Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% das empresas no Brasil fecham após o primeiro ano de operação. Um dos motivos pra que isso aconteça é o erro de administração de um negócio. Afinal, não basta ter veículos com os preços mais atrativos para ter sucesso, é preciso também ser um bom gestor, entre outras necessidades.
Uma falha jurídica pode representar um problema grave para o seu negócio. Ao mesmo tempo, vendedores que não estejam engajados podem prejudicar os seus resultados. E tudo isso pode ser solucionado com um gestor certeiro. Mas quais são as características necessárias pra ter sucesso nessa tarefa e o que fazer na prática pra ser o gestor do próprio negócio?
O que acha de tirar todas essas dúvidas agora mesmo? Continue a leitura deste artigo e descubra como ser um bom gestor!
As características de um bom gestor
Cada gestor tem as suas características e o sucesso do profissional na posição passa também pela sua equipe. Mas algumas habilidades são fundamentais para ter sucesso. Afinal, como um gestor deve agir pra alcançar o sucesso esperado de sua atuação? É o que vamos ver agora!
Sabe estimular a sua equipe
Quem quer ser o gestor do próprio negócio precisa ter a habilidade de estimular a sua equipe. Afinal, os resultados da loja ou concessionária passam também pelo desempenho dos vendedores.
Por isso, você precisa manter todos eles motivados e engajados nos objetivos de curto, médio e longo prazos. A ideia é ter todos eles por perto e garantir que eles se sintam parte do negócio.
O estímulo pode ser com orientações pra fechar uma venda, com dicas pra abordar um cliente ou incentivos a partir das conversões. Existem muitas opções, o mais importante é entender o perfil da sua equipe e definir as estratégias que melhor vão funcionar com eles.
Oferece e recebe feedbacks
O trabalho de um bom gestor também passa pelos feedbacks, as famosas avaliações. De tempos em tempos, é importante passar pra sua equipe uma visão do que foi feito e o que precisa ser aprimorado. É uma forma de garantir a melhoria contínua dos profissionais que trabalham com você, que vão poder direcionar os seus esforços para o que realmente importa.
Um vendedor pode ter dificuldades em fechar negócios, e um feedback construtivo pode ser útil pra que ele aprenda sobre técnicas de venda. Enquanto isso, outro pode ter um desempenho abaixo nos últimos meses e o gestor pode ajudá-lo a aumentar a produtividade. O líder também precisa saber ouvir quem é parte da equipe, já que ele também deve evoluir.
Gerencia conflitos
Os conflitos no ambiente de trabalho são naturais, especialmente, quando se fala em vendas. Isso não significa que eles não possam ser reduzidos de forma considerável. Afinal, podem se tornar um problema maior, caso o gestor não atue com precisão nos casos. Por isso, é importante acompanhar de perto toda a rotina de trabalho e identificar eventuais conflitos pra logo encontrar as soluções.
Busca conhecimento
Um bom gestor também precisa aprimorar o seu trabalho constantemente. Isso significa buscar ter mais conhecimento, seja técnico, seja administrativo. A ideia é receber feedbacks da sua equipe e transformar as avaliações em pontos de melhoria. Um profissional que investe nesse processo tem tudo pra ser cada vez mais importante para o seu negócio.
Otimiza processos e atividades
Muitos processos burocráticos podem representar a perda de tempo pra sua equipe ou, até mesmo, pra você, não é mesmo? Um bom gestor, portanto, deve encontrar maneiras de otimizar as atividades dentro do seu negócio.
Pode ser automatizando as ações de marketing ou, até mesmo, fazendo uma gestão mais precisa de documentos e finanças. A ideia é facilitar atividades manuais pra que toda a equipe se concentre em ações estratégicas.
Conhece o seu mercado
Por mais que o gestor tenha muitas responsabilidades administrativas, o conhecimento sobre o seu mercado de atuação também é muito importante. Ficar por dentro das novidades e possíveis mudanças no setor, por exemplo, pode fazer uma enorme diferença pra quem quer se destacar. Sendo assim, não fique de olho apenas no que está acontecendo no seu negócio, mas no segmento como um todo.
Conhecimentos indispensáveis pra gerir um negócio de automóveis
Dentro do mercado automotivo, existem algumas particularidades e, por isso, você precisa se aprofundar em alguns conhecimentos indispensáveis pra ter o sucesso esperado no segmento.
Burocracia do negócio
A compra e venda de carros é um negócio que envolve muita documentação e uma legislação bastante completa. Isso significa que é fundamental ter o máximo de conhecimento sobre as questões jurídicas pra não gerar nenhum tipo de problema antes e após uma venda. Assim, você protege o seu negócio e os seus clientes também, evitando qualquer problema com documentação, por exemplo.
Questões fiscais
A documentação fiscal também é muito importante pra ser um bom gestor dentro do segmento automotivo. Desde a regularização de um veículo, com as suas taxas obrigatórias, até mesmo o acerto de multas e outros problemas. Além disso, notas fiscais e contrato de compra e venda também precisam ser estudados pra garantir que nenhum problema fiscal atrapalhe uma conversão.
Gestão de pessoas
Por mais que seja um tópico importante para qualquer área, a gestão de pessoas se torna ainda mais importante quando se fala no mercado de automóveis. Pra deixar os vendedores engajados nos objetivos da sua loja ou concessionária, é essencial se aproximar da sua equipe, monitorar os seus resultados e garantir que todos estejam na mesma página pra que o foco seja apenas oferecer uma melhor experiência ao cliente e vender mais.
Características dos automóveis
Pra ter sucesso nesse segmento, é importante não apenas ter o domínio de estratégias de gestão, mas também, um conhecimento técnico sobre os veículos. É uma maneira de ganhar autoridade e reputação, e de entender como definir os melhores preços pra fazer negócios que consigam atrair clientes, mas sem comprometer os ganhos financeiros da sua loja.
Pra ser um bom gestor, portanto, é preciso ter um conhecimento bastante amplo sobre negócios e sobre o mercado específico em que você atua. Com isso, as chances de fazer uma administração eficiente da sua loja ou concessionária são muito maiores, garantindo equipe mais satisfeita e um maior número de vendas ao final de cada mês.
Como falamos, é sempre importante buscar mais conhecimento, certo? Então, confira as 6 estratégias pra adotar na gestão de concessionárias e tornar o seu trabalho ainda mais eficiente!
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