Incerteza, imprevisibilidade e insegurança: essas são as ideias que definem o cenário atual de crise financeira, pois descrevem o sentimento de muitos dos nossos leitores. A preocupação está em manter a saúde financeira e as operações, mesmo diante de um cenário impreciso.
Para isso, vamos esclarecer a situação, demonstrando o que pode ser feito para que a sua empresa supere a crise financeira que se aproxima do nosso mercado. Assim, você estará mais do que pronto para atravessar esse momento, minimizando as perdas e acelerando a sua recuperação. Vamos lá!
O cenário atual
Como você já deve saber, a crise do coronavírus é uma das situações mais complexas da história moderna. Primeiro, acompanhamos a realidade das milhares de pessoas vitimadas pela Covid-19.
Além disso, observamos os países passarem por decisões tão difíceis quanto importantes, como o estado de quarentena. Simultaneamente, Ministérios da Saúde em todo o mundo encararam um desafio de fogo, conciliando a capacidade dos seus sistemas com o número de pessoas que precisavam de atendimento emergencial.
O isolamento horizontal, aplicado em todo o país no decorrer de 2020 e utilizado por vários outros países do mundo, foi tido como a única estratégia comprovadamente eficaz na desaceleração do contágio, sobretudo quando consideramos os países com vários focos da epidemia.
O primeiro ano de Covid-19 foi marcado por muitas incertezas, no início sem um grande número de testes, sequer era possível confiar nos números preliminares de casos confirmados. Sem estatísticas confiáveis, não havia meios de migrar para uma estratégia mais favorável à economia.
Agora, no segundo ano de Covid-19, com a vacinação em ritmo acelerado, a reabertura de muitas fronteiras e a retomada responsável da “vida normal”, as empresas parecem estar retomando algumas perspectivas.
Ao longo deste período, houve empresas que conseguiram se reinventar e mudar o foco do negócio. Elas precisam pensar no momento de retomada e entender se tal modelo vai continuar funcionando ou se deverão reajustar os mastros.
Outro aspecto que merece atenção é a probabilidade de novos episódios de quarentena no futuro. A pandemia contribuiu para a valorização das commodities junto com a depreciação das moeda brasileira. Por outro lado, a oferta de crédito a juros mais baixos tem sido um fator relevante que tem contribuído para a retomada das atividades.
Durante o evento Conecta Autos, da OLX, questões e perspectivas importantes foram levantas pelos especialistas. As perspectivas daqui para frente são de que a queda na disseminação da doença e o controle da pandemia contribuam para que os governos reduzam as ofertas de crédito, uma questão que deve ser levada em consideração pelas empresas.
Nos Estados Unidos, os estímulos ao mercado devem ser retirados em breve, com aumento das taxas de juros e retirada de outros benefícios. Na China, uma economia que impacta diretamente a nossa, (absorvendo 2/3 das nossas exportações) o país também passa por um processo de desaceleração, com problemas no mercado imobiliário e financeiro.
A economia mundial deve crescer aproximadamente 10% ao longo de 2022. Esses números são importantes para o Brasil pois vivemos um ciclo de alta de commodities, em que os preços tem uma tendência de crescimento ainda maior.
O que tudo isso significa? Que as empresas devem ficar atentas aos problemas de inflação e movimentos econômicos, não só a nível de mercado nacional, como também sob a ótica do mercado internacional.
As melhores práticas para proteger o seu negócio da crise financeira
Vamos passar para o lado otimista? Ao que tudo indica, o pior momento já passou, mas isso não significa que devemos relaxar. Pelo contrário, é hora de arregaçar as mangas e trabalhar, aplicando boas práticas de gestão e vendas, o que vai ajudar a manter sua empresa segura.
Da forma como percebemos, existe uma série de boas práticas de gestão para abastecer o seu negócio com o fôlego necessário ao momento. Veja!
Corte os gastos desnecessários
Em uma crise, você precisa garantir que a sua operação seja leve o suficiente. Basicamente, isso significa aperfeiçoar os detalhes, revisando o controle de caixa e eliminando toda fonte de desperdício ou excesso, mantendo apenas os custos fundamentais para atuar na atividade central do seu negócio.
“Mas se o pior momento já passou, realmente preciso continuar cortando gastos desnecessários?” A resposta é: sim!
Como mencionado, o pior momento parece ter sido superado, porém, ainda estamos vivendo um cenário de incertezas, oscilações econômicas e mudanças no comportamento do mercado.
E se você parar para pensar, sob o ponto de vista de gestão e desempenho, quando os gastos são considerados “desnecessários”, é sinal de que não há razão para que eles existam.
Independentemente da situação financeira da empresa, os custos devem ser analisados com frequência. Reavaliar despesas, fazer alinhamentos e ajustar os custos traz benefícios a curto, médio e longo prazo.
Renegocie contratos e dívidas
Uma maneira otimista de enxergar a situação é entender que todos estamos passando por ela, inclusive, os seus concorrentes e credores. Por isso, você deve aproveitar o momento para analisar e renegociar todas as suas pendências, buscando a suspensão temporária de pagamentos ou melhores condições em termos de prazo, juros ou valores.
Controle os recursos
Com a desaceleração das vendas, você precisa tratar toda fonte de receita com uma alta preocupação estratégica. Devido à renovação das expectativas e o isolamento dos consumidores, é comum que o faturamento caia. Portanto, esses recursos devem ser utilizados com muita parcimônia e planejamento.
Atualize suas metas operacionais
Essa é uma dica fundamental para qualquer setor que opere com vendas, especialmente automotivas. O primeiro passo é entender que vivemos em outro momento. Por conta disso, as expectativas e previsões de venda elaboradas ao final de 2019 e ao longo de 2020 não valem mais para a realidade atual.
Isso quer dizer que você precisa reformular o planejamento estratégico da empresa, adequando as metas para o novo cenário. Então, conforme recupera o fôlego e aumenta os seus resultados, aí, sim, você pode retomar as metas inicialmente previstas. Afinal, é importante entender que o equilíbrio na definição de metas impacta diretamente a motivação dos seus colaboradores.
Avalie investimentos com cuidado e evite riscos
Sem sombra de dúvidas, a crise do coronavírus foi um banho de água fria sobre a expectativa que todos tinham para o ano de 2020. Em 2021, o cenário começa a mudar e as empresas já enxergam uma luz no final do túnel.
Por isso, é importante que você avalie se a sua gestão deve permanecer na defensiva ou se já é hora de arriscar. Lembre que todos os recursos em caixa devem ser tratados com cuidado, e a empresa precisa analisar o mercado e o comportamento dos seus consumidores antes de tomar uma decisão mais arriscada.
Adote estratégias digitais para contornar os desafios da quarentena
O isolamento social colocou um enorme obstáculo à sua frente: a distância entre você e os seus clientes. No entanto, todo período de crise tende a favorecer as soluções digitais, alavancando os resultados do e-commerce.
Por isso, a realidade é que, independentemente da crise, as pessoas continuam precisando de carros, por exemplo, apenas não conseguem adquiri-los da maneira convencional.
Sendo assim, este é o momento para entrar de cabeça na virtualização do seu negócio, construindo uma presença sólida nas redes sociais, aumentando a visibilidade dos seus anúncios e por aí adiante.
Mantendo a saúde financeira do seu negócio em tempos difíceis
A melhor forma de manter a saúde financeira do seu negócio diante de situações difíceis começa com uma autoanálise da empresa.
Aqui, é fundamental começar avaliando o seu negócio e entendendo como estão as finanças no momento atual, estabelecendo perspectivas do que pode acontecer nos próximos meses.
Em tempos difíceis, é fundamental usar a criatividade, olhando para a empresa sob uma perspectiva diferente e usando a criatividade para encontrar alternativas e ideias inovadoras capazes de ajudar a manter o negócio ativo.
Também é um momento para revisitar algumas práticas, estabelecer novos processos e identificar o que pode ser melhorado/otimizado, bem como avaliar quais gastos podem ser eliminados, como já mencionamos.
Uma boa gestão do fluxo de caixa também precisa ser colocada em ação. O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas que o gestor pode acompanhar, independentemente do porte do negócio ou segmento de atuação.
Por meio do controle do fluxo de caixa, será possível enxergar qual é a verdadeira situação da empresa, além de usar os dados como aliados na gestão. O fluxo permite ao gestor, por exemplo, realizar um planejamento mais alinhado com a sua realidade e fazer o controle total de todas as entradas e saídas de dinheiro.
O fluxo de caixa ajuda o gestor a avaliar, em tempo real, qual é o saldo disponível em caixa, bem como identificar quais são os períodos do mês em que vai precisar de capital de giro.
A separação das contas pessoais das finanças do negócio é outro cuidado que deve ser tomado para manter a saúde do seu negócio em tempos difíceis. Não fazer isso é um erro comum, especialmente nas pequenas empresas.
Para garantir a saúde financeira da pessoa jurídica, é fundamental separar as contas e fazer retiradas de dinheiro programadas, evitando usar o dinheiro da empresa para realizar compras pessoais ou pagar despesas familiares.
Independentemente da crise causada pela Covid-19, as empresas sempre podem passar por desafios. Para lidar com essas situações, os gestores têm de tomar medidas visando equilibrar as finanças, cortando custos e usando a criatividade para se adaptar à nova realidade.
Por isso, a dica é: não se desespere, enxergue um momento de dificuldade como uma oportunidade, reinventando-se e usando a inovação como mola propulsora para o crescimento da sua empresa.
Como o digital pode apoiar a saúde financeira do seu negócio
Desde o primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia pegou o mundo de surpresa, até o momento atual, foi possível construir uma série de visões sobre o mercado e o comportamento de consumo.
O mundo que já era digital antes do Covid-19, deu um salto gigantesco de desenvolvimento, transformando hábitos e trazendo boa parte das empresas e pessoas para o meio online.
Se antes você não imaginava fazer compras no supermercado por meio de um aplicativo, provavelmente teve a oportunidade de adotar essa prática durante a pandemia, e a experiência certamente foi positiva.
A grande vantagem do digital é que ele favorece a redução de certos custos dentro da empresa, além de ampliar o leque de possibilidades de ampliação da carteira de clientes.
Investir no digital deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade em um mundo cada vez mais dinâmico com clientes exigentes. Essa mudança contribui para a saúde financeira, o aumento da competitividade e o desenvolvimento do negócio.
E aí, você gostou deste artigo explicando como reforçar sua gestão nessa crise financeira? Então, continue investindo na sua conscientização, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos assim na sua caixa de entrada!
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