Neste ano de 2022, as baixas temperaturas estão durando por mais tempo em muitas regiões do Brasil. Muito disso se deve às mudanças climáticas que vêm sendo percebidas no mundo todo, o que implica em diversas consequências para os carros no inverno prolongado, especialmente em regiões mais frias, onde as baixas temperaturas costumam ser uma preocupação para os condutores.
No inverno, o clima é mais seco, de maneira que muitos componentes dos automóveis precisam de atenção especial para não ressecar. Ao mesmo tempo, o funcionamento do motor à combustão também é afetado, por ser diretamente influenciado pela temperatura do ambiente. Isso exige mais da bateria, principalmente em automóveis que ficam algum tempo parados no estoque.
Por isso, concessionárias e revendedoras precisam de atenção específica para os carros no frio, a fim de garantir o bom funcionamento no momento de apresentar o veículo ao cliente e manter sua manutenção em dia. Alguns cuidados com o carro são essenciais e visam evitar gastos excessivos com conserto e situações desconfortáveis frente a um cliente em potencial.
Carros no inverno: cuidados especiais para os veículos em estoque
Quem trabalha com compra e venda de automóveis, sejam eles novos, seminovos ou usados, precisa atentar aos cuidados com o carro no inverno. Manter as manutenções periódicas em dia já resolve grande parte dos problemas que um veículo pode apresentar durante o tempo frio. Assim, é essencial que as revisões de praxe sejam feitas regularmente.
No entanto, há alguns detalhes específicos que precisam ser observados nos automóveis que ficam muito tempo guardados e que podem apresentar problemas de funcionamento por conta das baixas temperaturas. A seguir, listamos alguns dos componentes que precisam de cuidados especiais em épocas de frio.
A bateria do carro no inverno
Em longos períodos de baixa temperatura, a bateria do carro pode ficar sobrecarregada, pois alguns sistemas precisam de mais energia para funcionar, devido à maior dificuldade de aquecimento do motor, maior exigência de uso dos faróis, por conta da baixa luminosidade do ambiente ou alta incidência de neblinas, entre outros.
Um erro comum é colocar todos os diversos equipamentos digitais para funcionar ao mesmo tempo. Acredita-se que, se o carro está parado há algum tempo, dar a partida e acionar ar-condicionado, luzes, limpador de para-brisa é uma maneira de testar e mantê-lo funcionando. Esse tipo de estratégia, porém, não é eficaz para garantir o bom funcionamento do veículo e acaba diminuindo a vida útil da bateria.
Ligar e desligar o automóvel no inverno ou ainda dar longas partidas não se faz eficaz, podendo desgastar a bateria rapidamente. O ideal para carros que ficam parados por muito tempo é fazer testes na bateria, com as ferramentas corretas, para verificar a potência da passagem de energia. Além disso, evitar ligar diversos sistemas do veículo sem colocá-lo para rodar e recarregar a bateria quando verificada a necessidade são dicas que o revendedor de automóveis precisa estar atento durante o inverno.
Para a bateria, o mais recomendado é a manutenção de prevenção, para que o automóvel não apresente bateria arriada antes mesmo de sair da loja.
Ar-condicionado do carro no frio
Em períodos de frio, raramente é necessário usar o ar-condicionado, no entanto, é importante colocá-lo para funcionar de vez em quando, para que seja lubrificado e não haja risco de que as mangueiras ressequem e rachem, com possibilidade de ocasionar vazamento do gás que faz parte do sistema de condicionamento do carro.
Além disso, há aparelhos de ar-condicionado integrados ao sistema de ar quente, esse sim muito apreciado pelos condutores durante o inverno. Por ser mais comum o calor no Brasil, o sistema de ar quente não costuma ser usado com frequência, de maneira que acumula poeira e impurezas ao longo do tempo. Experimente ligá-lo depois de longo período em desuso: não é nada agradável toda aquela sujeira sendo jogada para o interior do carro.
Assim, é essencial realizar sempre a higienização do ar-condicionado e trocar o filtro. Essa é uma medida que diminui a possibilidade de desencadear alergias e doenças respiratórias, já recorrentes durante o inverno, sendo primordial para a saúde do condutor e passageiros.
Em resumo, os cuidados com carros no inverno relacionados ao ar-condicionado são:
- manutenção preventiva dos componentes do sistema de ar-condicionado;
- higienização periódica e troca do filtro;
- acionamento do ar-condicionado semanalmente, para mantê-lo em bom funcionamento.
Com essas práticas, o ar-condicionado fica sempre em bom estado, mesmo em carros que permanecem algum tempo parados antes de serem vendidos e em regiões de frio mais intenso.
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Pneus de inverno
Sob baixas temperaturas, a densidade do ar é maior, o que faz com que a pressão interna dos pneus diminua, exigindo maior frequência de calibragem (lembrando que os estepes também precisam dessa manutenção). Por outro lado, os pneus comuns não só perdem pressão em temperaturas inferiores a 7 ºC, como também sua borracha enrijece, de maneira a diminuir a aderência e tornar a condução mais perigosa, especialmente em pistas molhadas.
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus de inverno não são apenas para lugares com incidência de neve. Sua tecnologia foi feita para adaptar-se a diferentes condições de temperatura e pressão, causadas pelo frio, melhorando a experiência de condução independentemente do terreno.
Assim, manter os pneus sempre calibrados, não deixar ultrapassar o nível seguro de desgaste indicado pelo TWI (Tread Wear Indicator) e escolher pneus de inverno de qualidade quando há longos períodos com queda de temperatura são as recomendações de cuidados com carros no frio.
Cuidados com a pintura de carros no inverno
A pintura do carro também é afetada pelo tempo frio e seco, de maneira que é preciso tomar algumas precauções específicas, visto que o bom estado da pintura é um dos elementos primordiais para valorizar o automóvel à venda. Os principais cuidados são:
- não deixar o veículo no sereno;
- aplicação regular de cera protetora; caso a pintura seja recente, é recomendável realizar o enceramento apenas após 30 dias;
- após geadas, lavar com água fria, para tirar o gelo sem esfregar, evitando riscar a lataria ou desgastar a tinta;
- usar somente produtos específicos para lavagem de carros, nada de aplicar detergente ou outros solventes;
- lavar assim que verificada a sujeira e secar imediatamente após a lavagem, para não manchar a pintura.
Com esses cuidados, o carro continuará em boa aparência para venda, mesmo com as adversidades de manutenção exigidas pelo inverno.
Motor de carros no frio
Durante o inverno, há maior dificuldade para que o motor chegue na temperatura ideal de funcionamento, especialmente em carros movidos a etanol. É comum que carros que ficam parados por muito tempo não peguem a partida de primeira, e insistir na ignição várias vezes seguidas desgasta a bateria, além de ser um inconveniente frente a um potencial comprador.
Assim, para carros flex, o ideal é mantê-los em estoque abastecidos com gasolina com pouca concentração de etanol, combustível que apresenta maior facilidade para entrar em combustão, especialmente sob baixas temperaturas.
Os veículos que contam com tanquinho de partida a frio precisam estar sempre com esse reservatório abastecido, uma vez que pode apresentar rachaduras se estiver vazio por muito tempo, e também porque é esse sistema que irá garantir o bom funcionamento do motor do carro no frio.
Por último, é importante ressaltar que é necessário aguardar alguns minutos antes de rodar com o carro em dias frios, ou seja, o recomendável é dar a partida e esperar o motor aquecer e normalizar a rotação (máximo de mil rotações por minuto). Com isso, é possível preservar a vida útil do automóvel.
Condutores e os cuidados com carros no frio
Além de estar atento a essas manutenções periódicas, importantes durante o inverno tanto para proprietários quanto para revendedoras e concessionárias, há alguns fatores que os condutores precisam considerar para dirigir em dias de frio. A visibilidade do motorista diminui um pouco porque os vidros do carro ficam embaçados no inverno, uma vez que a temperatura ambiente é menor que a da respiração humana e o ar quente que produzimos acaba embaçando os vidros e prejudicando a visão.
Para evitar esse problema, manter os vidros semi-abertos e utilizar o ar-condicionado voltado para o para-brisa são opções que mantêm a temperatura do ar dentro do veículo estável e impedem a perda de visibilidade.
Garoa, sereno e geada também dificultam a visão do condutor, dessa vez por conta de fatores externos. Quanto a isso, a melhor forma de melhorar a visibilidade do motorista no inverno é garantir que as palhetas do limpador de para-brisa não estejam ressecadas. Em cidades muito frias, as borrachas ressecam com mais facilidade, sendo necessário trocá-las ao menos duas vezes por ano.
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