um bom atendimento ao cliente no ambiente online e evitar que ocorram problemas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que pode ajudar a interagir de modo correto e eficaz com os clientes da sua loja de carros online. Veja mais a seguir!

Determine os horários de atendimento

Ao abrir uma loja de carros online, é importante ter horários de atendimento bem definidos para evitar que o cliente se frustre quando não for respondido fora do horário. Além disso, você consegue ter uma organização melhor para evitar que ocorram problemas com a interação junto ao consumidor.

Por exemplo, suponha que um cliente entrou em contato fora do seu horário de atendimento, mas que não conste nenhuma informação em sua loja sobre qual é esse horário. Essa falta de conhecimento pode gerar insatisfação pela demora na resposta e acabar frustrando uma potencial venda.

Seja eficiente

Com certeza você já vivenciou situações de mau atendimento nos lugares onde faz compras. Portanto, não adotar as mesmas práticas tem potencial para ajudar a sua loja de carros online a conseguir obter bons resultados nas vendas e, consequentemente, gerar lucros maiores ao seu negócio.

Dessa forma, com a definição de horários, procure oferecer aos clientes um atendimento dinâmico e ágil. Defina um prazo para resposta a partir do momento da interação e cumpra esse tempo preestabelecido. Assim, você assegura que o consumidor fique satisfeito e potencializa a probabilidade de realizar mais vendas.

Documente os processos

A fim de assegurar segurança para você e o seu cliente, é importante fazer a documentação de todo o processo de negociação. Dessa forma, evita-se que aconteçam potenciais situações problemáticas e passa ao consumidor a sensação de que está negociando com uma loja de carros online séria e confiável.

Além disso, existem alguns padrões que podem ser adotados para garantir que o processo seja realizado de forma tranquila. Por exemplo, é recomendável não entregar o veículo sem a entrada do valor na conta, evitar pagamentos via cheque e utilizar plataformas de vendas que ofereçam boas soluções, como a OLX.

Viu como abrir uma loja de carros online pode tornar seu negócio mais competitivo no mercado e ampliar suas vendas? Todos os setores estão se adaptando ao ambiente online, e as empresas que migraram mais cedo aproveitam todo o potencial do digital. Então, não perca tempo e comece a investir em seu projeto agora mesmo!

Viu como anunciar em sua loja online é importante? Entre em contato conosco e confira quais Planos da OLX são mais adequados para o seu negócio!

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