As mudanças no setor automotivo estão a todo vapor a partir da necessidade de adaptação criada pelo contexto de pandemia, que predominou entre 2020 e 2021, impulsionando as concessionárias em meio digital. O Dark Dealer é um novo modelo de negócio que já estava em construção, mas vem tornando-se tendência para vendas de carros neste período pós-pandemia.
Para entender o conceito, podemos tomar como exemplo um segmento um tanto distante do automotivo, mas que tirou de letra as novas necessidades do consumidor, adaptando-se rapidamente ao contexto de um mercado digitalizado por meio do Dark Dealer: o gastronômico.
Restaurante, lanchonetes e fast foods dos mais diferentes tipos adequaram seus atendimentos para suprir a demanda frente ao isolamento social, ofertando as Dark Kitchens. Nada mais são do que empreendimentos que vendem comida estritamente pela internet. Desde a presença da loja, até cardápio, atendimento e venda, todas as operações são realizadas pelas plataformas digitais.
Assim, o público tem acesso a uma ampla variedade de refeições, sem precisar sair do lugar. No cenário pós-pandemia, essa estratégia continua valorizada, com demanda crescente a esse tipo de serviço por conta da facilidade que oferece ao cotidiano corrido de grande parte da população. Por outro lado, os restaurantes tradicionais, que atendem em estabelecimento, continuam firmes. Isso significa que o Dark Dealer não substitui os modelos de negócios que já existem, apenas apresenta uma proposta diferente, atingindo outro público.
Como isso se aplica ao setor automotivo? Diante do avanço das tecnologias e da relação cada vez mais próxima entre o público e as ferramentas digitais, em constante aprimoramento, compradores de veículos estão recorrendo à internet para pesquisar modelos à venda, encontrar vendedores e, até mesmo, efetuar a compra de veículos.
Isso pode ser comprovado pelas próprias pesquisas do Data OLX Autos: a média de anúncios de carros veiculados online teve um aumento de 31% entre 2021 e 2022. Esse dado é um reflexo do comportamento do consumidor. De fato, no primeiro trimestre deste ano, foram vendidos três carros por minutos pela plataforma da OLX Brasil, o que significa uma tendência do público em aderir ao Dark Dealer automotivo.
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Concessionária digital VS concessionária tradicional: qual a diferença?
Enquanto uma concessionária tradicional precisa manter um showroom, um espaço de atendimento, estrutura para receber e acomodar os clientes, uma equipe uniformizada e diversificada para estar frente a frente com perfis diferentes de compradores, a concessionária digital tem todo seu suporte na internet.
O Dark Dealer automotivo transporta toda a estrutura física ao ambiente virtual. Publicidade, atendimento, vendedores, exposição dos automóveis disponíveis, tudo transita pela internet, com capacidade de alcançar muito mais interessados a partir de uma equipe especialista em converter leads, isto é, potenciais compradores. A única preocupação cotidiana fora do meio digital é com o estoque de automóveis que a loja anuncia.
Nessa comparação, não há uma estratégia melhor do que a outra. O que podemos observar é um novo modelo de negócios para novos interesses que vêm surgindo entre os consumidores. Muitos ainda preferem a experiência presencial, enquanto outros tantos se confortam com a facilidade de realizar todos os processos da negociação através da tela, concomitante a outros afazeres da rotina.
Benefícios do Dark Dealer para o vendedor e para o comprador
O Dark Dealer no comércio de automóveis oferece vantagens para os dois lados da negociação. O comprador já reconhece estes benefícios, não à toa o e-commerce faz sucesso no ramo automotivo. Amplitude de opções de modelos e vendedores, agilidade na pesquisa e no atendimento, comparação de ofertas, flexibilidade de horário e quebra de barreiras geográficas são alguns dos fatores que atraem a clientela para a compra de automóveis no meio digital.
O empreendedor, por outro lado, alcança os seguintes benefícios com o Dark Dealer automotivo:
- Redução de custos com infraestrutura e manutenção do espaço.
- Menos burocracias para manter o negócio e contratar colaboradores.
- Amplo alcance de clientes, para além do raio local.
- Prospecção da marca pela força da presença digital.
- Facilidade operacional, por meio de tecnologias avançadas de gestão.
- Flexibilidade de adaptação, mapeando com agilidade as tendências do mercado.
- Tomadas de decisão assertivas, com o acesso a dados concretos e periódicos.
- Credibilidade frente ao cliente, oferecendo uma experiência de negociação facilitada.
Com as ferramentas certas e equipe especializada, o vendedor de automóveis conquista um espaço potente para acelerar seu negócio por meio do Dark Dealer.
Como aderir ao Dark Dealer e criar um negócio digital de venda de carros?
O primeiro passo para ocupar o espaço virtual com um empreendimento de Dark Dealer automotivo é conhecer as ferramentas e tecnologias disponíveis para firmar a presença da loja e alcançar compradores. Criar a identidade da marca e o tom discursivo da persona são iniciativas primordiais, que vão guiar a comunicação nas diversas mídias.
Assim, é possível definir os canais de posicionamento da loja, as redes sociais que serão alimentadas, a hospedagem do site para divulgar conteúdo, produtos, serviços e promoções, além de criar estratégias para ampliar o alcance da comunicação, como anúncios pagos e newsletter para lojas de carros.
Na verdade, muitas dessas ferramentas já são usadas pelas concessionárias tradicionais. A diferença é que será necessário criar um ambiente digital para o fluxo operacional da equipe, assim como para organizações de logística.
Tudo isso faz parte do movimento de fundamentar a existência do Dark Dealer. Todavia, para vender os automóveis e escoar o estoque, é importante contar com plataformas de anúncios especializadas, que apoiam o profissional com funcionalidades facilitadoras e que já tenham uma base de clientes consolidada.
A OLX representa hoje a maior plataforma digital de compra e venda de automóveis, sendo um exemplo de sucesso de Dark Dealer automotivo. A cada mês, em torno de 22,3 milhões de usuários navegam pela vertical de automóveis da OLX, todos potenciais compradores que já aderiram ao comércio digital e que buscam propostas inovadoras por parte dos vendedores.
Entenda como a OLX pode contribuir para que você crie seu próprio negócio digital de venda de carros no artigo: Planos Profissionais OLX: conheça funcionalidades e benefícios.
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