O Caoa Chery Tiggo 2 foi o primeiro grande projeto com a marca CAOA Chery a ser vendido no Brasil. Baseado no Celer e lançado em 2018, o crossover foi produzido em Jacareí (SP) até o fim de 2021 e saiu de linha oficialmente no ano seguinte.
Chamado de SUV, o Tiggo 2 sempre ficou posicionado de forma mais próxima aos hatches com pegada aventureira. Tanto é que tinha como principais concorrentes Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X, que também já saíram de linha, e o Renault Stepway.
Vale ressaltar que o crossover da Caoa Chery é um veículo que vem se mantendo em um patamar de estabilidade no quesito preços no mercado de seminovos e usados. Ou seja, uma boa compra para quem não está afim de perder tanto na revenda.
Por isso, elencamos alguns fatores que contribuem para isso e, ainda, para você saber se o Tiggo 2 é bom e atende suas necessidades. Continue aqui!
Design
O crossover da Caoa Chery é, como já mencionamos, baseado no Celer, sendo uma espécie de versão aventureira do hatchback que foi vendido no Brasil até 2018. Mesmo assim, a empresa sino-brasileira conseguiu fazer algumas modificações interessantes em termos de visual para distanciar o Tiggo 2 do “irmão” e agradar aos consumidores.
O modelo teve exterior e interior redesenhados, e apresenta uma evolução significativa ante aos lançamentos anteriores da Chery no Brasil. Por fora, por exemplo, tem visual que agrada aos olhos, sem nenhum tipo de exagero estilístico.
A grade dianteira, com pequenas colmeias, tem friso cromado que simula uma ligação entre os faróis de design conservador e a insígnia da fabricante ao centro. As colmeias também compõem o visual do para-choques, que casa muito bem com todo o conjunto.
As rodas de 16 polegadas passaram por pequenas mudanças ao longo dos anos. Têm desenho que casa bem com o veículo e acabamento polido. Na traseira, contudo, as lanternas (que poderiam invadir mais a tampa do porta-malas) são muito pequenas e unidas por um friso que acaba não combinando com os demais elementos. Mesmo assim, nada que comprometa.
Por dentro, o acabamento do Caoa Chery Tiggo 2 condiz com o preço, tendo bastante plástico duro. No entanto, tudo é muito bem encaixado e o visual traz certo requinte, sem excessos.
As saídas de ar são arredondadas nas extremidades e achatadas ao centro. A disposição da central multimídia (dependendo da versão) é boa e os botões, que ficam abaixo da tela de 8 polegadas, são bem acabados e têm bom funcionamento.
Os bancos também têm visual agradável, com revestimento parcial em couro e costuras alaranjadas. A disposição deles é um pouco mais alta, e isso pode agradar aos motoristas que gostam de dirigir em uma posição mais elevada – como a de um verdadeiro utilitário esportivo.
Dimensões e Capacidades
O Caoa Chery Tiggo 2 tem dimensões que agradam. Seu entre-eixos de 2,55 m garante bom espaço interno. O porta-malas também é digno de nota, com 420 litros de capacidade leva com tranquilidade a bagagem de toda a família.
O modelo tem ainda 4,20 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,57 m de altura. Tudo isso distribuído por 1,24 tonelada. Ah! Vale dizer ainda que o tanque de gasolina tem capacidade para 50 litros.
Desempenho
O crossover da Caoa Chery utiliza o motor 1.5 flex que rende 115 cv de potência máxima e até 14,9 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de 4 velocidades.
Vale frisar que o Tiggo 2 saiu de linha justamente por conta do propulsor. O 1.5 flex não atendia as novas regras de emissões e ruídos do Proconve e a Caoa Chery optou por não atualizar o motor. Até mesmo porque já tinha o 1.0 turbo do Tiggo 3x que, à época, vendia muito bem.
O conjunto mecânico do Tiggo 2 não é essas coisas para quem quer retomadas rápidas e um rodar tranquilo na estrada. No entanto, atende muito bem em ciclo urbano, especialmente nas opções equipadas com transmissão automática.
Recursos extras e segurança
Assim como a maioria dos veículos de empresas de origem chinesa, o Caoa Chery Tiggo 2 vem muito bem equipado. As primeiras versões do modelo já vêm de série com vidros elétricos, ar-condicionado, computador de bordo, bancos revestidos em couro e tecido e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Também dispõem de luzes diurnas de LED, monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, ajuste elétrico dos retrovisores, Isofix e freios a disco nas quatro rodas.
Configurações de topo mais recentes do Tiggo 2 vêm com atualizada central multimídia de 8 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, vêm com apoio de braço e área para armazenamento de objetos.
Conclusão
Para quem procura um crossover (hatch com “traços” de SUV, neste caso), o Tiggo 2 usado é uma excelente opção. Isso, principalmente, se você quiser um carro para rodar majoritariamente na cidade e fazer viagens curtas. Justamente por isso, e por seu bom porta-malas, o modelo também é uma boa alternativa para motoristas de aplicativo.
#MelhoresOfertasOLX
Na OLX, o veículo tem preço médio de R$71.900.
Veja mais:
- Ford Focus vale a pena em 2023? Confira análise completa e preço
- Melhores carros japoneses: Honda, Toyota e Nissan estão presentes na lista
- Nova kombi elétrica 2023 da Volkswagen: confira preço e ficha técnica
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.