O mercado de revenda de motos já vinha apresentando um crescimento considerável nos últimos anos no Brasil, mas, mesmo durante a pandemia, os dados indicam que este setor não se intimidou com o risco de uma crise e seguiu ainda mais aquecido.
Conforme um levantamento da Fenabrave, a venda de motos cresceu cerca de 9% em 2021, comparado ao ano anterior. Sem falar que as expectativas são bem otimistas daqui para frente.
E se você já atua no setor ou quer trabalhar com revenda de motos, não deixe de conferir nossas dicas e informações úteis sobre como anda e o que se pode esperar desse mercado no Brasil. Vamos começar? Boa leitura!
Como está o mercado de revenda de motos no Brasil?
Para falarmos de números mais exatos sobre o mercado brasileiro de motos, só entre janeiro e abril de 2021, foram emplacados 300.243 novos veículos no país. Como já adiantamos, os dados da Fenabrave apontam para um crescimento de 9,11% nas vendas do setor, se comparado ao mesmo período de 2020.
O mesmo levantamento mostrou que o mês de abril foi o mais significativo, tendo apresentado um crescimento de 52% nas vendas.
Mas o que explicaria esse panorama? Bom, conforme os próprios especialistas da Fenabrave, existem alguns fatores que ajudam a entender melhor esse cenário. São eles:
- em abril, houve uma regularização na produção de motos no país;
- há uma tendência crescente pela busca de um meio de transporte “individual” durante a pandemia;
- as motocicletas se reforçaram como alternativa de trabalho (especialmente em serviços de entregas e deliveries) e transporte mais prático e econômico nas cidades;
- houve um aumento significativo nas pesquisas online por motos durante o mesmo período.
Quem é esse público e por que buscam motos como meio de transporte?
Como bem destacado, esse crescimento do mercado de revenda de motos não é uma novidade no Brasil. De alguns anos para cá, a facilidade de crédito e o aumento da produção nacional fizeram com que o veículo se tornasse uma alternativa ainda mais popular entre os brasileiros, com destaque para motos de baixa cilindrada.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado pela Agência Brasil, o país contabiliza cerca de 26,4 milhões de motos, com proporção de uma moto para 7,86 habitantes. Além disso, o número de motocicletas é maior que o de carros em 45% das cidades brasileiras.
Inclusive, um aspecto muito interessante foi o aquecimento desse setor em diversas regiões do Nordeste, que passaram a adotar a moto como meio de transporte principal em substituição aos veículos de tração animal, que ainda eram muito comuns nessas localidades.
No entanto, assim como outros setores do mercado automobilístico, a venda de motos também encarou mudanças no perfil do consumidor, principalmente por conta da chegada da pandemia.
Outros dados importantes sobre o perfil atual do consumidor de motos no Brasil podem ser percebidos em um levantamento da área de negócios Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre.
A pesquisa destaca que, entre todo o mercado nacional de revenda de automóveis, 20% tem optado pela compra de motos. E os principais motivos declarados por esse público seriam: a insegurança do transporte público em tempos de pandemia e o aumento do preço dos combustíveis.
Por fim, dados da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) mostram uma classificação nacional dos modelos de motos mais vendidos no país nos últimos anos. São eles:
- CG;
- Biz;
- CB;
- NXR;
- YBR.
O que se nota como oportunidade ao trabalhar com revenda de motos?
Para o lado do revendedor e das concessionárias, esse cenário aponta para oportunidades promissoras e com as melhores expectativas de venda.
No entanto, com todas as mudanças recentes e as incertezas sobre o futuro da pandemia, as estratégias dessa atividade precisam ser revistas e atualizadas, além de acompanhar as tendências do mercado.
Hoje, por exemplo, o conceito de concessionária no ambiente online é fator crucial no mercado automotivo, e quem já percebeu isso aproveita as inúmeras oportunidades que a venda de motos e carros pela internet pode proporcionar.
Só em junho de 2020, a OLX apresentou 13% de aumento nas buscas online por motos e de 43% na busca de acessórios para motociclistas.
Isso reforça não apenas que o setor de venda e revenda de motos está aquecido no país, mas também aponta como o consumidor está buscando esse tipo de veículo no mercado: pela internet.
Como se adaptar e fazer revenda de motos no mercado atual?
Agora, vale reforçar a ideia de buscar sempre por atualização constante sobre o mercado, suas mudanças e tendências. E isso engloba desde um melhor entendimento sobre como anda o setor até a busca por mais profissionalização sua e de suas equipes.
Para isso, listamos uma série de conselhos úteis que o revendedor de motos e carros pode incluir em sua rotina:
- traga o seu negócio para o ambiente online, especialmente para plataformas de marketplace;
- invista em planos profissionais para anunciar nesses sites;
- estude e analise o comportamento do consumidor, buscando focar em suas necessidades e seus desejos;
- aposte em diferenciais e ofereça experiências além da revenda de motos, como atendimento de qualidade, serviços extras, parcerias estratégicas, entre outras;
- invista em capacitação profissional. A OLX oferece o curso Olx Ensina, voltado exclusivamente para revendedores do setor automotivo.
Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o setor e as particularidades da revenda de motos no Brasil. E como bem vimos, o mercado se mantém aquecido mesmo ao longo da pandemia, o que estimula ainda mais oportunidades para quem já atua ou pretende investir na atividade.
No entanto, apesar dos dados promissores, vale reforçar a importância de acompanhar as tendências e mudanças no perfil de compras do consumidor para se obter ainda mais sucesso na área.
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